Saiba como as empresas de RH podem utilizar a tecnologia a favor de recrutamentos e gestão de equipe mais eficientes.
A tecnologia tem sido uma grande aliada das equipes de Gestão de Recursos Humanos. Além de otimizar projetos de recrutamento, ela auxilia a produtividade, eliminando burocracias e modelos de gestão antigos e ineficientes.
Estruturas corporativa engessadas, rotinas rígidas, pressões baseadas em demissões e ritmos de trabalho que não permitem espaço para o bem-estar dos colaboradores são práticas ultrapassadas e mal vista pelos jovens talentos. Se você ainda não se atualizou, essa é a hora de quebrar padrões e compreender que esse é um caminho sem volta. A equipe Bettha encontrou as tendências do mercado de RH mais importantes para você se manter atualizado em 2019, confira:
Como otimizar minha equipe de Recursos Humanos em 2019?
As novas equipes de RH são criativas, inovadoras e tecnologicamente inteligentes. São multifuncionais, repensam modelos de liderança e gerenciamento e estão sempre encontrando novas formas de se reinventar.
De fato, “65% dos empregadores americanos acreditam que a tecnologia de RH liberará os funcionários para se concentrarem em tarefas voltadas para novos conhecimentos”, relata a especialista em novos talentos, Sara Pollock, Diretora da ClearCompany Talent Management Software.
Como modernizar minha equipe de RH?
De acordo a Revista Forbes e o Recruiting Daily, há duas áreas de tecnologia que vão predominar em 2019 e são essenciais para quem busca se manter atualizado e construindo bons resultados, consolidando o papel do RH como parceiro estratégico.
Confira as tendências de 2019 para o mercado de Gestão de Pessoas em Recursos Humanos
Realidade virtual nos Recursos Humanos
As simulações de realidade virtual estão começando a brotar em todos os cantos do mundo – incluindo o RH. Esse conceito não é novo, pense nos simuladores de voo. Pois é, é muito caro e arriscado colocar pilotos para praticar em naves reais, não é mesmo? O mesmo raciocínio vale para sua empresa. Quanto custa para o seu negócio um funcionário mal treinado?
De acordo com um estudo de 2018, do Linkedin, o maior desafio para o desenvolvimento de talentos é fazer com que os funcionários tenham tempo para aprender, com qualidade, a nova função, enquanto já executam tarefas dentro da empresa.
Pensando nisso, as empresas de RH vão investir cada vez mais nessa tecnologia, tanto para processos de recrutamento, simulando e testando o comportamento do candidato em diversas situações cotidianas e de risco, como também no treinamento efetivo após a contratação. Para essa segunda proposta, essa prática vem sendo reconhecida como Gamefication, que une softwares a games, criando formatos de jogos, com incentivos e premiações para estimular a equipe, ao mesmo tempo em que ela é treinada para ser cada vez mais competente dentro daquela função.
Inteligência Virtual para Gestão de Pessoas e Recrutamento
A inteligência Virtual também não é uma novidade tecnológica, porém sua inserção no campo dos Recursos Humanos está cada vez mais presente e moderna.
Essa prática promete eliminar algumas necessidades das funções do RH das empresas, como lidar com telefonemas, e-mails e questões cotidianas em geral. A proposta dela é, assim como a Realidade Virtual, otimizar o tempo dos gestores para que invistam em novos planejamentos, bem-estar da equipe e abertura de novos negócios. Pensando no custo-benefício, quanto vale para a sua empresa o tempo livre para se atualizar e trazer novas soluções?
Como isso funciona? Quantas vezes conversamos com robôs através de chatbots em sites de empresas para esclarecermos nossas dúvidas? Essa é a ideia da IA (Inteligência Artificial). Prever perguntas e comportamentos e suprir as necessidades de aconselhamento da sua equipe de forma rápida automatizada.
Essa tecnologia também tem muito a oferecer quando se fala sobre recrutamento de novos talentos. É possível formular sistemas inteligentes capazes de aplicar e adaptar as avaliações para obter o melhor dos candidatos e tomar decisões inteligentes (sem preconceitos), com base em uma série de fatores, habilidades e competências à personalidade e pelas preferências de trabalho.
Como a Inteligência Virtual e People Analytics podem te ajudar a aproveitar melhor os dados da sua equipe de RH?
A análise de dados é uma prática cotidiana em muitas empresas, porém, será que você realmente está extraindo o melhor dos seus dados? 2019 trará mais compreensão e um nível de domínio de dados que anteriormente não existia na indústria de RH.
Outra proposta será utilizar os dados coletados sobre os funcionários, como desempenho, resultados, expectativas de crescimento, habilidades e etc… e automatizar planos de carreira e gestão de talentos, de forma simplificada e eficiente. Tudo ao alcance de um botão!
E você gostaria de prever danos na sua empresa e economizar, evitando gastos desnecessários? A Inteligência Artificial também pode te ajudar nisso. Os gestores poderão aprofundar as informações dos funcionários para entender melhor aspectos importantes do ciclo de vida dos seus colaboradores, como estatísticas e razões de rotatividade, desempenho e a eficácia geral das estratégias de liderança. Essa percepção também vai ajudar a identificar mais rápido questões de desigualdade e falta de inclusão nas equipes, temas que vem sendo cada vez mais necessários e importantes para uma equipe diversificada e que se completa, justamente pelo seu poder de pensar e agir diferente uns dos outros.
Nós apostamos na tecnologia como meio de crescimento e, através da plataforma Bettha, criamos oportunidades de autodescoberta e desenvolvimento pessoal para milhares de jovens talentos, utilizando o Gamefication como base. Clique aqui e descubra como podemos trazer os talentos que você estava procurando para a sua empresa!
0 comentários