O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um documento construído de forma conjunta com o funcionário que o orientará em seu desenvolvimento e crescimento profissional. Conheça a metodologia Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e aprenda como transformar a carreira do seu funcionário.
O RH possui um papel fundamental quando se trata do desenvolvimento de funcionários. Embora cada um precise guiar sua carreira, o RH entra como um grande apoiador, oferecendo ferramentas e recursos para que o desenvolvimento seja feito de forma saudável e crescente.
Não há nada pior para um funcionário não ter perspectivas de crescimento na empresa onde trabalha. Aliás, esse é um dos maiores motivos para demissão.
Dentre as inúmeras metodologias que cada organização pode aplicar para o desenvolvimento dos seus funcionários, o PDI, Plano de Desenvolvimento Individual, é, de longe um dos mais eficazes.
O que é o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
O PDI é um documento que informa todas as ações que o funcionário deve realizar para conquistar a tão sonhada promoção. Basicamente, podemos considerar o PDI como um roteiro que irá orientar o funcionário no desenvolvimento pessoal e profissional.
Tal documento possui metas e prazos para que o funcionário possa ter uma cadência nas ações e consiga, de forma consistente e estratégica, se desenvolver.
Passo a passo para construir um PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
1 – Alinhamento
Analise o momento do profissional, do cargo desejado e a empresa em relação ao que o funcionário busca. Afinal, ambos precisam estar caminhando na mesma direção para que o resultado seja satisfatório.
2 – Mapeamento de soft e hard skills
Faça um mapeamento completo das soft e hard skills do funcionário. Além disso, inclua pontos fortes e fracos – que precisam de melhorias, desempenho e suas ambições. Vale incluir também suas experiências, formações e outras habilidades para que o documento seja o mais completo.
Temos um material gratuito e exclusivo que o auxiliará a fazer a avaliação de soft skills. Clique aqui e baixe gratuitamente o Guia de Avaliação de Soft Skills!
3 – Definição de estratégias
Aqui deve constar todas as ações que devem ser cumpridas pelo profissional. Vale dizer que, todas as ações precisam ser realizadas por etapas e cada uma deve ter um prazo a alcançar. Essas ações são tarefas que devem ser feitas no dia a dia e que vão ajudá-lo a se desenvolver.
4 – Acompanhamento
Embora seja de responsabilidade do profissional cumprir com o que consta no documento, o líder não deve se ausentar durante o processo. O ideal é que ao longo do cumprimento do Plano de Desenvolvimento Individual, o líder possa dar feedbacks e orientá-lo para que não se perca o foco.
Modelo de Plano de Desenvolvimento Individual
No geral, os modelos são bem semelhantes, o que muda de fato é o conteúdo ali inserido, que depende do cargo que se quer alcançar.
Abaixo dois modelos de plano de desenvolvimento individual, um para estudante e outro para vendedor.
Estudante
Vendedor
Para outros modelos, acesse aqui.
No geral, o Plano de Desenvolvimento Individual é a melhor forma para ter um desenvolvimento sólido e alcançar resultados. De certa forma, o PDI estimula o funcionário a se dedicar para cumprir com as metas propostas. Pois, o profissional sabe que o sucesso está nas mãos dele.
Você aplica o PDI na sua empresa? Os resultados têm sido satisfatórios? Conte nos comentários.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks