Você tem consciência do impacto que a existência de um propósito em uma equipe pode causar na organização? Descubra como tornar tangível o propósito no trabalho e como promovê-lo para aumentar a produtividade e o engajamento na equipe.
Estudos mostram que quando as pessoas acreditam que seu trabalho é importante, elas têm 4x mais chances de se engajar, são mais motivadas, aprendem mais rápido e são mais bem-sucedidas.
Uma pesquisa com mais de 502 líderes revelou que, enquanto 79% dos líderes pensam que conectar seu pessoal a um objetivo inspirador é fundamental para o sucesso, apenas 27% dizem que adotam um objetivo regularmente ao trabalhar com suas equipes.
Fechar a lacuna entre a ideia estimulante de propósito e sua prática transformadora para impulsionar o engajamento, a motivação e a satisfação dos funcionários, pode ser a tarefa mais importante dos líderes organizacionais modernos.
Por que o propósito no trabalho é importante na atualidade?
O anseio pelo propósito no trabalho não é algo novo, é um desejo universal.
Em 1974, o historiador Studs Terkel publicou suas descobertas em entrevistas com mais de 130 pessoas em diversas ocupações. Ele descobriu que, para a maioria, o trabalho é “uma busca pelo significado diário e pelo pão cotidiano, pelo reconhecimento e pelo dinheiro, pela surpresa e não pelo torpor; em resumo, para um tipo de vida, em vez de morrer de segunda a sexta-feira. ”
Como as descobertas de Terkel enfatizam, gastamos uma média de 35% de nossas vidas no trabalho. Portanto, não é de se surpreender que a maioria das pessoas queiram um propósito no trabalho.
Nos últimos 40 anos, os pesquisadores confirmam que as pessoas parecem ter uma necessidade inerentes por um trabalho significativo. Atualmente, experimentar um senso de propósito no trabalho nunca foi tão importante.
Um estudo mostrou que 83% das pessoas em diversas ocupações dizem que encontrar propósito no trabalho é uma prioridade diária. Além disso, mais de 50% indicam que aceitariam um emprego menos remunerado desde que houvesse propósito.
A geração Y começou a propagar o lema que, trabalho não era só para obter dinheiro e pagar contas. Certamente deveria vir com um propósito centrado no ser humano.
Hoje, se uma organização não tem presença digital, ela torna-se irrelevante. Parece que o mesmo acontecerá nos próximos anos, se as organizações não forem orientadas por propósitos reais e humanos.
Qual é o propósito no trabalho e como promovê-lo no time?
Propósito geralmente significa a razão pela qual algo é feito ou criado, a razão de sua existência. Quando aplicado ao trabalho, o propósito é a nossa utilidade e nossa contribuição – a razão pela qual nos move.
Por isso, quando as pessoas podem ver claramente como seu trabalho contribui para os outros, elas tornam-se mais felizes.
Por quê?
Primeiro porque quando o objetivo é incorporado à cultura de uma organização, ele reorienta constantemente as pessoas para se concentrarem na contribuição.
Os neurocientistas descobriram que os seres humanos estão conectados ao altruísmo. O que é algo extremamente poderoso.
Quando pensamos em nosso impacto sobre os outros ou ajudamos diretamente alguém, obtemos ocitocina, dopamina e serotonina.
A ocitocina apoia a empatia e o vínculo social. A dopamina desempenha um papel importante na motivação e movimento. Já a serotonina regula o humor. O que resulta em engajamento, motivação e realização.
Segundo, o propósito dura mais como motivador do que as realizações ou resultados. Os resultados empurram as pessoas a curto prazo. Porém, um propósito maior e centrado nos outros, as atrai a longo prazo. Portanto, cultivar uma força de trabalho motivada, realizada, engajada e corajosa, começa pelo propósito.
O propósito dura mais como motivador do que as realizações ou resultados. Os resultados empurram as pessoas a curto prazo. Porém, um propósito maior e centrado nos outros, as atrai a longo prazo. Portanto, cultivar uma força de trabalho motivada, realizada, engajada e corajosa, começa pelo propósito.
3 maneiras de conectar pessoas com o propósito
Uma das funções mais influentes de um líder é a capacidade de inserir propósitos no trabalho e permitir um significado positivo. Porém, não basta “ter um objetivo”. Os líderes devem criar uma cultura que promova o propósito de fato.
Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
1. Mostre regularmente às pessoas como o trabalho delas beneficia outras pessoas
Infelizmente, há uma desvalorização em certos trabalhos como se eles fossem menos importantes ao mundo. Entretanto, todo e qualquer trabalho, beneficia os outros. Desde o empacotador no supermercado ao lixeiro.
Se você deseja um antídoto para evitar o alto turnover, mostre às pessoas como elas são importantes.
Conectar pessoas ao propósito mostra como o trabalho delas é importante. E os resultados podem ser transformadores.
Aqui estão algumas práticas para mostrar às pessoas como o trabalho delas beneficia outras:
- Durante a integração, verifique se as pessoas se conectam cedo e frequentemente a um beneficiário do trabalho – as histórias diretas funcionam melhor.
- Ao delegar ou atribuir algo, antes de dizer às pessoas o que fazer e como fazê-lo, mostre por que isso é importante em uma narrativa envolvente.
- Ao dar feedback e reconhecimento positivos, não diga a alguém que “fez um bom trabalho”, mostre especificamente a diferença que eles fizeram.
- Convide os funcionários a contar suas próprias percepções sobre o impacto sobre os outros.
2. Ajude as pessoas a vincular suas tarefas diárias a um propósito maior
Quando John F. Kennedy estava prestes a fazer um discurso para lançar as missões Apollo, ele passou por um zelador e perguntou: “O que você faz aqui?”
O zelador respondeu: “Estou colocando um homem na lua, senhor Presidente” e voltou a esfregar o chão.
Esta história lendária e bem contada é inspiradora, mas como os líderes da NASA mantiveram um foco claro nesse objetivo maior, entre uma equipe dispersa de 300.000 pessoas, é instrutivo para os líderes atuais.
Em um estudo das práticas organizacionais da NASA, os pesquisadores descobriram que cada unidade funcional tinha uma “escada para a lua”. Isto é, uma visão tangível de como as tarefas de cada grupo alcançavam objetivos tangíveis que permitiriam um pouso na lua.
Ser capaz de ver claramente como uma tarefa, por menor que seja, contribui para um objetivo maior é fundamental.
Aqui estão algumas práticas importantes para conectar as tarefas diárias das pessoas ao objetivo maior:
- Certifique-se de que cada equipe tenha uma “escada para o objetivo” e que todas as pessoas e posições possam ver como suas principais tarefas e processos de trabalho atendem aos objetivos mensuráveis que permitem que o objetivo seja entregue.
- Forneça espaço para cada indivíduo criar sua própria declaração de propósito e forneça um caminho claro de como ele se conecta ao cumprimento do propósito da organização.
- Garanta que a organização tenha uma declaração de propósito clara e focada na contribuição e que possa ser articulada em todos os níveis.
- Avalie regularmente se os funcionários podem articular a maior contribuição que suas tarefas principais permitem.
- Proponha uma discussão diária sobre o tema.
3. Torne as metas de contribuição mais importantes que as metas de conquista
O que uma cultura recompensa é tipicamente o que uma cultura se torna. Por isso, a maioria das organizações recompensa involuntariamente por comportamentos “egoístas”.
Cultivar uma força de trabalho intencional significa repensar tanto a natureza dos propósitos que as pessoas estabelecem, quanto os propósitos que as pessoas são recompensadas por alcançar.
Podemos dizer que aqueles que estabelecem metas centradas em outros, experimentam mais motivação. Além de aprenderem mais e terem relacionamentos mais positivos do que os que não o fazem.
Aqui estão algumas práticas para tornar as metas de contribuição mais importantes do que as metas de realização:
- Reveja as metas estabelecidas para os funcionários: a maioria das metas são orientadas para a realização ou para a contribuição?
- Estabeleça metas organizacionais que sejam medidas pelo seu impacto relativo nos outros, não apenas no ganho organizacional.
- Crie uma estrutura de recompensas – sim, mesmo financeira – que recompensa pelo comportamento proposital.
- Incentive os funcionários a definir metas que resultem em uma contribuição para os outros.
O propósito no trabalho não é uma tendência, é uma expectativa
A busca por propósito no trabalho não é uma tendência, é uma característica que une mais e mais pessoas.
Por isso, ao mostrar regularmente às pessoas como o trabalho delas beneficia outras, você está ajudando a vincularem suas tarefas diárias a um propósito maior. Assim, as metas de contribuição tornam-se mais importantes do que as metas de realização.
O psiquiatra e sobrevivente do campo de concentração, Viktor Frankl, escreveu que “buscar o sentido da vida é a principal força motivacional do homem”.
Empresas podem e devem liberar essa força em seu time.
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