Sua empresa tem Organograma? Nesse post, você vai descobrir a importância do organograma empresarial e suas funções dentro da organização – além de aprender a criá-lo de forma simples. Confira!
O organograma empresarial é uma excelente ferramenta para mapear a estrutura organizacional, mostrando com clareza a hierarquia entre os departamentos. Além disso, é uma forma de definir responsabilidades.
De um modo geral, podemos dizer que o organograma é a “planta” da corporação, assim como a planta de uma construção é para o engenheiro. Embora o organograma empresarial tenha diversas funções, sua função primária em uma empresa que possui muitos funcionários é ajudar na compreensão dos setores e do papel de cada um na organização.
Fundamentalmente, os organogramas beneficiam os usuários pela comunicação visual das informações, que é mais eficaz do que o texto puro. A seguir estão alguns dos principais benefícios para usar o organograma na sua empresa
7 principais funções para usar o organograma empresarial
1 – O organograma empresarial ajuda a criar e projetar a estrutura da organização para atender aos objetivos do negócio
Um organograma empresarial deve ser construído tendo como base o negócio, justamente para contribuir com o crescimento.
2 – O organograma pode orientar os funcionários a conhecer seus direitos e responsabilidades
Cientes dos seus papéis, os funcionários possuem mais facilidade para conduzir o seu trabalho com os objetivos da empresa, de modo que contribua com o seu sucesso.
3 – A ajuda do organograma divide as funções de uma empresa ou departamento
Essa clareza é essencial para que não existam conflitos por uma má comunicação ou falta de informação.
4 – Mostra as relações entre os membros da equipe da organização
O entendimento da hierarquia da organização ajuda para evitar falhas na comunicação ou gestão. Afinal, cada um sabe para quem responde.
5 – Mapeia se os funcionários estão assumindo mais de um cargo
Aqui está o pulo do gato para ajudar na retenção e assim, solucionar o problema. O organograma permite que se identifique se um colaborador está assumindo as funções de mais um cargo.
6 – Departamentos são capazes de entender e melhorar a coordenação da organização
Departamentos conseguem se integrar com mais facilidade e a manter uma comunicação mais fluída com a visualização que o organograma permite.
7 – O organograma empresarial pode ajudar a analisar o orçamento, elaborar o trabalho em equipe e gerar relatórios
É uma ferramenta útil e conhecida popularmente como “pau para toda obra”.
Passo a passo para construir um organograma empresarial
Você pode criar um organograma empresarial no Word, Power Point, Excel ou até mesmo no Outlook. Além dessas, também é possível construí-lo com as ferramentas do Google. No entanto, no exemplo abaixo, o passo a passo será no Power Point.
1 – Vá até a guia Inserir > grupo Ilustrações > SmartArt
2 – Na galeria Escolher Elemento Gráfico SmartArt, clique em Hierarquia, e escolha um dos layouts.
3 – Para inserir o texto, execute uma das seguintes ações:
Clique em uma caixa no elemento gráfico SmartArt e digite o texto.
4 – Clique em Texto no painel Texto e digite o texto.
Para mais tutoriais de como construir um organograma empresarial, acesso o Suporte do Office.
Organogramas de um modo geral devem ser da perspectiva da gestão de negócios, favorecendo a organização como um todo.
Idealmente, o organograma empresarial deve ser digital para ser prático a sua alteração sem precisar imprimi-lo a cada atualização. Contudo, ele deve ser de fácil acesso para que o RH possa consultá-lo sempre que necessário.
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