Quando falamos em mindset, estamos nos referindo ao modelo mental de uma pessoa. Já o mindset digital tem ver com a capacidade de usarmos diferentes “lentes” para entender o que está acontecendo no mundo. Só assim, podemos agir e gerar transformação.
5 tipos de mentalidade digital
Não é porque uma pessoa tem um mindset digital que ela pensa e age dessa maneira. Quando pensamos no trabalho de uma equipe, é importante considerar a riqueza de diferentes pontos de vista. É isso o que ajuda a trazer as melhores soluções para os desafios que se apresentam.
Por isso, conheça abaixo os 5 tipos de mentalidade digital e aproveite para considerar qual – ou quais – podem ser desenvolvidos no seu time.
Fluência digital
É o perfil que está sempre atualizado com as novas tecnologias e é capaz de entender os impactos e as oportunidades. Entende como essas tecnologias irão influenciar o setor, o negócio, as pessoas e até mesmo as carreiras delas.
Além disso, usa a tecnologia no dia a dia para aprender, se conectar, colaborar e gerar soluções. Sabe como aproveitá-la para facilitar a vida das pessoas, aumentar a produtividade e promover transformações.
Futurista
Se sente confortável em explorar o novo e o desconhecido. Encara obstáculos e desafios como oportunidades e sabe lidar bem com situações de incerteza e de ambiguidade, se adaptando e criando novos caminhos.
Também demonstra curiosidade e questiona o status quo, explorando e projetando diferentes cenários. É ousado e corajoso na hora de assumir riscos para criar o futuro.
Explorador
É o típico solucionador de problemas, que tira as ideias do papel por meio de um processo que envolve experimentação, testes, coleta de evidências, avaliação e correção dos problemas. Suas decisões são analíticas e sempre orientadas a dados.
Com abertura a novas ideias, é uma pessoa que valoriza diferentes perspectivas e pontos de vista. É capaz de explorar e executar novas possibilidades para promover mudanças.
High touch
Com atitudes empáticas, procura entender a situação pela perspectiva do outro. É favorável ao diálogo e não se incomoda com a divergência de opiniões, já que elas podem gerar soluções transformadoras.
Tem suas habilidades socioemocionais como ponto forte, que ajudam a criar um ambiente colaborativo, onde as pessoas se sentem à vontade para expor suas vulnerabilidades.
Obcecado pelo cliente
Acompanha tudo sobre os novos hábitos e comportamentos de consumo e conhece o cliente em profundidade. Por isso, consegue buscar as melhores soluções, que atendam as necessidades e expectativas apresentadas.
Seu olhar é sempre a partir da perspectiva do cliente e está em constante avaliação do impacto de suas ações e decisões.
Agora que você já sabe o que é mindset digital, como ele pode contribuir para os resultados da sua equipe e quer desenvolver seu time, entre em contato com a D&C.
como que faz pra conseguir trabalhar na mondelez como promotor?
Olá, Ramires. Tudo bem? Nós só trabalhamos com os processos de estágio e trainee da Mondelez. Abraços!