Treinamento e desenvolvimento: qual a diferença?

30 de setembro de 2021
por Larissa Florindo

Treinamento e desenvolvimento são duas palavras que sempre ouvimos juntas. Mas você sabia que há diferenças importantes entre esses dois conceitos?

Ambos são processos de aprendizagem e um não exclui o outro. Segundo Idalberto Chiavenato, professor e consultor administrativo, uma das maiores diferenças entre treinamento e desenvolvimento é do ponto de vista temporal:

“O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e competências relacionadas como desempenho imediato do cargo.”

“O desenvolvimento de pessoas focaliza em geral os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e competências que serão requeridas.”

Assim, o treinamento visa resolver algo no aqui e agora. Já o desenvolvimento olha mais longe, preparando para novas habilidades e competências que serão necessárias no longo prazo.

Para dar conta dessas duas necessidades, muitas empresas têm priorizado programas de treinamentos e desenvolvimento contínuos. E o que elas vêm percebendo é que programas assim colaboram para o desenvolvimento dos times, fazendo com que cada integrante se torne melhor, tanto profissional como pessoalmente.

Boas práticas de treinamento e desenvolvimento contribuem para uma equipe engajada e produtiva. Afinal, as pessoas se sentirão mais motivadas por perceberem que estão evoluindo e aprendendo no trabalho. Além disso, com mais repertório, elas poderão ser mais criativas e inovadoras, impactando diretamente no lucro da empresa e no futuro do negócio.

E, com as mudanças impostas pela pandemia, ficou ainda mais evidente a importância das organizações se adaptarem a novos cenários econômicos e sociais. A empresa é um corpo vivo e dinâmico formado pelas pessoas que ali trabalham. Por isso, é fundamental ter equipes capacitadas para enfrentarem as mudanças de cenários. Só assim o negócio poderá se adequar.

Desenvolvimento na prática

O desenvolvimento precisa ser contínuo para ser eficiente. Aplicá-lo de forma isolada tem pouca chance de funcionar. Ninguém realmente se desenvolve se for algo pontual, como uma única palestra ou oficina.

Em vez disso, os métodos que tendem a funcionar melhor são flexíveis, mais curtos e mais frequentes, como você verá abaixo.

Educação continuada

A educação continuada busca sempre fazer uma atualização de profissionais quanto aos principais avanços e novidades de suas áreas de atuação. Normalmente, são cursos curtos para reciclar as habilidades necessárias para que se mantenham relevantes.

Um bom exemplo disso são as pessoas que seguem a carreira de Medicina. Afinal, não basta se formar no curso. A profissão é marcada pela educação continuada para se manter em constante atualização em relação às tecnologias e aos novos estudos sobre a saúde. Só assim será possível ter certeza de que estar usando as melhores práticas e tratamentos.

Carreira

Além de profissionais precisarem sempre estar a par do que está mudando em suas áreas, a carreira também deve ser pensada como algo em constante evolução. Junto com o plano de carreira, o RH precisa estabelecer como cada profissional poderá ter um crescimento saudável para promoções e responsabilidades maiores. Junto com a liderança, o RH mapeia as principais habilidades e competências necessárias ao longo da carreira. Isso é fundamental para construir um pipeline de talentos efetivo na sua empresa.

O treinamento na prática

Como vimos, os treinamentos são mais curtos e pontuais. Eles têm o objetivo de preparar as pessoas para necessidades mais imediatas. Veja alguns exemplos a seguir.

Onboarding

O onboarding, também conhecido como integração, é oferecido para quem acabou de entrar na empresa ou quando há promoção. Ele funciona como um período de adaptação para “conhecer melhor o terreno” e adquirir soft ou hard skills necessárias para desempenhar seu trabalho, como conhecer os processos da empresa e entender as melhores práticas.

Preparo para liderança

Quem irá fazer parte do time de gestão precisa de treinamentos específicos para encarar o novo desafio. Mesmo que seja excelente no que faz, exercer a liderança exige habilidades muito diferentes. Por isso, é essencial que a pessoa que inicia na posição passe por treinamentos que preparem para isso.

Métodos de treinamento e desenvolvimento

Para treinamentos e trilha de desenvolvimento mais dinâmicos, existem formatos e tecnologias para atender a todos os orçamentos e resultados desejados. Mas, geralmente, aqueles que exigem reflexão e interação das equipes funcionam melhor. 

