Unir employer branding e marketing de atração pode mudar a forma que você recruta talentos: confira como

2 de fevereiro de 2021
por Recrutamente.com.br

A demografia da população brasileira está mudando, conforme mostra uma pesquisa realizada pelo Itaú BBA. De acordo com o levantamento, os millennials (aqueles que nasceram entre os anos 80 e 90) já representam mais de 50% da força de trabalho do país. Esses novos profissionais chegam no mercado com uma cultura de valores diferente. Portanto, é preciso apostar em employer branding para atrair os melhores jovens profissionais do mercado.

Employer branding é a estratégia de marketing que ajuda uma marca a se fortalecer para o mercado de talentos. Isso é essencial para toda empresa.

Ao contrário do pensamento que permeia parte do ambiente corporativo, o cliente não é o único que deve estar satisfeito. Os funcionários também geram valor, portanto, também são um ativo para a empresa.

Logo, é fundamental para qualquer corporação que o mercado de trabalho tenha uma opinião favorável sobre ela. Isso ajuda na atração de profissionais cada vez melhores, na criação de uma cultura corporativa que impacte positivamente na produtividade e, consequentemente, em uma operação mais eficiente. 

Entretanto, o employer branding não é a única técnica que pode ser utilizada para alcançarmos esses objetivos. O marketing de atração também é uma estratégia muito boa, e que deve ser levada em consideração.  Mas qual é a diferença entre as duas? Qual é a melhor opção? Para responder essas perguntas, primeiro precisamos entender o mercado de trabalho atual.

A importância dos millennials

A tecnologia trouxe mudanças significativas para o mercado. Ela encurtou o ciclo de vida dos produtos, fazendo necessário que as empresas invistam constantemente em inovação. Nasce então uma dependência muito grande da tecnologia – e de profissionais que se relacionem bem com ela. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, nove em cada dez millennials possuem familiaridade com a tecnologia. Afinal, esses profissionais cresceram em um ambiente digital. Logo, a visão técnica que eles têm costuma ser bem maior do que em outras gerações. 

Entretanto, junto com todas essas habilidades, vem também a maior exigência. Millennials querem uma cultura corporativa diversa, bons benefícios e espaço para inovar. Portanto, se uma empresa não oferecer essas condições, eles irão procurar outro emprego. É o que aponta um estudo divulgado pela consultoria MindMiners. 

Os dados também revelam que um terço dos millennials querem trocar de emprego nos próximos dois anos. Isso acontece mesmo quando eles estão satisfeitos com o trabalho atual. Em adição, eles estão cada vez mais céticos. Cerca de 84% deles acreditam que as empresas são importantes para sociedade. Por outro lado, 57% afirmam que o único objetivo delas é o dinheiro.

Quando observamos todos esses dados juntos, percebemos um cenário complicado para os recrutadores. A geração atual está cada vez mais politizada e não acredita que as empresas tenham a intenção de contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade. Muito pelo contrário, elas são vilãs que buscam apenas o benefício próprio. E isso é algo importante para eles. O trabalho não é apenas uma forma de ganhar dinheiro, mas de colocar seus ideais em prática. 

O que é o employer branding?

O employer branding consiste em um conjunto de técnicas que tem como objetivo fortalecer a marca no mercado de trabalho. É ele o responsável por fazer os olhos dos profissionais brilharem quando acham uma vaga de emprego cobiçada. 

O produto da empresa importa. Afinal, é importante saber que você está criando algo de valor. Mas não é o único fator que precisamos ter em mente. A cultura e políticas da empresa são tão importantes quanto. Essa geração quer saber como sua empresa vai contribuir para o mundo e para suas vidas.

Ter uma comunicação interna robusta também é importante. Essa é a forma que os funcionários encontram para se comunicar com a empresa. Perceba que não estamos falando apenas de conversar com o setor de Recursos Humanos. A  comunicação interna abre um canal entre o profissional e a empresa como entidade. Esse é um vínculo extremamente importante para gerar proximidade com os colaboradores.

gráficos ilustram a pesquisa para o employer branding
O employer branding, ao ser unido como marketing de atração, pode trazer resultados incríveis para sua empresa

Um espaço profissional

Falando em canais de comunicação, é importante tratar de forma diferente o relacionamento que a empresa mantém com o mercado de trabalho com aquele que mantém com os clientes. Para isso, ter um site específico para o employer branding é importante.

Esse site pode ter a imagem da marca, mas o conteúdo precisa ser focado nesse público específico. Isso não precisa ser feito internamente. Afinal, é um trabalho minucioso demais. Um employer branding realmente eficiente precisa ser trabalhado no dia a dia da empresa e, de preferência, com a consultoria de quem realmente entende do assunto.

E o marketing de atração?

O marketing de atração desempenha uma função bem mais ampla. 

Criada em 2006, nos Estados Unidos, a técnica tem como objetivo atrair clientes por meios pouco convencionais. Em vez de panfletos e comerciais, as empresas apostam em estratégias mais direcionadas.

É aquele campanha engraçadinha que você vê nas redes sociais. Ou aquela menção à marca quando você pesquisa por assuntos relacionados ao mercado. Apesar do normal ser utilizar esse método para atrair clientes, é possível unir essa estratégia com o employer branding. 

Já vimos que os talentos de uma empresa são tão importantes quanto os clientes. Então, por que não promover campanhas específicas para eles?

Employer branding e marketing de atração

Não estamos falando de campanhas publicitárias, onde o público-alvo tem contato com a marca em diversos ambientes. Quando juntamos as duas estratégias, pensamos em campanhas direcionadas.

Antes de mais nada, é necessário conhecer o seu público-alvo para encontrar a melhor estratégia na hora de impactá-los.

Então, para começar, entenda quais pontos são importantes para a carreira e bem-estar desses profissionais – e quais não são. A abordagem deve focar nesses pontos. Em seguida, faça com que o candidato consiga entender como a empresa pode colaborar para que ele alcance os objetivos que possui. 

Avalie algumas questões:

  • É um ambiente confortável e flexível?
  • Ele promove estabilidade econômica?
  • Eu posso progredir profissionalmente nessa empresa?

Essas são as principais questões que aparecem nesses cenários – e são elas que devem ser respondidas por meio do marketing de atração.

Por fim, o mais importante de tudo: sempre meça seus resultados. Afinal, eles serão seu guia, mostrando se você está perto ou longe do sucesso. E sempre vale se perguntar: essa campanha faria você querer trabalhar na sua empresa? Se a resposta for sim, sua empresa está no caminho correto. Mas, se você quiser a garantia de que todo esse processo não vai ser em vão, conte com a expertise do nosso time para tornar sua marca empregadora muito mais relevante.

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