A liderança na era digital possui diversos desafios. Diante das constantes transformações do mundo, é essencial estar alinhado com as tendências. Conheça as principais funções da liderança na Era Digital.
O mundo tem passado por diversas transformações por conta da tecnologia e das novas formas de se relacionar. Não por acaso que, a liderança na era digital está ainda mais desafiadora.
A liderança vive no paradoxo da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Isto é, no Mundo VUCA.
Prever cenários e ter em mente que uma boa decisão hoje pode não ser tão boa amanhã, lidar com as diversas complexidades e ter vários ângulos de uma mesma situação, são alguns dos desafios que a liderança na era digital precisa lidar diariamente.
Ciente disso, confira as principais funções que um líder precisa saber gerenciar da melhor forma.
1 – Gestão de pessoas para otimização de resultados
Gerenciar pessoas é uma tarefa difícil, principalmente na era digital. Parece que tudo é para ontem. Os resultados precisam ser concretos e o processo otimizado. Para isso, é necessário contar com uma equipe de alto desempenho.
O alto desempenho envolve produtividade, metodologia, propósito e processos. Só assim a agilidade será concreta.
Usar o SCRUM ou outra metodologia ágil facilita a otimização de resultados e o trabalho no geral. No entanto, ele deve caminhar lado a lado com o propósito daquele trabalho e o valor que há em cada membro da equipe.
Para saber mais sobre a Metodologia Ágil como ferramenta de gestão, clique aqui e tire todas as suas dúvidas.
2 – Capacitação para uso de novas ferramentas de trabalho
A liderança na era digital encontra uma gama de ferramentas para o trabalho. No entanto, qual é a melhor? Qual é a mais intuitiva? Qual a se encaixa no estilo de trabalho da empresa?
Essas perguntas só serão respondidas a partir de pesquisa e estudo de cada ferramenta que se pensa em aplicar. O mais importante é a capacitação de todo o time para usar essas ferramentas de modo eficiente.
Inserir novas tecnologias na empresa pode ser desgastante se não houver planejamento, preparo e um cuidado maior na capacitação. Por isso, considere opiniões (principalmente do seu time) e pesquise o mercado para tomar boas decisões.
3 – Flexibilidade
A flexibilidade envolve muito mais do que permitir que o funcionário faça home office ou tenha horários mais flexíveis de entrada.
A flexibilidade precisa existir em uma conversa, em uma negociação, no dia a dia com o time e até em decisões. Como citamos anteriormente, em um mundo que está em constante mudança, ser inflexível em tomadas de decisão só colocará o trabalho em risco.
Uma liderança na era digital precisa estar atenta a essas nuances e movimentações para que consiga estar aberto a tudo e a todos e a considerar opiniões e mudanças, quando necessárias. Caso queira entender mais sobre a importância da flexibilidade nos tempos atuais, você pode ter mais informações aqui.
4 – Inteligência emocional
A inteligência emocional é fundamental em meio a tantos desafios e complexidades. De um modo geral, todo líder precisa ter inteligência emocional, isto é, saber controlar suas emoções e não deixar com que elas sejam a sua orientação para a gestão e tomadas de decisão.
Embora no dia a dia seja difícil ter de conviver com tantas coisas novas ao mesmo tempo, é imprescindível que o líder na era digital busque técnicas que o mantenha foco na solução e andamento do trabalho em prol da empresa, da equipe e da sua própria saúde.
A liderança na era digital precisa estar atenta ao mundo VUCA e as novas formas de liderar, buscando estar um passo à frente no mundo corporativo.
Ficar de olho nas tendências, em metodologias e na diversidade que existe no mercado são fundamentais para criar estratégias inovadoras e que coloquem a empresa em um patamar mais elevado.
Você tem mais dicas? Deixe nos comentários.
0 comentários