Empresas e funcionários podem se beneficiar de uma semana de trabalho de 4 dias. Conheça o 4-Day Workweek, a mais nova tendência do mercado!
Todo mundo adora um fim de semana prolongado, mas imagine um toda semana? Uma semana de trabalho de quatro dias parece uma ideia fabulosa, mas não é para todos.
O 4-Day Workweek é uma semana de trabalho de quatro dias. Embora a semana ainda seja composta por 40 horas, trabalha-se 10 horas por dia. Vale dizer que essa tendência ainda não chegou com tanta força no Brasil.
O dia extra de folga não precisa ser uma segunda ou sexta-feira para que o funcionário tenha um fim de semana de três dias. Embora seus funcionários possam preferir esses dias do que outros, você pode designar qualquer dia da semana com base nas necessidades de seus negócios e nas preferências dos funcionários.
Vantagens do 4-Day Workweek
As vantagens dos funcionários são bastante claras: passar um dia a mais sem trabalho e sem deslocamento pode liberar o tempo pessoal. Mas o funcionário não é o único que poderá se beneficiar de uma semana de trabalho reduzida.
Redução do estresse, aumento da produtividade e funcionários mais felizes e engajados. Esses são alguns dos benefícios para os funcionários que tornam-se benefícios para a empresa.
Além disso, pode ser um motivo para diminuir a rotatividade. Afinal, desistir de ter um dia extra de folga por semana é um grande obstáculo quando eles pensarem em mudar para uma nova empresa.
Desvantagens do 4-Day Workweek
Primeiro, a semana de trabalho de quatro dias não funciona para todos os negócios – e certamente não serve para todos os funcionários. Se seus clientes esperam encontrar os profissionais disponíveis nos cinco dias da semana, isso pode ser um problema.
Uma semana de trabalho de quatro dias também pode dificultar os funcionários que tem filhos. Muitas creches e escolas não funcionam em horários alternativos, como ter expediente até às 20h.
As pessoas podem se sentir renovadas ao ter um dia extra de folga a cada semana, mas também podem experimentar uma queda na produtividade depois de tantas horas de trabalho em um único dia.
Férias por uma semana de trabalho de quatro dias
Muitas empresas falam sobre férias com base em horas ou dias. Se todos no escritório trabalharem uma semana de trabalho de quatro dias, as referências do dia serão boas. Entretanto, o cuidado deve ser redobrado se houver profissionais trabalhando no período tradicional e outras trabalhando no 4-Day Workweek.
Por exemplo: em vez de declarar que os funcionários recebem 10 dias de férias, substitua por “80 horas”. Dessa forma, fica claro que uma pessoa que trabalha 4 dias de 10 horas recebe duas semanas de férias, assim como um funcionário com horário flexível. Caso contrário, o funcionário poderá reivindicar 100 horas de férias.
A sua empresa está preparada para implementar o 4-Day Workweek?
A resposta realmente depende das necessidades de seus negócios e dos funcionários. Se um funcionário perguntar sobre o trabalho de uma semana de quatro dias, faz sentido verificar se isso funcionaria para essa pessoa nessa posição.
A flexibilidade é um benefício que muitos funcionários procuram de uma empresa. Por isso, ter essa novidade como uma opção, torna a organização mais desejável para muitos candidatos.
Entretanto, antes de alterar o cronograma da empresa, verifique se isso tornará seus negócios mais produtivos e seus funcionários mais felizes. Caso contrário, uma semana de trabalho de quatro dias não vale a mudança.
0 comentários