Recrutamento online: como fazer um processo seletivo humanizado e 100% digital

Categoria(s): RH
4 de dezembro de 2020
por Recrutamente.com.br

Você sabia que 84% das empresas usam as mídias sociais para realizar recrutamento online? E que 60% dos candidatos usam as mesmas redes para procurar emprego?

Como você pode ver, a internet é o principal canal para a busca de empregos e candidatos. Mas como vencer a distância e deixar a experiência dos candidatos mais humanizada durante o processo seletivo? É exatamente isso que você confere nesse artigo!

Como funciona o recrutamento online?

O recrutamento online é feito a partir de tecnologias que facilitam o contato com os profissionais disponíveis no mercado. Essas ferramentas coletam informações dos candidatos, realizam a seleção de currículos e identificam os melhores profissionais, por exemplo. Tudo isso de forma automática, sem que ninguém precise coletar e analisar dados o tempo todo.

Mas qual é a diferença entre o recrutamento digital e o presencial?

A principal diferença entre o recrutamento online e o presencial é a distância e o uso total das tecnologias.

No processo presencial, o candidato costuma enviar o currículo por e-mail ou um banco de talentos. Em seguida, a empresa entra em contato com ele e agenda as etapas do processo seletivo.

Já no recrutamento digital, grande parte das atividades é feita totalmente online. Muitas delas, inclusive, de forma automatizada. Ou seja, sem a interferência de uma pessoa. Por consequência, isso contribui para otimizar o tempo médio do processo seletivo.

Então como podemos humanizar o recrutamento online?

Com tanta tecnologia envolvida, é possível que o candidato sinta alguma dificuldade com o processo seletivo 100% digital. Por isso, selecionamos algumas dicas para promover uma experiência mais humanizada:

Coloque empatia nas suas comunicações

Empatia é saber se colocar no lugar do outro. Inclusive, ela permite à sua equipe escrever anúncios de vagas mais simples e diretos, que chamam a atenção dos candidatos. Nesse sentido, procure desenvolver uma comunicação mais clara.

Para isso, confira a linguagem e o tom de voz utilizados em todas as mensagens que envolvem o recrutamento online. Lembre-se também de orientar sua equipe na hora de fazer as entrevistas e no momento de enviar e-mails ou mensagens instantâneas, por exemplo.

Personalize o contato

Em vez de textos genéricos e e-mails em massa, personalize o contato com cada candidato. Estabelecer uma conexão emocional é importante para que ele se sinta seguro e confiante para participar de todo o processo de recrutamento.

Nesse sentido, as ferramentas de recrutamento e seleção disponíveis têm muito a contribuir. É possível personalizar e-mails com diversas informações e automatizar o envio. Desse modo, sua empresa economiza tempo e não perde a qualidade nos relacionamentos.

Seja transparente durante o processo

Deixar claro quais são as etapas do processo seletivo pode fazer toda a diferença na hora de humanizar a relação com os candidatos. Para você ter uma ideia, as principais queixas deles sobre os processos de recrutamento são:

  • Atraso no horário da entrevista
  • Falta de relacionamento com os recrutadores
  • Processo de recrutamento demorado

Essas falhas podem ser a causa da perda de muitos talentos já no momento do recrutamento e seleção. Portanto, logo no início do processo, deixe claro todas as etapas do recrutamento. Informe quando, onde e como acontecerá cada uma delas.

Uma comunicação transparente faz toda a diferença para deixar um processo seletivo humanizado. Por isso, ela é um dos pilares do Employer Branding. Conheça outras melhores práticas de EB e como elas podem melhorar seu recrutamento online!

Ah! E não se esqueça que, para fazer um processo seletivo, presencial ou online, você pode contar sempre com a gente!
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