Crise econômica: como cultivar o employer branding promovendo o desenvolvimento remoto

18 de dezembro de 2020
por Recrutamente.com.br

A pandemia do Covid-19 está colocando em crise as mais diversas vertentes do nosso cotidiano. Desta forma, no aspecto econômico não seria diferente! Contudo, se você procura formas de diminuir os impactos sobre a sua empresa, vale a pena entender como cultivar o employer branding e promover o desenvolvimento remoto para os seus colaboradores.

Estamos em frente ao imponderável! Apesar de não sabermos com exatidão quais serão os impactos da crise amanhã, sabemos que ainda estaremos aqui, então precisamos nos preparar através de estratégias eficientes.

Neste momento, líderes de recursos humanos de grandes empresas concordam que é preciso:

  • Promover maior bem-estar;
  • Estar atento aos aspectos sociais;
  • Manter o engajamento dos colaboradores;
  • Continuar sendo admirado e lembrado por pessoas de fora da empresa.

Quer saber como alcançar todas essas recomendações num período de contenção de gastos e entender como isso pode ser útil para o seu negócio? Então este artigo será um grande aliado!

Evidencie as virtudes da sua marca

Considerando que a competitividade do mercado tende a aumentar pós quarentena, adotar estratégias de desenvolvimento interno pode ser uma excelente maneira de manter os melhores colaboradores, a qualidade dos serviços ofertados e se posicionar como uma marca socialmente responsável no mercado.

Através do Employer Branding, ou marca empregadora, você melhora a imagem da empresa internamente e perante o mercado, maximiza a percepção de valor da marca e ganha destaque entre os concorrentes.

Mas atenção: essa é apenas uma das ferramentas que você pode implementar durante este período de crise.

Por que fortalecer sua marca é importante?

Em primeiro lugar, tenha em mente que toda e qualquer ação ou notícia sobre uma empresa pode impactar no valor da marca.

O consumo funciona como uma troca e passa por um processo de identificação. Desta forma, o público tende a se interessar mais por marcas que entregam valores com os quais ele se identifica.

Trazendo para o contexto atual, as pessoas estão se sentindo ameaçadas, pois além do perigo do vírus, precisaremos lidar com suas consequências depois.

Nossos consumidores estão enfrentando demissões em massa, home office compulsório e sem preparo prévio, jornadas de trabalho ainda mais extensas do que realizavam nos escritórios. Tudo isso enquanto lidam com os filhos dentro de casa, cuidam de seus familiares e tentam arrumar um tempo para cuidar da saúde.

Se, por um lado, este não é o cenário ideal para investimento em grandes campanhas externas, por outro, é preciso se colocar em posição de respeito e valorização da vida humana, o que torna primordial o apoio ao desenvolvimento dos profissionais e cuidado com seus colaboradores.

Neste momento, investir em desenvolvimento é estimular que os funcionários vistam a camisa da empresa e sintam orgulho em fazer parte de uma companhia que se preocupa com o bem-estar de cada um.

Além disso, vale a pena se atentar:
Uma companhia só se sustenta com a dedicação de toda a cadeia de colaboradores. Funciona como uma grande engrenagem, onde cada peça é essencial. Portanto, estimule, valorize e desenvolva sua equipe!

Quais estratégias podem contribuir com o employer branding e o desenvolvimento remoto no momento?

A implementação de qualquer estratégia requer planejamento e a expertise de quem entende do assunto. Portanto:

  • Procure um parceiro que entenda o mercado e os impactos da crise no seu negócio;
  • Invista em soluções eficientes a curto e longo prazo;
  • Procure aliar suas estratégias de lembrança de marca ao desenvolvimento das habilidades dos seus funcionários.

O Bettha, start up do Grupo Cia de Talentos, nasceu com o objetivo de mudar o modo como as empresas se relacionam com os jovens. Além de oferecer conteúdos exclusivos, objetivos e simples para engajar universitários e recém-formados, oferece uma oportunidade excelente de cultivo de marca empregadora através das jornadas de conhecimento.

Disponibilizando conteúdos sobre autoconhecimento, carreira, hard e soft skills, o Bettha já conta com mais de 150 jornadas criadas e está aberto para co-criar novas missões.

Desta forma, você consegue selecionar jornadas de seu interesse para patrocinar, seja desenvolvendo seus funcionários ou mantendo sua lembrança de marca entre profissionais que estão em busca de oportunidades.

As principais vantagens do employer branding e desenvolvimento remoto para a sua empresa:

  • Ser vista como uma empresa que se preocupa com o futuro da educação no Brasil;
  • Divulgação da marca em universo de jovens universitários com possibilidade de aumento/assertividade de candidatos nos seus processos seletivos;
  • Propagar uma cadeia de valor e reforçar o posicionamento da organização.

Entendemos a delicadeza do momento e como os impactos da crise econômica decorrente do Covid-19 podem ser prejudiciais, mas buscamos constantemente por soluções efetivas e vantajosas para o seu negócio.

Nosso conceito de normal será totalmente diferente do que tínhamos antes da pandemia. Se você também faz parte do movimento de líderes empenhados em apresentar alternativas tecnológicas para o setor de RH da sua empresa, assista ao webinar que fizemos sobre “Employer Branding e Desenvolvimento Remoto em tempos de crise”.

Para te ajudar a se aprofundar ainda mais e deixar todas as informações sempre à mão,  disponibilizamos gratuitamente nosso e-book completo sobre o tema. Baixe agora mesmo e confira nossas dicas para sua empresa deixar uma marca relevante no mundo.

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Até mais!

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