Você já parou para pensar no que fazem empresas como Google, Nubank e Facebook, para ter centenas de pessoas querendo trabalhar nelas? A resposta está em desenvolver uma marca empregadora.
Esse conceito tem crescido bastante na última década e promete transformar a maneira com que as empresas se relacionam com seu público interno.
Continue a leitura e confira 4 maneiras não convencionais de trabalhar sua marca empregadora!
Crie uma experiência incrível de recrutamento e seleção
Os processos de recrutamento e seleção costumam ser longos e burocráticos, com avaliações psicológicas, práticas e entrevistas. Mas não precisa ser assim!
Você pode ter o auxílio da tecnologia para criar processos seletivos mais inteligentes e atrativos, usando técnicas como gamificação, por exemplo. Ao usar dinâmica de jogos na busca por novas pessoas para os times da sua empresa, você possibilita que profissionais se motivem a mostrar tudo o que sabem e incentiva uma competitividade saudável.
Além disso, é possível dar feedbacks em tempo real sobre as competências e habilidades de quem se candidatou. Um exemplo é quando não passam de uma fase do processo seletivo. Assim, mesmo que sua empresa não contrate determinada pessoa, estará contribuindo para que ela saiba o que precisa melhorar.
Ofereça um “test drive”
Muitas pessoas romantizam o trabalho dentro de uma empresa conhecida no mercado, como se fosse tudo diversão e não existissem obrigações também. Isso pode levar a um sentimento de frustração poucos meses após a contratação.
Nesse sentido, sua empresa pode oferecer um “test drive” para quem busca uma posição. Ou seja, um dia inteiro acompanhando a rotina da equipe para saber como é o dia a dia e como será a experiência de trabalhar com a sua empresa.
Além de dar a oportunidade para que conheçam os bastidores da sua operação, você poderá trabalhar sua marca empregadora mostrando como a cultura e o ambiente da empresa são positivos.
Conquiste as pessoas muito antes do previsto
Uma marca empregadora investe em uma comunicação constante com seu público interno. Mas, e se isso pudesse ser feito muito antes da contratação?
É o que muitas empresas têm feito, ao criar blogs e plataformas dedicadas às pessoas que se interessam pela empresa e são potenciais para se candidatar às vagas. Se a sua organização ainda não investe na atração de talentos desta maneira, talvez seja hora de começar.
O primeiro passo é entender quais são os desejos e necessidades desse grupo em questão e transformar isso em conteúdos úteis e relevantes, que ajudem as pessoas a entender melhor quais são os valores da sua organização e o que ela busca no mercado.
Crie jornadas de aprendizagem
Nossa quarta e última dica é: invista na qualificação da sua equipe. Pessoas qualificadas são mais produtivas e independentes, sendo capazes de assumir desafios e resolver problemas com mais facilidade.
Invista na criação de microcursos, isto é, pequenas pílulas de conhecimento que podem ajudá-las a resolverem suas tarefas com mais facilidade.
No Bettha, desenvolvemos pequenas missões que contribuem para que as pessoas se mantenham sempre atualizadas. Cada missão conta com um vídeo, podcast ou texto, entre outros materiais, que são de fácil entendimento.
Concluindo as missões, os times têm um novo conhecimento que pode facilitar o trabalho e ampliar a capacidade que possuem de resolver desafios tanto na vida profissional como pessoal.
Ficou interessado em desenvolver sua marca empregadora com essas dicas? Entre em contato com a gente e comece essa jornada hoje mesmo!
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