Determinar o fit cultural antes de contratar um novo talento é um dos aspectos mais importantes da contratação, independentemente do nível da função.
Além de considerar as experiências e qualificações dos candidatos, encontrar um candidato que expresse e exiba as características, os valores e a cultura da sua empresa é essencial para o sucesso de ambas as partes.
Entretanto, encontrar talentos que se encaixem na cultura de uma empresa é uma tarefa difícil. A cultura de cada empresa é diferente, assim como todo funcionário que compõe uma organização.
Você não deseja apenas contratar candidatos que possam desempenhar seu papel com êxito, mas também deseja alguém cujo comportamento e convicções coincidam com a cultura corporativa.
Aqui estão 4 maneiras de determinar se seus candidatos têm fit cultural com a sua empresa.
1. Identifique a cultura da sua empresa
Antes que você comece a contratar um profissional com fit cultural, é vital que você tenha criado o ambiente certo para seus funcionários – composto de valores positivos, atitudes, comportamentos e crenças que refletem a empresa.
Afinal, a sua cultura representa todas as experiências que cada funcionário trouxe para a sua organização.
Sendo assim, observe a cultura em ação. Avaliar a sua cultura no meio dela pode fornecer mais informações sobre seus funcionários e organização.
Veja como seus funcionários interagem em todo o local de trabalho de uma perspectiva externa e pergunte a si mesmo:
1) Como todos interagem uns com os outros?
2) Existem conflitos? Se sim, como eles são resolvidos?
3) Como os funcionários de diferentes níveis interagem?
Dê um passeio pela sua empresa e observe a decoração, as áreas comuns e o layout do escritório. Eles estimulam a interação?
Lembre-se: qualquer questão associada à sua organização pode ajudar a identificar a cultura da sua empresa.
2. Utilize avaliações psicométricas
Avaliar o fit cultural não precisa ser um processo complexo. As avaliações ajudam as equipes de contratação e os gerentes de RH a medir a adequação da cultura de um candidato antes mesmo dele colocar os pés no escritório.
Mas como? Incorporando avaliações psicométricas em seu processo de recrutamento com vários elementos relacionados à cultura.
As avaliações psicométricas proporcionam uma vantagem justa para os candidatos devido à sua capacidade de fornecer métricas objetivas sobre habilidades, comportamentos e traços de cada candidato, em vez de confiar em julgamentos pessoais suscetíveis a erros.
Você economizará tempo, dinheiro e energia contratando as pessoas certas para que o foco possa estar no fit cultural.
3. Faça as perguntas certas
O processo de entrevista é um excelente momento para se perguntar aos candidatos questões relacionadas à sua personalidade e determinar se há ou não fit cultural.
Faça perguntas específicas aos candidatos sobre si mesmos:
1) Qual é o seu traço de personalidade mais positivo e por quê?
2) Qual é o seu pior traço de personalidade e por quê?
3) Quais valores são mais importantes para você como pessoa?
Em seguida, passe para questões específicas da cultura, como:
1) Descreva seu ambiente de trabalho ideal.
2) Qual é o seu estilo de trabalho preferido?
3) Como os seus ex-colegas de trabalho descreveriam seu estilo de trabalho?
4) Descreva um ambiente de trabalho no qual você seria infeliz.
5) Que estilo de gestão motiva você a dar o seu melhor?
Por fim, entenda as motivações dos candidatos e analise friamente se a personalidade e o comportamento do candidato deram match com a sua empresa.
4. Dê o “controle” ao candidato
Agora que você teve a oportunidade de fazer perguntas ao candidato, deixe-o tomar a frente e fazer perguntas à você.
Essa não é apenas uma ótima oportunidade para se afastar do típico processo de entrevista, mas também uma chance de destacar a personalidade de cada candidato.
Além disso, você dá a oportunidade do candidato tirar dúvidas que talvez você não tenha mapeado na hora de falar sobre a empresa ou a vaga.
A cultura da sua empresa desempenha um papel crítico em todos os aspectos de sua organização, desde o direcionamento dos funcionários até a união de todas as coisas.
Os funcionários que adotam a cultura e os valores de sua empresa são grandes embaixadores da marca e estimulam o moral e o trabalho em equipe no local de trabalho.
Portanto, o uso dessas estratégias para contratar alguém para com fit cultural garante a sinergia entre pessoas e empresa, resultando em equipes mais felizes, produtivas, coesas e diversificadas.
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