Afinal, se as pessoas apenas ouvirem uma apresentação ou assistirem a um vídeo, não terão a chance de praticar as habilidades que aprenderam. 

Aqui estão alguns métodos a serem considerados:

Realidade virtual

A experiência no mundo real é excelente, mas a realidade virtual pode ser a segunda melhor opção. Uma pesquisa descobriu que estudantes que realizam algum treinamento de realidade virtual tinham 4x mais foco do que as pessoas formadas por cursos online. Além disso, se sentiam 275% mais confiantes para agir de acordo com o que aprenderam. 

Algumas empresas oferecem simulações de realidade virtual que refletem cenários do mundo real, como pedir aos times que reajam a reclamações de clientes. São exemplos práticos que trazem um aprendizado mais realista e mão na massa.

Aprendizagem online

Hoje, a oferta de cursos e aulas online é enorme e devemos tirar vantagem disso. Afinal, eles permitem que um número muito grande de pessoas possa ter acesso ao mesmo conteúdo, não importa onde estejam. Para turbinar o aprendizado, dê preferência àqueles que forneçam simulações para que seu público interno possa praticar os conhecimentos que aprendeu. 

Coaching durante o treinamento

Por ser mais caro, o coaching é normalmente usado apenas nos níveis mais altos de liderança. Mas há saídas mais em conta que podem trazer benefícios parecidos, especialmente para desenvolver as competências socioemocionais. Um exemplo são programas de mentoria, que colocam líderes experientes em contato direto com pessoas que exercem outras funções que não a de liderança, para dar orientações e ajudar a desenvolvê-los.

Workshop interativo

Workshops interativos são os métodos mais atraentes e impactantes para ensinar habilidades como inteligência emocional, criatividade e inovação. A dinâmica de um workshop interativo simula o cenário do mundo real e dá a chance de proporcionar um feedback imediato.

Gamificação

A gamificação consiste em usar elementos dos jogos no treinamento.

Um exemplo é a plataforma Slack, que usa uma abordagem de aprendizagem bastante inovadora com suas equipes. A empresa criou cenários interativos com base na série de livros infantis Choose Your Own Adventure, pedindo para que as pessoas escolhessem um personagem, lessem a função da pessoa e os deveres do trabalho e, só então, se envolvessem com um chatbot para realizar tarefas e aprimorar habilidades.

O resultado foi uma aprendizagem que permite que as equipes falhem ou façam escolhas em um lugar seguro e depois avaliem e reflitam sobre os resultados.

Estimule o aprendizado

É fundamental mostrar às pessoas a importância de se desenvolverem. Elas devem perceber que há uma linha direta entre melhorar as habilidades e obter reconhecimento e oportunidades. Mesmo que alguém não goste de um programa ou outro, com certeza irá valorizar o investimento em seu próprio futuro.

Se a sua empresa não tem muito recursos, considere parcerias com universidades e outras organizações. Existem muitos investimentos mais baixos que enriquecem o negócio e o time.

Outra possibilidade é separar 1 ou 2 horas por semana para promover uma oficina dentro da empresa, oferecida por quem tem mais conhecimento sobre uma determinada habilidade.

Medindo o impacto dos seus programas

Assim como em qualquer outra iniciativa, é importante avaliar o impacto que esses programas estão causando de forma individual e na operação. Faça uma avaliação antes e outra depois de uma sessão de treinamento ou desenvolvimento para acompanhar os desempenhos. O ideal é fazer isso nas marcas de três, seis e nove meses. Peça também que opinem sobre os treinamentos e acompanhe os números de pessoas treinadas.

Os indicadores desses programas devem ser comparados com as principais métricas de sua empresa, como conversas sobre avaliação de desempenho e definição de metas.

Feito da maneira certa, as práticas de desenvolvimento e treinamento podem ser um grande benefício. Com equipes mais motivadas e preparadas para desempenhar suas funções, os índices de fidelização e, consequentemente de turnover, também serão melhores. E a sua empresa, claro, estará sempre preparada para um futuro cada vez mais desafiador.

Soluções para novos mercados

Acompanhar o avanço das inovações em um cenário incerto é um desafio diário.

Se o mundo não evolui de forma linear, o conhecimento tampouco. É preciso estar sempre desenvolvendo as competências do futuro e ter flexibilidade para mudar de rota quando necessário.

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