Alguma vez você perdeu um candidato porque ele recebeu uma oferta em outro lugar ou simplesmente dispensou a sua oferta de trabalho?
Se isso parecer familiar, é bem provável que a sua forma de procurar novos colaboradores ainda seja tradicional . Ou seja, “pendurando um aviso na porta” e esperando que as coisas aconteçam sozinhas.
Mas, se você quer atingir o sucesso, é hora de mudar isso! O tempo de exclusividade do recrutamento reativo já passou. Agora, as melhores práticas de gestão de recrutamento demandam maior proatividade na hora de prospectar os melhores candidatos.
Entenda agora a diferença entre recrutamento reativo e proativo e descubra qual dessas modalidades é a mais indicada para a sua marca empregadora!
O que é recrutamento reativo?
Se a sua busca por um candidato só começa depois que um cargo é criado ou fica desocupado, você está fazendo o que chamamos de recrutamento reativo.
O recrutamento reativo é passivo por natureza, pois só lida com a escassez e desafios quando eles surgem. Ou seja, não antecipa uma eventual necessidade, apenas resolve um problema.
E qual é o perigo disso? Imagine os riscos de ter uma posição estratégica em aberto por muito tempo:
- Falta de liderança
- Metas não alcançadas
- Surgimento de conflitos entre a equipe, entre outros.
Então, para evitar tudo isso, a reação mais comum acaba sendo incorporar um candidato que não atende ao perfil ideal do cargo. O que pode se tornar um problema ainda maior do que a demora por encontrar o candidato ideal.
Só para você ter uma ideia, uma contratação ruim pode custar 30% do salário anual do profissional. Esse custo está relacionado ao processo seletivo, treinamento, manutenção do empregado e, claro, ao desligamento dele da empresa.
Como se não bastasse, os líderes ainda costumam gastar 17% do tempo supervisionando funcionários com baixo desempenho. Ou seja, prejuízo dobrado para a empresa.
E o recrutamento proativo, o que é?
No recrutamento proativo, o planejamento das necessidades de contratação é feito com antecedência. Neste caso, a organização prevê quais são as funções que precisarão ser criadas e quais são as habilidades necessárias para cada uma.
Ao contrário do recrutamento reativo, no proativo, a palavra é antecipação. Isso significa que você tem um planejamento de pessoal que está alinhado com a estratégia de expansão da empresa e tem mais tempo para trabalhar seu pipeline de candidatos.
Você pode, por exemplo, contar com o apoio de especialistas em employer branding para desenvolver uma estratégia de marketing de recrutamento, usando ferramentas como o inbound marketing para atrair candidatos mais qualificados para sua empresa. Tudo isso de forma natural, sem precisar investir altos valores em anúncios.
Aqui na Cia de Talentos, nosso time é expert em traçar estratégias de atração que transformam os candidatos em embaixadores da sua marca empregadora. Esse relacionamento independente do processo seletivo faz toda a diferença quando o assunto é ter os melhores dentro nas suas equipes. Então, se quiser receber 2x mais candidatos qualificados, aproveite para conhecer nossas soluções em employer branding.
Dicas fundamentais para implementar o recrutamento proativo
Já que o recrutamento proativo significa antecipação, a primeira dica é começar hoje mesmo.
A partir daí, é essencial criar uma comunidade para atrair candidatos que possam estar interessados pela sua empresa, mesmo que ainda não estejam prontos para concorrer por uma vaga.
As comunidades de talentos também podem atrair pessoas que ainda não conheciam sua empresa. Também conhecidos como “pool de talentos”, esses espaços são uma maneira de manter seu processo de recrutamento e seleção aberto 24 horas por dia.
Ao criar um portal, você pode criar páginas que convidem os profissionais a deixarem seus nomes, dados de contato e vagas pelas quais poderiam se interessar.
E se a gente pensar bem na jornada de um candidato, esteja ele procurando um emprego ou não, um pool de talentos faz todo o sentido.
Afinal, em vez de entrar diariamente em sua página de oferta de empregos para conferir o que há de novo, as pessoas podem inscrever-se para novas oportunidades e ficar à espera de um contato seu.
Com os dados dessas pessoas, já é possível começar a desenvolver um relacionamento com elas. Faça isso com envio de conteúdos personalizados, com updates dos cargos à disposição ou outras informações de interesse.
Como você deve ter percebido, o modelo de recrutamento proativo economiza tempo e dinheiro. Além disso, reduz esforços redundantes e evita que momentos de pressão atrapalhem um processo de recrutamento mais eficiente.
Então, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a aplicar esta estratégia na sua empresa. Entre em contato com a gente e conheça as melhores soluções para ter um pool de candidatos ideal para um recrutamento proativo e estratégico.
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