Selecionamos os melhores livros sobre gestão de pessoas para profissionais de RH ou líderes de qualquer departamento!
Confira 8 livros – um para cada mês do ano – para aprender a ter uma gestão eficiente e um time engajado!
Os melhores livros sobre gestão de pessoas
1 – Gestão de Pessoas (Idalberto Chiavenato)
Leitura obrigatória para qualquer profissional de RH ou com cargo de liderança!
O livro fala sobre os novos desafios da gestão de pessoas. Dessa forma, direciona a atenção do leitor para seis ações que se conectam em rede: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e, por fim, aplicar pessoas.
Essas ações em conjunto constituem a base do livro. Além disso, constituem também a base da gestão de qualquer equipe dentro de uma organização.
2 – Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)
Esse livro possui mais de 30 milhões de cópias vendidas e já está na sua 51º edição. A clássica obra de Carnegie oferece conselhos sólidos e de eficiência comprovada. Assim, ao longo de décadas, permitiu que centenas de pessoas subissem as escadas em direção ao sucesso em sua vida profissional quanto pessoal.
Dessa forma, considerado um dos livros mais inovadores de todos os tempos, o livro traz diversas lições práticas para te ajudar a se relacionar cada vez melhor com pessoas.
3 – Grandes decisões sobre pessoas (Claudio Fernándes-Aráoz)
A capacidade de encontrar, contratar, integrar e reter pessoas talentosas e competentes é, em todos os níveis de liderança, uma habilidade fundamental. Porém, a maioria das pessoas sentem uma grande dificuldade em tomar grandes decisões, geralmente devido a falta de treinamento.
E aí que entra a obra – preenchendo essa lacuna. Dessa forma, oferece uma verdadeira aula de conceitos como ferramentas práticas para decisões bem sucedidas de contratação. Assim, o autor apresenta diretrizes simples, insights e orientações práticas que abrangem toda a gama de problemas inerentes à contratação, promoção e delegação de importantes responsabilidades aos grandes empreendedores.
A obra de Fernándes-Aráoz, então, é uma abrangente fonte de referência concebida para os gestores que desejam aprimorar sua competência pessoal em contratação e promoção de pessoas e a todos que possuem interesse pela área.
4 – Equipes 100% energizadas (Heike Bruch e Bernd Vogel)
A energia de uma organização é mutável. Entretanto, quem a administra pode ser tanto uma fonte de vitalidade como de destruição do núcleo de energia de uma empresa.
Assim, todos os líderes podem aprender a impulsionar a energia positiva de suas equipes através de ferramentas e estratégias que podem ajudá-lo a desenvolver essa habilidade.
Equipes 100% energizadas mostra como usar a matriz energética organizacional para diagnosticar o estado de energia de sua própria empresa. Ao avaliar a energia presente na organização ou departamento, é possível aprender a melhorar o ambiente. O mapeamento é realizado pela Pesquisa de Clima organizacional. Você pode baixar gratuitamente o questionário da pesquisa aqui.
5 – O poder de delegar: Aumente sua eficiência e melhore sua vida pessoal e profissional (Donna M. Genett)
Uma das tarefas de um líder é delegar. Entretanto, muitos ainda tem medos ou querem ter o total controle das tarefas. Assim, preferem ficar sobrecarregados do que abrir mão de trabalhos que podem ser executados pelo time.
A obra, então, mostra a importância de delegar com objetividade e detalhamento para que as tarefas sejam executadas com maestria. Os benefícios de delegar da maneira certa são: tempo, a tranquilidade e o distanciamento essenciais a uma gestão competente.
6 – O monge e o executivo – James C. Hunter
Clássico contemporâneo, a obra conta a história de um empresário que abandona sua carreira para se tornar monge em um mosteiro. A história, então, embala os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Através de conceitos sobre liderança e o convívio com os outros, ajuda-nos a nos tornarmos pessoas melhores. Dessa maneira, permite abrir caminho para o sucesso duradouro.
Assim, se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.
7 – Gerenciando pessoas: Os melhores artigos da Harvard Business Review sobre como liderar equipes (Harvard Business Review)
São 10 artigos selecionados pela Harvard Business Review entre centenas de textos publicados para maximizar o desempenho e a satisfação de sua equipe.
Escritos com clareza e objetividade por professores e pensadores que são referências mundiais pela qualidade de seus trabalhos e ideias. Algumas lições que são aprendidas neste livro: adequar seu estilo de gestão à necessidade de seu pessoal, ajudar os gestores e líderes de equipe de primeira viagem. Além disso, desenvolver confiança pedindo a opinião e a colaboração dos outros, gerenciar o seu chefe e muito mais!
8 – Descubra seus pontos fortes (Donald O. Clifton e Marcus Buckingham)
O livro é baseado em pesquisas realizadas pelo Instituto Gallup com mais de 2 milhões de pessoas, e muda a maneira de pensar sobre o aprimoramento de nosso desempenho profissional. Os escritores, então, descobriram que a maioria das empresas dão pouca ou nenhuma atenção aos pontos fortes de seus colaboradores. Dessa forma, preferem investir tempo e dinheiro para corrigir suas fraquezas, achando que estão ajudando as pessoas a atingirem suas melhores versões. “Descubra seus pontos fortes” ensina a como mudar esse mindset.
Aprenda a dominar a arte de gerir pessoas através deste livro prático. Nele são definidas as variáveis que determinam o comportamento, a relação do gestor ele próprio, com o seu trabalho e sua motivação. Tal arte deve potencializar a riqueza e desenvolvimento das pessoas.
A leitura é rápida mas as lições são uma carreira inteira.
Esperamos que, com esses livros, você possa se desenvolver na arte da gestão de pessoas!
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