Capital humano é a base principal da gestão de pessoas. Assim, utilizando técnicas de RH, é possível conciliar os objetivos dos colaboradores e melhor o desempenho da empresa
Para uma boa gestão de pessoas, é necessário que os envolvidos na gestão estejam em sintonia com as equipes e identifiquem os perfis mais adequados à cultura para focar em ações de engajamento, desenvolvimento e motivação dos mesmos — ações que devem estar alinhadas com o planejamento estratégico da empresa.
Para que a administração de pessoas seja eficiente, é preciso identificar essas necessidades de ambos os lados, para que medidas possam ser tomadas. Embasar as decisões de sua empresa nos pilares da gestão de pessoas possibilita uma atuação ainda mais eficaz e estratégica.
Afinal, quais são os pilares da gestão de pessoas?
1. Motivação
Essa é a base para que a gestão do capital humano traga resultados, afinal, pessoas motivadas são mais produtivas e conectadas com a empresa.
Combater os fatoes que matam a motivação, como inflexibilidade, fata de propósito, cultura e ambiente desagradáveis, por exemplo, é fundamental, assim como saber identificar casos de desinteresse.
Lembre-se um funcionário desengajado com o trabalho e com o ambiente pode afetar toda a equipe: a motivação está atrelada ao engajamento e engajar os colaboradores se tornou necessidade pata produzir resultados e evitar a perda de talentos.
Portanto, para evitar o turnover e motivar seus funcionários, procure saber o que os liderados desejam, como remuneração elevada, home office, benefícios e etc; estabeleça metas e novos objetivos desafiadores, mas reais – colocar metas muito altas o risco de não as atingir é grande e isso pode desmotivar. Condições de igualdade de salário e oportunidades e feedbacks contínuos e humanizados também são uma forma de motivar quem trabalha com você.
Leia mais: Feedback humanizado: o jeito saudável de dar retorno aos funcionários
Investir no processo seletivo é outro modo de ter em seu time profissionais alinhados com a cultura organizacional da sua empresa. Com o Bettha.com você encontra soluções que vão fazer de seu processo seletivo um grande sucesso – para sua empresa e para os candidatos. Com assessments e jornadas de autoconhecimento e skills essenciais para o mercado, nós desenvolvemos para selecionar. Fale com nosso time.
2. Liderança
Bons líderes são a base de uma equipe de alta performance. Seu time trabalha mais motivado e engajado quando liderado por alguém que possa ser espelhado. Sendo assim, é cabível ao RH desenvolver os líderes das empresas, de forma que eles estejam aptos a se tornar referência aos colaboradores.
Lembre-se: além de habilidades técnicas, bons líderes também têm boas referências de soft skills, como comunicação, olhar humanizado e bom relacionamento.
3. Comunicação
Boa comunicação é um pilar essencial para a organização e, por isso, é uma meta importante para a gestão de pessoas. Um gestor deve se comunicar de forma transparente e segura, fazendo com que os talentos se sintam em um ambiente confortável para expor suas ideias e fazer a diferença. Pessoas querem ser ouvidas e, quando sentem que não existe esse espaço de fala, ficam desmotivadas.
4. Cooperação
Cooperação é palavra de ordem em empresas que são destaque no mercado. Uma visão mais focada para competição pode criar ruídos no ambiente de trabalho, ao passo que criar um ambiente mais colaborativo deixa as equipes – e pessoas – mais saudáveis. É importante que a equipe de gestão proporcione a integração e parceria entre os funcionários, para que exista desenvolvimento os objetivos possam ser alcançados.
Trabalhar em equipe fortalece a ligação entre membros e líderes.
5. Capacitação
Por fim, capacite seus profissionais! Esse é um aspecto cada vez mais importante para a gestão de pessoas. Garantir o desenvolvimento dos talentos é uma das formas de garantir que eles continuem na empresa. Além de que profissionais mais capacitados produzem resultados mais satisfatórios e inovadores.
Assim como no desenvolvimento de líderes, a capacitação de equipes precisa ir além de treinamentos esporádicos e apenas relacionados às habilidades técnicas. Vale também incentivar seus funcionários a se desenvolverem técnica e intelectualmente, de forma contínua.
6. Competência
Quais são os pontos fortes e fracos do seu time? Cada profissional tem algo a aprender e a ensinar e a gestão de pessoas pode ser bastante eficiente se conseguir canalizar as características mais marcantes de cada membro do grupo.
Muitos desconhecem algumas capacidades que podem ser usadas a favor da empresa e deixam de investir no autoconhecimento. A avaliação de desempenho por competência é um medidor da capacidade produtiva e verificação do perfil de cada funcionário.
Remanejar funcionários internamente pode ajudar na motivação e renovar as baterias dos profissionais na hora de se dedicarem, produzindo mais na nova função. O engajamento começa no movimento de tornar o capital humano o centro de atenção da empresa! Afinal, quanto mais participativo é um funcionário, maior a chance dele abraçar a cultura organizacional.
7. Participação
As empresas se tornam mais competitivas quando permitem que seus funcionários participem mais de perto das decisões. Projetos e objetivos corporativos devem ser de conhecimento dos funcionários, pois a participação dos setores, mesmo que alguns tenham atuação mais acentuada que outros, melhora a produtividade, aumenta o faturamento e a rentabilidade.
Parece clichê dizer isso, mas pessoas realmente são o bem mais valioso de uma empresa e o ser humano carece de estímulos para identificar oportunidades e desenvolver um bom trabalho. A gestão de pessoas busca, justamente, encontrar as melhores formas de engajar, motivar e desenvolver a relação humana nas equipes, prezando sempre pela comunicação direta e cooperação. Sua empresa está desenvolvendo uma boa gestão de pessoas?
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