Como criar um bom Programa de Reconhecimento para funcionários?

Categoria(s): Gestão & RH
11 de outubro de 2019
por Larissa Florindo

Diante das diversas ferramentas e métodos de fomento ao engajamento, o Programa de Reconhecimento é destaque! Aprenda a criar um Programa de Reconhecimento de sucesso para os funcionários da sua empresa!

O programa de reconhecimento bem-feito ajuda a reter, engajar e aumentar a produtividade dos funcionários. No entanto, para criar um programa de sucesso que de fato valorize o pessoal, é necessário planejamento. Assim, deve ser pensado por várias cabeças (sem esquecer de incluir os próprios funcionários) tendo os objetivos de negócio em mente.

Identificar a verba e a logística destinada para isso é o primeiro passo antes de criar o programa. Essas informações primárias são fundamentais para se criar um programa de reconhecimento dentro da realidade da empresa e que seja do interesse dos funcionários.

Se você está com dificuldade em começar um programa de reconhecimento que seja realmente efetivo, confira as dicas abaixo!

1. Defina objetivos e critérios claros do programa de reconhecimento

A empresa deve ter clareza sobre quais comportamentos ou ações eles gostariam de ver nos programas de reconhecimento e como eles afetam os objetivos de negócios. Esteja você iniciando um novo programa de reconhecimento de funcionário ou atualizando um programa existente, desafie sua equipe a responder estas perguntas.

Que tipos de comportamento serão recompensados? Faça referência aos objetivos de negócios e decida quais comportamentos incentivar, e lembre-se de que, o reconhecimento efetivo está vinculado aos valores organizacionais! 

Recompensar as entregas concluídas no prazo – se o atraso for um desafio – é um exemplo.

Como os comportamentos desejados devem ser recompensados? É importante conhecer sua equipe e recompensar o comportamento de acordo. 

Em geral, os elogios devem ser públicos e podem ser uma grande oportunidade de aprendizado para toda a equipe. Amarrar esse elogio a uma recompensa ou experiência tangível pode lembrar os funcionários de suas realizações muito depois que o elogio é dado.

Com que frequência o reconhecimento deve ocorrer? Elogios eficazes são frequentes, por isso é importante reconhecer regularmente sua equipe. Dar reconhecimento no local é um bom hábito, e reiterar os elogios durante as reuniões da equipe, podem ampliar os efeitos do reconhecimento. Não se esqueça de eventos marcantes, como aniversários, aniversários de trabalho etc.

De quem deve vir o reconhecimento? Tradicionalmente, o reconhecimento é concedido de cima para baixo pela liderança. No entanto, o reconhecimento do feedback 360º, proveniente de todos os níveis, é o mais eficaz. De fato, os colegas são a principal influência e combustível para todos irem além.

2. Use um programa de recompensas e reconhecimento multifacetado

Muitas empresas assumem que os funcionários sempre querem dinheiro, em vez de recompensas não tangíveis, mas isso não é necessariamente verdade. Tudo dependerá do contexto.

Ambos os tipos de reconhecimento são importantes para os funcionários. A abordagem variada, portanto, ajuda a reforçar constantemente os comportamentos desejados dos funcionários.

Pode não parecer intuitivo a princípio, mas imagine receber um bônus sem nenhuma nota ou explicação. Como você saberia como replicar os comportamentos que levaram ao bônus? Você não tem ideia do que fez para obtê-lo. Lembre-se de ser específico!

Da mesma forma, é benéfico entender a diferença entre motivação extrínseca e intrínseca no local de trabalho. Se o elogio ou a recompensa monetária forem as principais formas de reconhecimento, ambas as abordagens se complementam.

3. Dê voz e escolha aos funcionários

Torne isso divertido! Não comece com a suposição que você já sabe o que todo mundo quer. Por isso, envolva seus funcionários para entender melhor os tipos de recompensas em que eles possuem mais interesse.

Selecione algumas ideias para recompensar de forma criativa. Em seguida, encaminhe como pesquisa (em um formulário online, por exemplo) aos funcionários e pedindo a todos que classifiquem as opções. 

Dar opções aos funcionários pode aumentar suas motivações e tornar o reconhecimento ainda mais agradável. Além disso, o brainstorming pode ser uma atividade divertida para a equipe.

Entretanto, não esqueça de pensar em como as recompensas serão distribuídas. Se você oferecer vale-presente como recompensa, certifique-se de que os funcionários usem e desfrutem. 

4. Garanta o lançamento e implementação eficazes

Ao introduzir um novo sistema ou programa, é importante que a comunicação em torno do lançamento seja clara e a implementação seja o mais simples possível. 

