Fazer a gestão de uma marca empregadora é um trabalho amplo, que precisa ser realizado continuamente, para assegurar processos eficazes dentro de um negócio. A pesquisa de Employer Branding (EB) é uma ferramenta que surgiu justamente para mapear percepções e apoiar lideranças nas tomadas de decisão – vamos falar dela mais para a frente.
A classificação de uma empresa como um lugar de referência para se trabalhar depende da percepção de vários públicos, como clientes, fornecedores, pessoas que se candidatam às vagas e aquelas que já fazem parte da empresa.
E as ações estratégicas vão muito além das campanhas de marketing. É preciso trabalhar de forma global.
A coerência entre a essência e a imagem repassada pela marca devem ser percebidas com naturalidade em todos os tipos de contato de um negócio.
A importância da marca empregadora
O mercado está mais dinâmico a cada dia. Fatores como a pandemia, aceleraram transformações que interferiram nas relações de trabalho e nos modelos de atuação profissional. Exemplos disso são as jornadas híbridas, a disseminação do home office e o trabalho de freelancer.
Por esse motivo, manter programas e planejar ações estratégicas que visem a promoção do EB podem fazer muita diferença! Dados de uma pesquisa realizada pela Glassdoor comprovam isso:
- 50% das pessoas que se candidatam às vagas não trabalhariam para uma empresa com má reputação, mesmo com aumento salarial;
- A redução da rotatividade pode ser de até 28% em empresas com marcas empregadoras fortes;
- 92% das pessoas pensariam em mudar de emprego com a oferta de uma oportunidade em uma empresa bem avaliada.
Além desse recorte, é preciso destacar as vantagens proporcionadas internamente, já que o Employer Branding impacta diretamente no nível de engajamento, na performance e na retenção da equipe.
Marca empregadora: como fortalecê-la?
Preste atenção nas exigências dos seus times e entenda como unir isso às diretrizes da empresa. A gestão de marcas empregadoras só é passível quando há adequação das políticas da empresa aos valores anunciados.
A melhor alternativa é apostar em uma cultura organizacional que tem práticas condizentes com o estilo de gestão e identidade da marca. Tudo precisa estar interligado para funcionar!
Como resultado:
- experiência positiva das pessoas que atuam na empresa;
- divulgação espontânea e simpatizante da marca;
- fidelidade e identificação de quem é cliente com a empresa.
Para ajudar as empresas a mapearem suas marcas empregadoras e, a partir disso, tomarem decisões mais eficazes, nós e a Pulses lançamos a pesquisa Employer Branding.
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