Com tantas equipes atuando de forma remota, manter a motivação das pessoas se tornou um dos principais desafios de quem atua na área de Recursos Humanos.
Afinal, esse é um ponto que tem influência direta na produtividade, no desempenho, no propósito e no senso de pertencimento, e ainda pode trazer como consequência a falta de colaboração entre membros de um time ou ainda com outras áreas.
De acordo com a segunda parte do relatório anual Índice Tendências do Trabalho da Microsoft, 27% dos(as) líderes brasileiros(as) sentem que a produtividade sofreu desde que o trabalho se tornou remoto/híbrido.
Além disso, a pressão emocional e a pressão econômica aumentam à medida em que as pessoas se preocupam, em especial com as finanças e a saúde. Isso tudo reflete o quanto os(as) colaboradores(as) precisam de apoio. E é pra te ajudar a pensar a motivação em sua empresa que preparamos este artigo. Veja abaixo:
1. Promova o senso de pertencimento
Sentir-se parte e enxergar sentido no que faz são dois aspectos superimportantes para que as pessoas se sintam motivadas e engajadas. Na pesquisa Carreira dos Sonhos 2022, vemos que “o sentimento de pertencimento é construído e cultivado em ambientes em que podemos ser nós mesmos, nos quais nossas ideias são valorizadas e podemos nos comunicar de forma aberta e honesta”.
O estudo aponta que 34% de jovens, 30% de profissionais da média gestão e 39% da alta liderança concordam que a organização em que trabalham tem um ambiente inclusivo e diverso, o que contribui para que as pessoas se sintam parte daquela comunidade.
Por isso, é fundamental que, mesmo fisicamente distante, todas as pessoas tenham abertura para se expressar e ser quem são.
2. Invista em uma comunicação clara e transparente
Além de manter um canal de comunicação aberto, demonstrando estar disponível, é fundamental e que a comunicação ocorra de forma clara e transparente. Com o trabalho remoto, são maiores as chances de que um pequeno desentendimento cause grandes problemas, prejudicando as relações e gerando desmotivação.
Lembre-se que alguns assuntos podem ser resolvidos com simples ligações, ao invés de e-mail, por exemplo. As mensagens escritas são mais “frias” e impessoais. Sempre que possível, use a fala. É uma maneira de evitar que desentendimentos e de se mostrar próximo.
3. Tenha uma escuta ativa
Atenção e interesse genuíno ao que a outra pessoa diz é o que fazem a diferença aqui. É preciso dedicar foco para entender e interpretar o que é dito. Mais do que isso, é preciso ter ações práticas a respeito do que você escutou.
Outro ponto importante é que a compreensão do que as pessoas dizem torna o processo de comunicação livre de ruídos, se tornando eficaz.
Leia mais:
3 etapas para uma comunicação sem ruídos
Quer uma equipe de alta performance? Invista na cultura de alta confiança
Engajamento nas empresas: como promover na sua?
4. Desenvolva suas equipes
Iniciativas com foco em desenvolvimento também são excelentes para gerar motivação, sendo que elas podem aprimorar as habilidades já existentes ou desenvolver novas.
Quanto à abordagem, as ações podem ter um viés técnico ou comportamental. O que definirá a mais adequada são as necessidades da empresa.
Por isso, antes de iniciar, faça um diagnóstico e identificar quais pontos devem ser trabalhados junto às equipes.
5. Alinhe as expectativas
Comunicar o que se espera da equipe e de cada pessoa individualmente é um dos pilares centrais para manter profissionais com motivação. Quando existe um alinhamento entre as expectativas das pessoas e da empresa, ambos conseguem caminhar juntos para alcançar os resultados que se espera.
Isso contribui ainda com o desempenho, pois dessa forma, cada membro do time tem clareza do seu papel e da importância do seu trabalho para a empresa. Outro ponto positivo dessa iniciativa é que contribui para o senso de pertencimento, como já falamos aqui.
6. Confirme se a estrutura de trabalho está adequada
A ergonomia é um aspecto que precisa ser levado em consideração para evitar lesões e problemas que prejudiquem o bem-estar. Porém, disponibilizar os recursos tecnológicos necessários pode não ser suficiente. Por isso, considere fazer uma pesquisa interna para ouvir as sugestões de como a empresa pode contribuir.
7. Reconheça um bom trabalho
Os reconhecimentos podem ser feitos de diferentes maneiras e cada pessoa reage de uma forma a eles. Há quem se motive com recompensas financeiras, enquanto outras pessoas se sentem satisfeitas ao receberem um elogio por seu desempenho.
Assim, tendo em mente a existência de diversos perfis, você pode surpreender com um dia de folga, com vale-compras ou caixas de presente, que podem variar de acordo com seu orçamento e tamanho da equipe.
8. Esteja atento à sobrecarga de trabalho
Outro dado trazido pela pesquisa Carreira dos Sonhos 2022 indica que, para 82% das pessoas que participaram do estudo, piorou ou piorou muito a sensação de sobrecarga, enquanto para 89%, a sensação de exaustão.
Por isso, para evitar que isso aconteça é superimportante manter conversas constantes com a equipe, avaliar os projetos e a divisão das atividades, mapear as necessidades e verificar de que forma os processos podem ser otimizados e ainda reorganizar os fluxos de trabalho.
Agora que você já tem todas essas informações, olhe para a sua equipe, veja o que está ao seu alcance e aplique esses pontos para aumentar a motivação no dia a dia.
0 comentários