Qualquer equipe que participar de um novo programa deve ser informada sobre o objetivo desse programa, como usá-lo e quando ele entrará em vigor. Pense nos seguintes fatores ao lançar seu programa:

Alinhamento

A liderança deve estar alinhada com a finalidade do programa, especialmente em relação à implementação. Equipes e funcionários podem começar a se sentir cansados ​​se ninguém estiver levando isso a sério. 

Imagine estar em uma equipe em que o líder retém o reconhecimento todo para si, pois não acha importante compartilhá-lo com o time. Enquanto isso, a equipe ao lado recebe recompensa após recompensa. Será frustrante para a primeira equipe do exemplo, certo?

O reconhecimento também deve estar alinhado com os objetivos e metas organizacionais. Criar programas de reconhecimento em torno de comportamentos que a empresa não valoriza, gera confusão. Por isso, crie o programa considerando o cenário estratégico da empresa.

Torne-o visível

O programa de reconhecimento deve ser altamente visível nas organizações que realmente valorizam o reconhecimento. Os funcionários devem ver quando seus colegas são reconhecidos e os dados desse reconhecimento devem estar visíveis para as equipes para ajudar a melhorar a comunicação.

Observe que diferentes tipos de força de trabalho podem preferir diferentes métodos de comunicação. Por exemplo: os funcionários de empresas mais tradicionais podem preferir o e-mail. Já os funcionários de uma startup podem preferir o Slack ou o Discord.

Planeje uma entrega uniforme, multifacetada e consistente de seu programa

Com a tecnologia atual, como o reconhecimento é entregue é outro elemento crítico. Por isso, deve-se pensar em como o reconhecimento ou as recompensas serão entregues na sua empresa.

Incorpore-o em seus processos. Se você se comunica regularmente por meio de uma ferramenta de colaboração como o Slack, encontre um programa que se integre a ele. Use as reuniões de equipe existentes para reiterar o reconhecimento, quando apropriado. E considere usar um sistema automatizado para obter recompensas.

Mais de um método de comunicação deve sempre ser usado para apresentar o programa. Pensando em anunciar o programa em uma reunião completa para compartilhar uma visão estratégica, seguida por uma sessão de treinamento em equipe organizada com orientações práticas.

Os líderes também devem se comunicar com suas equipes em reuniões menores sobre o programa e discutir a iniciativa. Como nem todas as equipes ou indivíduos trabalham no mesmo local, os líderes devem incluir os profissionais de home office por videoconferência para compartilhar informações do programa.

5. Avalie a eficácia do seu programa de reconhecimento

Os programas de reconhecimento afetam muitas áreas diferentes de uma organização. O uso de um sistema pode fornecer uma estrutura útil para medir o efeito do reconhecimento de fatores como o envolvimento e o engajamento.

Programas de reconhecimento bem-sucedidos devem impactar positivamente outros fatores como desempenho, produtividade e rotatividade. Você pode usar várias maneiras de analisar mudanças nessas áreas, como ferramentas de pesquisa, entrevistas ou sessões de feedback. Aliás, obtenha feedback regularmente e use-o para ajustar seu programa sempre que necessário.

Para dar um próximo passo, use os dados do seu programa de reconhecimento para informar outras decisões de negócios. Pesquise conexões sociais para determinar se alguma equipe ou profissional está isolado, revise como as equipes estão conectadas e facilite a colaboração quando necessário. Existem equipes com comportamento excepcional? Estude-os para entender como levar esses aprendizados para outros departamentos.

6. Revise-o regularmente

Nenhum programa é perfeito, e mesmo excelentes programas devem ser atualizados para permanecerem eficazes. 

A solicitação trimestral de feedbacks sobre o programa pode ajudar a determinar se os funcionários ainda valorizam os tipos de recompensas que estão recebendo. O feedback da liderança fornecerá mais informações se o programa está afetando ou não o desempenho no trabalho e os resultados dos negócios de maneira positiva.

Além de avaliar o programa, você deve entender quais resultados são mais necessários. Uma pesquisa anual de envolvimento ajudará você a identificar as principais oportunidades de melhoria da empresa.

Depois de coletar os dados, faça melhorias sempre que possível. Para todas as melhorias desejadas que você não puder fazer, não se esqueça de explicar o porquê. 

Todas as organizações não são iguais e os programas de reconhecimento devem ser adaptados à sua equipe e ao bolso.


A implementação de um programa de reconhecimento de funcionários bem-sucedido pode parecer imponente, no entanto, seguindo as orientações acima, você pode simplificar e agilizar seus esforços. 

O reconhecimento dos funcionários é uma maneira poderosa de qualquer organização ter sucesso e o uso de um programa de reconhecimento, especialmente projetado para os funcionários da organização, pode ser uma maneira extremamente eficaz para que as equipes se sintam valorizadas, tenham um desempenho melhor e permaneçam envolvidas. 

A sua empresa já possui um programa de reconhecimento? Como foi construí-lo?

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