Saiba como o RH pode estimular os talentos da empresa através do growth mindset, mentalidade baseada no crescimento de forma a promover o desenvolvimento e a capacitação constantes. Confira!
Talento tem muito mais a ver com persistência e adaptabilidade do que com dom. Logo, deixar de considerar essas características em uma configuração organizacional pode ser altamente problemático.
Quando as organizações se concentram em talentos inerentes, as pessoas são pressionadas a esconder suas deficiências e erros. O time de gestão, por sua vez, perde força na hora da negociação.
Quando a cultura organizacional está desequilibrada, presa em uma mentalidade fixa e padronizada, a organização tem dificuldades para se autocorrigir.
Para evitar esses transtornos, é possível que o RH e a liderança alavanquem as equipes através do growth mindset. Dessa forma, é possível desenvolver e lapidar os talentos já existentes, impulsionando o desempenho dos times.
O que é Growth Mindset?
O growth mindset, ou a Mentalidade do Crescimento, permite enxergar as deficiências como temporárias, ou seja, o indivíduo aceita que pode desenvolver seus conhecimentos, por exemplo: “Mesmo que não saiba agora, eu vou aprender a liderar uma equipe”.
Quando as pessoas têm uma mentalidade fixa, elas se tornam mais frágeis, e acabam menos propensas a trabalharem duro quando encontram um obstáculo. Afinal, acreditam que, se não podem fazer algo, é porque não têm essa habilidade inata.
A partir do growth mindset, a falha realmente parece uma valiosa experiência de aprendizado. Vai além da aceitação que o esforço é necessário – o que não é falsa positividade.
Ações do RH para promover o Growth Mindset no trabalho
1. Eduque e treine
Consciência e compreensão são os primeiros passos para as pessoas se encarregarem de suas mentalidades para melhor alcançarem seus objetivos.
Seja em um workshop ou em uma reunião, RH e liderança podem aplicar algumas das técnicas de Carol Dweck para incentivar o growth mindset e o aprendizado contínuo:
- Compartilhar histórias de pessoas respeitadas dentro ou fora da organização sobre como a mentalidade de crescimento as ajudou a alcançar o sucesso.
- Perguntar-lhes sobre seus valores e paixões e discutir como uma mentalidade de crescimento poderia ser uma ferramenta de ajuda com essas realizações e contribuições no futuro;
Pedir-lhes que escrevam uma carta para um pessoa recém-contratada, dando conselhos sobre princípios de mentalidade de crescimento.
2. Nutra a paixão
A paixão é a parte central da coragem. Entretanto, sem alinhamento com interesses e valores, as pessoas têm dificuldade em manter o esforço a longo prazo e superar os desafios – não importa quão alto seja o salário.
É essencial ajudar as pessoas a identificarem e perseguirem suas paixões dentro de suas funções ou em projetos especiais. Muitas organizações dão apoio ao desenvolvimento de habilidades não relacionadas às suas posições atuais, para que possam passar para funções dentro da organização que melhor se alinhem com suas paixões.
Mesmo que as pessoas não consigam identificar o que faz seu olho brilhar, isso também pode ser desenvolvido com o tempo. Uma cultura no local de trabalho que estimule o aprendizado e o crescimento, proporcionará oportunidades de descoberta pra identificarem de onde obtêm a motivação mais intrínseca.
3. Defina metas de aprendizado
A liderança pode promover uma orientação para a meta de aprendizagem. Assim, é possível discutir metas como desafios pra que as pessoas expandam suas habilidades atuais e cresçam em suas carreiras.
Metas de aprendizado específicas e não-simples estimulam uma dedicação maior na elaboração de estratégias para a execução. Dessa forma, é possível um maior domínio das tarefas.
4. Sair da zona de conforto
A motivação vem de reconhecer que um grande esforço é necessário e acreditar que grandes conquistas são possíveis.
Incentive as equipes a passarem intencionalmente algum tempo fora de suas zonas de conforto. Atribua ideias inovadoras a elas pra que cada um desenvolva habilidades de liderança.
Você pode reservar períodos de tempo toda semana ou mês para experimentar novas e diferentes habilidades e ideias. Dessa forma, você também pode um incentivo à participação de comitês ou projetos além do escopo normal.
5. Construa uma cultura de feedback
O sucesso geralmente requer reflexão e redirecionamento. Ver os obstáculos como oportunidades para aprender, nem sempre significa aprender como passar por eles.
O RH pode orientar a liderança a manter a equipe comprometida com valores e propósitos, ajudando-a a receber feedback com abertura para diferentes estratégias e técnicas. Incentive o contato entre as pessoas e com outras em quem confiam, para que recebam um feedback honesto.
Pergunte ao seu time como você pode exercer uma liderança melhor. Mostre gratidão pelo feedback e entusiasmo por melhorar. Isso ajuda a fortalecer seu papel e impulsionar o aprendizado.
6. Elogie
A maior mudança em direção ao growth mindset é elogiar o processo, não apenas o resultado. Crítico aqui é evitar falsos elogios por tentar muito, independentemente do progresso, sem expectativa de melhoria real.
Reconheça o esforço, a estratégia e a resiliência e mostre como contribuíram para o aprendizado, o progresso e o sucesso. Reconheça quão difícil foi, como prova de sua força e melhoria.
7. Seja um eterno aprendiz
Quando as pessoas vêem a aprendizagem como um processo vitalício, elas podem ser mais pacientes.
A leitura parece natural agora, mas lembra do tempo e treino necessários que o fez ler bem? Do mesmo modo, os membros da sua equipe não conquistaram uma nova habilidade com maestria da noite para o dia. Portanto, permaneça realista e comemore o progresso.
O aprendizado contínuo também é empolgante. Promover a curiosidade impulsiona o domínio e a inovação, especialmente quando as pessoas com growth mindset estão curiosas sobre suas próprias capacidades.
Incentive o compartilhamento de erros como parte essencial do processo – isso é mais importante quanto compartilhar o sucesso.
A função do RH, portanto, é orientar a equipe a pedir ajuda. Facilite os recursos e as estratégias necessários para redirecionar o esforço que não está levando ao progresso.
Um dos resultados mais valiosos do growth mindset é a coragem. E o que leva a coragem é a resiliência e a perseverança para alcançarem seus objetivos.
O RH das organizações que valorizam o poder do growth mindset podem construir uma cultura de pessoas curiosas e pacientes capazes de reflexão, redirecionamento e resiliência.
Nutrindo paixão, definindo metas de aprendizagem, atribuindo projetos e elogiando o processo, o RH pode promover as atitudes e comportamentos necessários de uma equipe de alto desempenho.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks