Existem diversas habilidades e competências que as empresas buscam para formar times competitivos, que consigam entregar os resultados esperados. Entre elas, está o protagonismo profissional.
Neste artigo, vamos falar sobre essa importante característica, além de explicar de que maneira as lideranças podem desenvolvê-la em suas equipes.
O que é protagonismo profissional
Fugindo da ideia comum de protagonismo, em que pensamos no papel principal de um filme ou uma história, o dicionário apresenta uma definição que coloca a pessoa como uma participante ativa ou de destaque em um acontecimento.
Atualmente, as organizações querem profissionais que tenham proatividade e clareza de quais são seus objetivos, definindo suas metas e assumindo a responsabilidade pelas decisões em relação à própria carreira.
Além disso, há outros motivos para desejarem esse perfil:
- são as pessoas protagonistas profissionalmente as que têm o foco no futuro;
- são resilientes, capazes de superar as dificuldades;
- buscam ativamente as oportunidades e se preparam para aproveitá-las da melhor maneira possível;
- investem em conhecimento e no próprio desenvolvimento;
- reconhecem a importância do lifelong learning e do movimento constante em direção ao aperfeiçoamento.
Dessa forma, é por agregar valor ao negócio que profissionais com esse perfil são tão buscados pelas empresas. A seguir, falamos um pouco mais sobre a relevância desse assunto para as organizações.
Importância do protagonismo profissional para as empresas
Quando existe um incentivo para que as pessoas sejam protagonistas, o ganho acontece para as duas partes envolvidas. De um lado, profissionais sentem que seu trabalho é reconhecido e, como consequência, têm mais motivação e satisfação no trabalho.
Do outro, as companhias têm um aumento na produtividade, conseguem fidelizar os talentos, diminuindo as taxas de rotatividade (turnover), e ainda contam com maior agilidade para lidar com mudanças.
Apesar de não tratar diretamente sobre protagonismo profissional, no livro “Feitas para Durar” (Built to Last), Jim Collins e Jerry Porras trazem ideias e conceitos relacionados ao assunto.
Uma das características centrais das empresas visionárias citadas na obra é a cultura de excelência. Assim, o que essas organizações fazem é proporcionar um ambiente em que as pessoas são incentivadas a ter um papel ativo em seu desenvolvimento profissional. Isso significa:
- buscar conhecimento e habilidades adicionais;
- assumir responsabilidades;
- tomar iniciativas em prol da empresa.
No próximo tópico, vamos ver de que maneira é possível estimular o protagonismo profissional.
Como incentivar o protagonismo na sua equipe
Depois desse panorama sobre o assunto, listamos alguns itens do que fazer para estimular o protagonismo profissional dos times. Antes, reforçamos que o papel da liderança é fundamental em todos eles. Confira abaixo:
1. Tenha uma comunicação clara e transparente:
Uma comunicação clara e transparente deve fazer parte do dia a dia para compartilhar informações relevantes sobre a organização e o negócio.
Dessa maneira, é possível criar um ambiente de confiança e colaboração, onde cada membro se sinta seguro para se expressar e buscar soluções criativas para os desafios.
2. Promova a autonomia:
Ao permitir que a equipe tome decisões e assuma responsabilidades, cada vez mais as pessoas desenvolvem sua autoconfiança e buscam conhecimento para aprimorar suas habilidades e competências, desempenhando melhor suas funções.
3. Forneça feedbacks constantes:
O feedback é uma importante ferramenta nesse contexto, pois contribui para o alinhamento das expectativas entre a empresa e a equipe, além de destacar os pontos positivos e as oportunidades de melhoria.
Dessa maneira, é possível colaborar com o desenvolvimento de habilidades do time, mantendo um clima de aprendizagem contínua.
4. Ofereça programas de desenvolvimento:
Ao mapear os perfis do grupo e considerar os desafios do negócio, investir em programas de desenvolvimento pode ser uma boa estratégia. Assim, você estimula as pessoas a continuarem buscando o conhecimento e ainda conta com uma equipe preparada para novos desafios e oportunidades.
Como vimos até aqui, o protagonismo profissional é de grande valia tanto para as pessoas como para as empresas e, por isso, deve ser valorizado. Por outro lado, ele deve ser combinado com iniciativas promovidas pela empresa.
Dessa forma, é possível potencializar as habilidades, além de convergir objetivos pessoais e estratégias da organização, em que todas as partes envolvidas ganham.
Portanto, para estimular o protagonismo profissional e desenvolver seus times, conte com a expertise da Cia de Talentos. Nossas trilhas de conhecimento são personalizadas conforme as necessidades do seu time. Acesse nossa página e saiba mais.
0 comentários