A forma como as pessoas interagem com as empresas e se candidatam a vaga de trabalho está mudando. Nem sempre é possível encontrar talentos apenas publicando um anúncio e esperando que os melhores batam à sua porta.
Para ter sucesso nos processos seletivos, você precisa desenvolver um pipeline de talentos. Desse modo, você pode selecionar aqueles profissionais que estão mais alinhados com sua empresa e construir uma relação com eles.
Nunca ouviu falar nesse termo ou não sabe muito bem como funciona? Continue a leitura e entenda o que é e como criar um pipeline de talentos que seja eficiente para sua empresa!
O que é um pipeline de talentos?
Pipeline de talentos é um banco de dados de profissionais que já foram avaliados por sua empresa e estão prontos para ocupar uma vaga. Esse banco de talentos pode ser composto por dois grandes grupos:
- Funcionários com potencial para serem promovidos
- Candidatos externos
O pipeline de talentos também pode engajar candidatos passivos. Isto é, criar conexões com profissionais sem que você esteja oferecendo uma vaga em particular.
Quais são as principais vantagens?
Um pipeline de talentos com candidatos ativos e passivos ajuda no planejamento das contratações da sua organização.
Com um grupo de talentos ideais e à disposição da sua empresa, o custo e o tempo de contratação de novos funcionários podem ser consideravelmente reduzidos. Mas a maior vantagem de ter um pipeline de talentos em execução é garantir que haverão candidatos prontos para quando for necessário, inclusive em emergências.
Imagine a seguinte situação: um funcionário, que está na empresa há cerca de três anos e gerencia uma equipe de várias pessoas, decide pedir demissão. Com um pipeline de talentos, fica bem mais fácil encontrar um substituto à altura.
Mas como é preencher um pipeline de candidatos talentosos? É isso que você confere a seguir.
Como construir um pipeline de talentos
Construir um pipeline de talentos é nutrir os relacionamentos com seus candidatos em potencial. Nesse sentido, existem diversas formas de desenvolver uma boa comunicação com eles. Veja:
1. Identifique seu público
Um dos grandes objetivos de um pipeline de talentos é ajudar sua empresa a encontrar as pessoas certas para cada cargo. Diante disso, qualquer estratégia de recrutamento eficiente começa com a definição de que tipo de profissional sua empresa realmente precisa.
Portanto, comece definindo sua candidate persona, ou perfil ideal de profissional que deve ocupar o cargo em questão.
2. Alimente seu pipeline de talentos com candidatos
Já criou sua candidate persona? Então chegou a hora de se concentrar em encher seu pipeline com candidatos em potencial.
Mas lembre-se: isso é um processo, portanto, deve ser feito continuamente. E uma das maneiras de manter sua empresa captando candidatos é investir no recrutamento proativo.
Algumas técnicas para alimentar seu pipeline de talentos são:
2.1 Olhe novamente para quem não foi selecionado antes
Imagine quantas pessoas sua empresa “deixou de lado” na hora de preencher cargos no passado? Então, que tal dar uma segunda olhada em candidatos que já enviaram um currículo antes? Pode ser que você já tenha conhecido o candidato ideal para a nova vaga, apenas não saiba disso. Portanto, mantenha seu radar ligado.
Aqui, vale a pena contar com a ajuda de uma consultoria especializada na separação e curadoria de talentos. Essa experiência pode ajudar a desenvolver seu pipeline e encaminhar os candidatos para as etapas de estágio e trainee.
2.2 Crie campanhas para captação de talentos
A captação tradicional de talentos dependia de anúncios e de publicidade para receber candidatos. Agora, se sua meta é construir um pipeline de talentos, a abordagem precisa ser um pouco diferente. Em vez de focar na publicidade de um cargo, você precisa desenvolver bons relacionamentos. E eventos são uma ótima forma de encontrar candidatos.
Como agora o distanciamento social é a orientação geral, sua organização pode promover algum evento online, por exemplo.
Os anúncios e a publicidade ainda são importantes. Mas precisam funcionar como um convite para o banco de talentos, sem oferecer diretamente uma vaga. Nesse sentido, uma boa forma de conseguir potenciais candidatos é trabalhando com landing pages (LP) e conteúdos voltados para a sua candidate persona.
Outra dica, é usar todo o poder das redes sociais para divulgar as iniciativas de captação de talentos da sua empresa. Como o número de mídias sociais aumenta a cada dia, você pode diversificar formatos de anúncios e conteúdos e assim engajar mais pessoas nos seus processos seletivos.
2.3 Engaje seu pipeline de talentos
Identificar os candidatos e criar bancos de dados com as informações de personas é importante. Mas para que todas essas informações sejam aproveitadas da maneira certa, você precisa cultivar os relacionamentos.
E isso funciona sendo honesto desde o seu primeiro contato com os candidatos. Deixe claro que uma eventual vaga pode não estar aberta naquele exato momento, mas que você espera contratar brevemente.
Igualmente, respeite o tempo dos interessados e os canais por onde eles preferem ser contatados. Consulte se eles preferem avisos de eventos, de conteúdos relacionados à empresa ou outras formas de manter a comunicação.
E, para tudo isso, não deixe de considerar o uso de ferramentas que facilitem o manejo de tantas informações. É praticamente impossível segmentar, organizar e deixar recursos, como a automação de comunicações, quando se está lidando com centenas de candidaturas, por exemplo.
Como você pode ver, ter um pipeline organizado melhora a qualidade das contrações e reduz o tempo que sua equipe dispensa no processo. Além disso, permite que sua empresa desenvolva um bom relacionamento com os melhores profissionais do mercado.
Agora que você já sabe como construir um pipeline de talentos eficiente, que tal potencializar ainda mais os resultados dessa estratégia? Conheça o recrutamento data driven!
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