Se você deseja que seus funcionários confiem em você como líder, existem algumas condições. Confira 3 características essenciais para ser um líder fora da curva!
Se você perder a confiança de seu pessoal será mais difícil do que nunca recuperá-la. Uma mancha como essa para um líder ou empresa é algo difícil demais deixar para trás.
Então como você pode liderar a ponto de toda equipe confiar na sua visão e trabalhar junto com você para alcançar os objetivos da empresa?
Eis a resposta:
Competência: fazer as coisas com sucesso e eficiência.
Sinceridade: fazer as coisas de maneira aberta, honesta e sem hipocrisia.
Relevância: estar conectado aos seus valores e aos outros, vivendo dessa maneira.
Competência
Muitos líderes pensam em competência em termos de excelência operacional. No entanto, se você pensar apenas nesses termos, a confiança poderá ser vista apenas como salário – uma transação.
Seu pessoal confia na empresa para pagá-los pelo trabalho que realizam e fazem o que “ordenado”. Isso não é necessariamente uma coisa ruim. Entretanto, está longe de ser algo bom. Afinal, uma forte excelência operacional geralmente significa uma empresa de sucesso em termos de receita.
Hoje, porém, existem diferentes medidas de sucesso – e é aí que reside a outra parte da competência: quão bem você trata os outros. Isto vai desde treiná-los a capacitá-los para que sejam o melhor que podem ser.
Sinceridade
A maneira mais fácil de quebrar a confiança do seu time e matar uma cultura é, obviamente, não viver seus valores: dizer uma coisa e fazer outra.
Entretanto, você não precisa ser desonesto para não ser sincero. As pessoas só precisam sentir que você diz meias verdades.
Essa falta de sinceridade é sentida com mais frequência nas desculpas que líderes e organizações cometem por seus erros, não apenas na maneira como soam, mas também nas ações tangíveis que tomam.
A transparência é a chave para um relacionamento duradouro. Ser transparente está longe de usar a verdade como meio para ser desagradável ou atacar os outros. A transparência é o caminho e o bom senso é o meio para transitar nessa jornada.
Relevância
Quando você não tem relevância, perde talentos. É o famoso “nem cheira, nem fede”. Um líder com esse estilo tende a perder não só talentos, mas seu próprio espaço na organização.
Se a sua visão da realidade é distorcida, se não há pulso suficiente para ajudar o time a remar, muito provavelmente a relevância do seu papel como líder irá, pouco a pouco, diminuir.
Há inúmeros livros que falam sobre inovação e criatividade na liderança, no entanto, se esses insights não vierem junto com conhecimento e estratégia, de nada adianta.
São três características nada inovadoras, como pode perceber. No entanto, são as que mais estão em falta dentro das organizações.
Liderança é um assunto que está em alta e trata de diversos estilos como líder. Porém, o melhor estilo de um líder é aquele que engaja a sua equipe e a faz alcançar os objetivos da empresa – sem esquecer a visão, missão e valores.
Ser fora da curva, às vezes, é usar ferramentas comuns para potencializar o seu sucesso e dos outros.
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