Como funciona a Pesquisa de Employer Branding 

Categoria(s): CIA DE TALENTOS & RH
7 de fevereiro de 2022
por Recrutamente.com.br

Recentemente, falamos sobre a importância da marca empregadora e como é importante fortalecê-la constantemente. Mas, para isso, é preciso ter dados.

Nós, em parceria com a Pulses, plataforma de gestão contínua de pessoas, desenvolvemos uma pesquisa exclusiva para ajudar a liderança a acompanhar as percepções das suas equipes em relação à empresa em que atuam.

A média de respostas é projetada em números para apontar níveis críticos, em desenvolvimento, satisfatórios e de excelência. 

Confira a seguir os três instrumentos aplicados para compreender esse mecanismo:

EB Index

Essa é a parte do levantamento que retrata a experiência gerada pela empresa a partir das práticas gerenciais adotadas na sua rotina. 

Para fornecer uma visão completa, são abordadas perspectivas de liderança, comunicação, recompensa e reconhecimento.

Cada pessoa da equipe relata, ainda, o ponto de vista acerca de aspectos relacionados ao desenvolvimento profissional, consideração e respeito no seu dia a dia. 

Condições para Employer Branding

Neste instrumento, lideranças e RH respondem sobre variáveis condicionantes para a gestão da marca empregadora na empresa. Assim, é possível entender pontos fortes e pontos a serem melhorados para a efetividade das práticas de EB.

A pesquisa avalia questões de perfis, priorização de objetivos estratégicos, definição de objetivos de performance, proposta de valor e investigação sobre a marca.

Também são abordados nessa etapa fatores referentes à comunicação (interna e externa) e alinhamento do negócio para a divulgação dos propósitos.

Reputação e embaixadorismo

Qual é a repercussão provocada pela marca? Para descobrir isso, três dimensões são examinadas neste instrumento:

  • Processos internos, atratividade e reputação: como respondentes avaliam processos seletivos, onboarding, desligamentos e permanência de profissionais na equipe;
  • Orgulho e embaixadorismo: discurso e prática, visão sobre qualidade de produtos e serviços e a imagem repassada pela marca entram nesse quesito;
  • Reputação da marca: enquanto local de trabalho, qual é o nível de engajamento, orgulho e posicionamento da empresa na mídia? É o que essa dimensão vai analisar.

No próximo artigo, vamos abordar como colocar todo esse plano em ação. Enquanto isso, para entender como a pesquisa funciona, faça o trial gratuito da nossa ferramenta de EB com a sua equipe.

Leia mais:

Por que é importante mapear práticas de Employer Branding?

Pesquisa de Employer Branding: como mapear as práticas da sua empresa?

Boas práticas para traçar a estratégia de Employer Branding da sua empresa

5 insights sobre Employer Branding para sua empresa dar os primeiros passos

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Por que é importante mapear práticas de Employer Branding? - Recrutamente - […] Como funciona a Pesquisa de Employer Branding? […]