Qual empresa não quer ser uma empresa dos sonhos? Afinal, ser desejada pelas pessoas é indicativo de uma boa reputação, o que traz diversos benefícios, como a atração de pessoas e a possibilidade de ter os melhores talentos no time.
Porém, o que é necessário fazer pra chegar nesse patamar? É isso o que vamos te contar no artigo de hoje.
Nada de “achismos”
Antes de trazermos as 3 dicas pra se tornar uma empresa dos sonhos, tenha em mente que as suas ações devem ser pensadas estrategicamente. E, para isso, se basear em dados e fazer um planejamento é fundamental.
A pesquisa Carreira dos Sonhos 2022, por exemplo, contou com a participação de mais de 117 mil pessoas, entre jovens profissionais, média gestão e alta liderança, que apontaram os seguintes motivos como escolha das empresas dos sonhos:
– Desenvolvimento;
– Fazer o que gosta;
– Boa imagem;
– Segmento de atuação;
– Inovação.
Pronto. Com essas informações em mãos, vamos às dicas:
Invista em desenvolvimento
Com o modelo híbrido de trabalho e o distanciamento físico entre as equipes, promover o engajamento e o sentimento de pertencimento se tornou ainda mais desafiador. De acordo com o estudo, as pessoas experimentam de uma maneira ainda mais intensa a sensação de que não estão sendo vistas, ouvidas e consideradas.
Quando questionadas sobre o que gostariam que a liderança da empresa fizesse mais ou melhor para ajudar neste novo mundo do trabalho, em primeiro lugar, responderam: Apoiar o autodesenvolvimento contínuo das pessoas.
Além disso, resolução de problemas complexos aparece como a principal competência que têm interesse em desenvolver ou aprimorar.
Assim, fica claro que é preciso ouvir quem atua na empresa para verificar quais são as demandas para cruzar com as necessidades do negócio e, então, estruturar e colocar em práticas as ações.
Se a sua organização possui uma universidade corporativa, você pode promover uma curadoria de temas para incluir no programa. Mas, se esta não é a sua realidade, outra opção é o investir em mapeamentos de perfil, como o Facet 5, por exemplo. Desta maneira, você contribui com o autoconhecimento e consegue identificar formas de promover uma melhor gestão do grupo.
Por outro lado, quando as pessoas conhecem o perfil umas das outras, a tendência é que a comunicação flua melhor e as relações sejam fortalecidas, o que refletirá em ganhos na produtividade e nos resultados.
Crie um ambiente que possibilite a inovação
Inovar nem sempre é sinônimo de criar algo completamente novo e disruptivo. Pelo contrário. A inovação se dá, muitas vezes, a partir de mudanças de processos ou como consequência de melhorias contínuas.
E, para que isso aconteça, é fundamental que as pessoas sintam que existe espaço para se expressarem e apresentar suas ideias.
Nesse sentido, deve-se levar em conta a cultura da empresa. Como ela lida com os erros? Quando alguém comete um, de que maneira a liderança lida com essa falha? Existe apoio, direcionamento ou acompanhamento desta pessoa? E os feedbacks? Como eles acontecem?
Todos esses pontos são essenciais pra avaliar como a empresa trata essa questão. Afinal, nem sempre é possível acertar na primeira tentativa. Um erro pode mostrar onde os ajustes devem ser feitos.
Por fim, certifique-se de que oferece meios que possibilitem a inovação, como o acesso a recursos tecnológicos ou à informação.
Trabalhe a marca empregadora
Assim como as empresas trabalham pra serem lembradas por clientes e pelo potencial público consumidor, também é necessário planejar as ações pra “estar na mente” de profissionais e fazer parte das empresas dos sonhos.
Por isso, o reforço da importância de trabalhar com dados. Então, comece fazendo um mapeamento das práticas de employer branding, como também é conhecida a marca empregadora. Desse modo, você terá uma fotografia do momento atual da empresa.
Em um segundo momento, construa a proposta de valor do colaborador, o EVP (Employee Value Proposition), onde devem constar quais são os diferenciais da sua empresa.
O passo seguinte é estruturar as ações que farão parte da jornada das pessoas que atuam na companhia. O destaque está na jornada porque tem que se pensar em toda a experiência dentro da empresa, e não só nas fases de atração e seleção.
Feito isso, a hora é de acompanhar o que foi planejado. Portanto, ao estabelecer as metas, que elas sejam alcançáveis. Lembre-se ainda de que ter flexibilidade para possíveis ajustes é superimportante.
Por último, cuide da reputação da marca empregadora. Esteja atento a como as iniciativas são implementadas, ouça os feedbacks e pense em ações de manutenção. Esperamos que essas dicas te ajudem pra que a organização que você representa seja empresa dos sonhos.
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