Entendendo as expectativas de carreira da Geração Z

Categoria(s): Gestão & RH
18 de setembro de 2019
por Larissa Florindo

Conheça a geração Z e entenda quais são as expectativas de carreira que esses indivíduos possuem.

A geração Z é a definição sociológica das pessoas nascidas entre meados dos anos 90 até o início do ano de 2010.

Tal geração acabou de ingressar no mercado de trabalho – e agora é a hora para o RH se adaptar. Graças a um boom massivo nas taxas de natalidade desde o início do século XXI, a Geração Z deve ultrapassar os millennials em números. Isto é, até 2020, a Bloomberg prevê que aproximadamente 50% da força de trabalho do mundo será composta pela geração Z. 

Existe um gap na educação entre a geração Z e a millennials, o que força o RH a se adaptar para atrair os talentos desse grupo.

Características da geração Z

A geração Z é marcada pelo grande poder social e tecnológico oriundo das redes sociais. São bastante conscientes em relação às desigualdades sociais no que tange raça, gênero, orientação sexual, e etc. As empresas que ignoram essas questões correm sério risco de serem ignoradas pelos talentos dessa geração. Por outro lado, as empresas que promoverem a diversidade no ambiente e trabalho ganharão a lealdade desses jovens.

Também podemos considerar que esta nova geração são os primeiros nativos digitais. Enquanto os millennials são tecnologicamente mais experientes, essa geração é verdadeiramente unida à tecnologia. Essa geração cresceu na era digital e está familiarizada com a internet, mídias sociais e todo comportamento digital de forma bastante natural. A geração Z também são inclusivos em sua mentalidade e mais focados no individualismo quando se trata de expectativas de carreira.

A geração Z enfatiza fortemente as ações sobre as palavras. Isto é, os jovens esperam que as promessas feitas pelas empresas sejam cumpridas. E caso não sejam, as empresas sofrerão com a imagem que terão frente a essa geração. Portanto, o employer branding da empresa será cada vez mais importante na estratégia de RH.

Além da transparência, a flexibilidade desempenha um papel fundamental na satisfação da geração Z. Eles desfrutam de uma sensação de controle, especialmente em torno do equilíbrio entre vida profissional e pessoal. As empresas podem acomodar isso por meio de horários flexíveis de trabalho ou recursos de home office.

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Modernos, mas com os pés no chão

A geração Z entende que o dinheiro possui uma importância significativa. Veja, a geração Z viveu as crises econômicas do país. Muitos podem ter visto os pais sendo demitidos do trabalho durante esse período. Como resultado, os jovens da geração Z, procuram carreiras sensatas e estáveis. Eles prezam por mais segurança, proteção e privacidade.

Apesar disso, a geração Z é inquieta. Se suas necessidades de auto-aperfeiçoamento não forem atendidas, são grandes as probabilidades de que eles saiam à procura de um novo empregador. Portanto, o desenvolvimento dos funcionários e um plano de carreira bem definido são cruciais para atrair e reter essa geração.

Essa geração preza pela comunicação olho no olho e gostam de contribuir com suas ideias e serem ouvidos. 


Por fim, a geração Z são mais motivados do que seus antecessores. Eles são motivados e empreendedores, sem medo de assumir o controle de suas carreiras, e querem empregos com mais propósito.

Sua empresa já possui talentos da geração Z? Como tem sido a experiência? Compartilhe conosco nos comentários.

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