Você, com certeza, já ouviu falar de candidate experience, né? Afinal, ele influencia diretamente na imagem da empresa
O termo experience revela algo sobre o mundo que vivemos hoje: somos atraídos e conquistados pela experiência, inclusive no mercado de trabalho. Por isso é importante conhecer mais sobre o candidate experience. A nova geração que vem tomando conta do mercado, os millenials, chegam com a necessidade de, não só cumprir uma função na empresa e subir de cargo, mas sim fazer algo maior. Ou seja, o candidato almeja ser acolhido pela organização e fazer parte de projetos e ações que acredita.
E é claro que sua empresa quer causar uma boa impressão, certo? Para isso acontecer, é preciso entender o que é o candidate experience e como ele funciona, assim como a relação com o employer branding e como aplicá-lo no seu processo de recrutamento e seleção.
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O que é candidate experience?
Tudo relacionado a sensação, impressão e lembrança do candidato sobre o processo de se candidatar para fazer parte de sua empresa é candidate experience!
Durante o processo seletivo, para que a experiencia do candidato seja completa, é importante mostrar como sua empresa se importa, valoriza e acredita no potencial de quem está concorrendo àquela vaga. Isso garante muitos pontos com os concorrentes e, mesmo que eles não sejam escolhidos para o cargo, eles ficam com uma imagem positiva da empresa e possivelmente vão falar bem do processo seletivo pelo qual passou e até mesmo indicar para outras pessoas. E sabemos a importância do boca a boca, né?
Para que isso aconteça, separamos alguns pontos importantes para seu processo seletivo:
Comunique-se de forma clara desde o primeiro momento
Desde a formulação da descrição da vaga, passando por todas as etapas do processo até o resultado final, é imprescindível que a comunicação com o candidato seja feita de forma transparente. Assim, o candidato sabe exatamente com o perfil desejado para ocupar a vaga e quais são os prazos do processo seletivo, tanto para que ele entregue possíveis atividades pedidas ou até mesmo para receber o feedback da empresa. Também é importante ter um canal de comunicação entre empresa e candidato para sanar eventuais dúvidas.
Feedback e follow up
Passar por um processo seletivo pode ser muito estressante para os candidatos e ficar no escuro gera incertezas e ansiedade. Por isso, é importante que o candidato saiba em que fase do processo ele está ou se seguiu ou não para a próxima etapa. Quanto mais um candidato avança no processo, mais ele espera receber um feedback personalizado. Assim, em caso de negativa, além de não criar expectativas, ele pode se organizar para participar de outros processos seletivos e, com o feedback, consiga saber saiba em quais pontos precisa se desenvolver e melhorar. Mesmo um dia após a entrevista, se você já sabe que o candidato não vai ser o escolhido, não tem por que deixá-lo esperando por duas semanas.
Mostre seus valores
O colaborador tem que saber os benefícios de fazer parte do seu time! É por isso que é importante colocar seu employer branding para jogo ainda no processo seletivo. Tenha um site intuitivo e redes sociais atualizadas, assim, fica mais fácil do candidato encontrar informações sobre a organização. Transparência sobre a diversidade da sua empresa ou o engajamento com causas ambientais gera engajamento e credibilidade.
Garanta a segurança de dados
Com o desenvolvimento e aplicação da LGPD no Brasil, agora é responsabilidade dos recrutadores garantir aos candidatos que o processamento e coleta dos dados aconteça de maneira segura. Priorize um software para que o processo seletivo seja feito de forma digitalizada e segura: assim, você diminui a chance de perder documentos, além de passar segurança ao candidato.
Seguindo todas essas dicas, a imagem da sua organização fica cada vez mais fortalecida e o sucesso é garantido! Optar por uma abordagem mais humanizada e transparente faz com que os novos colaboradores tenham muito mais engajamento e se tornem funcionários muito mais alinhados com a marca.
Além disso tudo, outra vantagem de investir no candidate experience é a redução de custos e do tempo gasto nos processos de recrutamento e seleção. Com uma estratégia organizada e automatizada, sua vaga pode ser divulgada com autonomia e eficiência, além de poder reunir todas as etapas em um só lugar, desde a publicação da vaga, passando pela coleta de dados e entrevistas. Tudo fica mais simples e barato, além de não precisar envolver muitas pessoas no processo.
Aqui no Bettha nós temos uma gama de assessments e jornadas para oferecer um processo seletivo mais assertivo para sua empresa. Assim, você desenvolve sua marca e oferece uma experiência única para o candidato.
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