O mapa de jornada do candidato é um processo de criação de uma representação visual de toda jornada e suas etapas que um candidato deve passar até se tornar um colaborador da empresa.
O mapeamento é uma ótima maneira de aperfeiçoar a estratégia de employer branding da empresa e, consequentemente, melhorar a experiência de candidato. Além disso, pode ajudar sua empresa a entender melhor suas necessidades, desejos e medos nos diferentes estágios da jornada.
Os benefícios não param por aí: essa visualização com início, meio e fim, facilita na produção de conteúdo para cada canal, na identificação de qual canal é mais eficiente e onde você deve alocar mais recursos.
Como resultado, você poderá recrutar as pessoas certas para sua empresa de maneira mais rápida e com menos custos.
Entendendo os elementos do mapa de jornada do candidato
Ao iniciar o mapa de jornada do candidato, é importante entender dois elementos importantes: as etapas da jornada e os pontos de contato.
1. Etapas da jornada do candidato
Durante a jornada, os candidatos passam por seis etapas diferentes:
- Awareness
- Consideração
- Interesse
- Aplicação
- Seleção
- Contratação.
No entanto, devido a vários pontos de contato de candidatos possíveis, cada candidato tem uma jornada única.
2. Pontos de contato da jornada do candidato
Durante cada um dos seis estágios da jornada, os candidatos podem ter várias interações com a sua marca e com os seus colaboradores, tanto no ambiente online quanto no offline. Veja, um candidato pode:
- Ver seu anúncio de emprego em um quadro de empregos.
- Visitar o seu site.
- Verificar as classificações da sua empresa em sites que tenham esse foco ou nas famosas planilhas que circulam pela internet e oferecem depoimentos anônimos e sinceros dos colaboradores.
- Visitar as redes sociais da empresa.
- Juntar-se à sua rede de talentos.
- Conversar com o representante da sua empresa em uma feira de carreiras ou contratações.
- Candidatar-se a vaga através do site.
- Ser chamado para a entrevista, etc.
Como mapear uma jornada do candidato?
O mapeamento é um tanto fácil e pode ser dividido em cinco etapas:
Etapa 1: defina a persona
A primeira coisa que você precisa fazer é determinar a persona do candidato, isto é, uma representação semi-ficcional do candidato ideal para que se tenha uma ideia clara de quem você está mapeando.
A persona é definida por elementos comportamentais como: habilidades, características, necessidades, objetivos, ideias, sentimentos, opiniões, expectativas etc..
Essa etapa é fundamental para o sucesso e clareza de informações das próximas etapas, pois diferentes candidatos podem ter jornadas completamente diferentes.
Por exemplo: um jovem recém-formado à procura de uma posição de nível de entrada pode ter uma jornada de candidato completamente diferente de um veterano ou um desenvolvedor experiente.
Etapa 2: configure a estrutura de estágios da jornada do candidato
Diferentes estágios pelos quais os candidatos passam são a pedra angular do seu mapeamento de jornada do candidato.
Nessa etapa desenhamos melhor as seis etapas de uma jornada do candidato mencionadas anteriormente:
- Awareness: os candidatos ficam cientes da sua marca.
- Consideração: os candidatos pesquisam sobre a sua empresa e seus concorrentes.
- Interesse: os candidatos escolhem a sua empresa como seu empregador favorito.
- Aplicação: os candidatos aplicam-se aos seus cargos em aberto.
- Seleção: os candidatos passam pelo processo de seleção.
- Contratação: os candidatos se tornam seus novos funcionários.
Esses são os estágios mais comuns de comportamento pelos quais todos os candidatos passam. Assim, você pode incluir outras etapas, se necessário.
Etapa 3: identifique as necessidades dos candidatos em cada estágio
Cada etapa de uma jornada do candidato é impulsionada pelas necessidades dos seus candidatos.
Quais são os principais desejos e necessidades dos seus candidatos em cada um dos estágios? Quais pensamentos e sentimentos direcionam seus comportamentos?
Geralmente são esses os principais questionamentos dos candidatos em cada etapa:
- Awareness: “o que essa empresa faz?”
- Consideração: “o que há para mim por lá?”
- Interesse: “o que torna essa empresa diferente das demais?”
- Aplicação: “eles receberam minha candidatura?”
- Seleção: “eles gostam de mim? Eu gosto deles?”
