A qualidade de vida no trabalho contribui para a melhoria da produtividade dos colaboradores, que ficam mais dispostos e motivados, além de entregar grandes resultados.
Cada vez mais o tópico qualidade de vida no trabalho vem sendo discutido. E não é para menos: profissionais buscam empresas em que, além de um bom salário e benefícios, sua saúde física e mental seja vista como prioridade, assim como um ambiente de trabalho que garanta bem-estar aos colaboradores.
Investir na qualidade que o trabalhador encontra no espaço corporativo envolve custos mínimos se comparados à falta desse recurso. Afinal, equipes insatisfeitas tornam-se improdutivas e erram mais, sem contar que a rotação de pessoas na equipe acaba sendo alta, gerando gastos que poderiam ser evitados, como o da demissão e da realização de processos seletivos. Por outro lado, investir no bem-estar dos colaboradores traz diversos efeitos positivos, como maior comprometimento dos profissionais. Segundo a Sodexo, empresas que se preocupam com essa questão são, em média, 86% mais produtivas.
A importância da qualidade de vida no trabalho
Você pode estar se perguntando: o que é qualidade de vida no trabalho e qual a importância dela? Nós respondemos! Não basta apenas oferecer espaços de lazer para os funcionários, como mesa de sinuca ou videogames. A qualidade de vida vem somada à mudança de hábitos dentro da empresa.
Respeitar os profissionais nos aspectos físico e mental é um bom começo para garantir boas condições de trabalho, assim, como lugar e equipamento propícios para a realização do serviço, boa comunicação interpessoal e bons líderes.
Outras mudanças, como a melhoria da iluminação do ambiente de trabalho e otimização da comunicação interpessoal, também fazem toda a diferença.
É possível afirmar que uma empresa que investe – tempo, dinheiro e comprometimento – na qualidade de vida no trabalho e que beneficia toda a sua equipe é muito mais competitiva, porque conta com profissionais motivados e comprometidos.
Veja alguns benefícios:
Aumento da produtividade no trabalho
Tendo qualidade de vida no trabalho, o colaborador poderá produzir mais e melhor. Mais felizes e motivados, todos podem seguir em uma mesma direção e entregar resultados fora da curva.
Melhoria do clima organizacional
O clima organizacional representa a atmosfera psicológica da empresa. Ou seja: como os profissionais percebem o ambiente de trabalho e são impactados por ele. Falta de comunicação e o pouco comprometimento no trabalho podem, por exemplo, pesar o clima e prejudicar a produtividade dos funcionários.
Ter um bom clima garante um ambiente mais leve e propício ao trabalho em equipe, além de entregas mais efetivas. A qualidade de vida garante profissionais mais comprometidos, alinhados e dispostos a contribuir, por isso o clima de trabalho é imediatamente aprimorado, tornando-o melhor às partes interessadas.
Aumento na atração de talentos
Apesar do grande volume de mão de obra disponível no mercado, adquirir talentos é uma tarefa difícil, pois poucos profissionais apresentam competências técnicas e comportamentais específicas para assumir um cargo. Melhorar a qualidade de vida na sua empresa faz com que novos talentos sejam atraídos, afinal, pessoas buscam trabalhar em empresas que ofereçam espaços assim. Além disso, os atuais funcionários passam a falar bem da empresa onde trabalham para amigos e familiares, fazendo a organização ser bem-vista pelo mercado de trabalho.
Como melhorar a vida das equipes?
Algumas ações são fundamentais para proporcionar aos funcionários boas experiências no ambiente de trabalho.
Promova equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do colaborador, deixando claro qual a jornada de trabalho e indicando que horas extras devem ser feitas apenas quando for realmente necessário. Incentive quem tem um banco de horas muito alto a tirar um dia de folga.
Fora isso, incentivar práticas saudáveis, como boa alimentação e realização de exercícios físicos é importante. Além de melhorar a qualidade de vida do colaborador, aumenta a disposição no trabalho e o torna mais produtivo.
Se couber no orçamento da empresa investir em sala de jogos os descansos, ótimo. No entanto, aposte em melhorar questões como luminosidade, acústica e temperatura do espaço de trabalho, além da ergonomia dos móveis de escritório.
Também é importante que a comunicação na empresa seja de qualidade. Treine seus gestores para que saibam dialogar e passar feedbacks humanizados.
Agora que você já sabe da importância de promover a qualidade de vida, responda: sua empresa está preenchendo os requisitos? Faça uma autoavaliação e comece hoje mesmo a ter uma nova atitude!
Bom Dia vaga de empregos, Eu, formado em TSB: ( SAÚDE BUCAL) desde já agradeço,
obrigado pela
atenção, oportunidade e preferência.
Oi, José. Tudo bem?
Na Cia de Talentos só trabalhamos com estágio e trainee. No Bettha.com você encontra algumas vagas de efetivo: http://www.bettha.com