- Contratação: “Yes! Consegui o emprego!”
Etapa 4: descobrir os pontos de contato da jornada do candidato
Impulsionados por suas necessidades, os candidatos se engajam e interagem com sua marca e colaboradores.
Essas interações são chamadas de touchpoints de jornada do candidato.
Nesta etapa, o seu objetivo é descobrir todos os pontos de contato possíveis que o seu candidato pode ter com sua empresa em uma determinada etapa da jornada candidata. Para o sucesso dessa tarefa é extremamente importante que a persona seja realizada e esteja bem definida.
Esta etapa pode parecer um tanto exaustiva no início, já que existem muitos pontos de contato diferentes a considerar. Apesar disso, em cada estágio, pergunte-se:
- Awareness: “como e onde eu descobriria sobre a empresa pela primeira vez?”
- Consideração: “como eu ficaria sabendo sobre a proposta de valor para os colaboradores da empresa?”
- Interesse: “como eu encontraria informações para comparar essa empresa com as concorrentes?”
- Aplicação: “o que eu faria quando decidisse candidatar-me a uma posição aberta? Como eu me candidataria?”
- Seleção: “o que eu faria durante o processo de seleção?”
- Contratação: “o que eu faria se eu fosse contratado?”
Outras maneiras de obter as respostas é buscá-las com os recém-contratados, realizar uma pesquisa online com os candidatos atuais e com os anteriores.
Etapa 5: gere uma lista de canais
Essa etapa consiste em descobrir onde os pontos de contato do passo anterior ocorreram.
Olhe para a lista de pontos de contato e pergunte a si mesmo onde essas interações aconteceram. Em que contexto? Por qual canal? Essa é uma questão muito importante porque a mesma interação pode acontecer em muitos canais diferentes.
Por exemplo, candidatos insatisfeitos que acham que foram maltratados durante a entrevista de emprego podem compartilhar sua experiência negativa de candidato por meio de diversos canais:
- reclamar para seus amigos mais próximos e familiares,
- compartilhar sua experiência negativa nas redes sociais,
- deixar uma avaliação negativa do processo de contratação em sites de avaliação.
Etapa 6: criar uma visualização gráfica
Com as etapas anteriores definidas, é hora de criar uma representação visual, no caso, o mapa da jornada do candidato.
Nesta etapa, você reunirá todas as informações colhidas nas etapas anteriores e as combinará em um mapa visual.
Algumas equipes de RH gostam de mapear a jornada do candidato usando post-its, já outras preferem esboçar uma jornada no quadro branco e incluir marcadores… Não há um jeito certo ou errado de fazer isso. Escolha o método que for melhor para você e sua equipe.
Veja alguns exemplos para se inspirar:
O importante é que o mapa visual combine visualmente todos os insights relevantes das informações que você tem em mãos de uma maneira simples de entender.
Como usar o seu mapa de jornada do candidato?
Com o mapa de jornada do candidato feito, vamos entender como usar o seu mapa de maneira que traga produtividade e ótimas experiências:
Etapa 1: analise!
O mapa de viagem do candidato que você criou é uma ótima ferramenta para analisar todo o seu processo de recrutamento em todos os possíveis pontos de contato.
Seu objetivo é descobrir quão boa (ou ruim) é a sua empresa em cada ponto de contato específico ao longo da jornada do candidato.
Faça uma pesquisa através do Google, entreviste os colaboradores recém contratados, faça pesquisas de experiência de candidatos, analise os comentários que você encontrar em redes sociais e sites de avaliação, e por último, mas não menos importante, analise as métricas do sistema que você usa para essa finalidade.
Ao realizar uma pesquisa completa, você terá insights sobre os pontos fortes e fracos do seu processo de contratação, e identificar onde estão os gargalos e quais são as boas práticas.
Etapa 2: melhore
Coloque todos os seus resultados de pesquisa em prática e melhore os gargalos que você descobriu. Certifique-se de definir suas prioridades.
Determine o prazo e os recursos (pessoas, tecnologia, ferramentas e orçamento) que você precisará para melhorar cada ponto de contato específico da jornada do candidato.
O mapa de jornada do candidato é uma excelente ferramenta para diagnosticar sua empresa e seu processo seletivo. É uma ótima maneira de visualizar a relação com o candidato! Por isso, não deixe de implementar essa ação! Garanta que sua empresa seja melhor que ontem, todos os dias!
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