Com o objetivo de se manterem competitivas, as empresas têm buscado diferentes maneiras de gerar inovação interna. Como parte desse processo, surge o intraempreendedorismo.
Continue a leitura para compreender o conceito e entender de que maneira ele pode contribuir para o crescimento de sua companhia.
O que é intraempreendedorismo
Antes de falarmos sobre o intraempreendedorismo, é essencial definirmos o que é empreender.
Embora a palavra tenha sido bastante utilizada nos últimos anos, a imagem mais comum que se associou a ela era a de uma pessoa que optou por abrir seu próprio negócio, seja para realizar um sonho ou por necessidade.
No entanto, o Sebrae traz uma definição que vai muito além disso. De acordo com a instituição que apoia micro e pequenas empresas, trata-se da “capacidade que uma pessoa tem de:
- identificar problemas e oportunidades;
- desenvolver soluções;
- investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade”.
Nesse sentido, o resultado dessa ação pode ser desde um negócio, como mencionado, até um movimento ou um projeto. Assim, o intraempreendedorismo surge quando uma dessas iniciativas acontece dentro de uma organização.
No próximo tópico, vamos abordar o porquê dessa prática ser tão relevante para as companhias atualmente.
Importância do intraempreendedorismo para as empresas
Recentemente, publicamos no blog um artigo falando sobre ambidestria organizacional. Nele, comentamos que essa é uma maneira das empresas conseguirem equilibrar inovação com eficiência (não deixe de conferir 😉).
Assim, a ideia do intraempreendedorismo é justamente essa: possibilitar que as organizações consigam inovar, em um curto espaço de tempo, qualquer que seja a sua área de atuação.
Por isso, é fundamental uma cultura que incentive a autonomia, dê espaço para sugestões e implementação de novas ideias.
Outro ponto essencial é sobre a forma com que a organização lida com o erro. Um ambiente como esse está suscetível a falhas, pois produtos ou serviços podem ser lançados em uma versão beta, por exemplo, com o intuito de identificar os pontos de melhoria.
Por isso, é essencial que profissionais tenham um local seguro em que possam aprender com os erros, ao mesmo tempo em que buscam resolvê-los com agilidade e suporte da companhia.
Como consequência, as pessoas se sentem mais motivadas e engajadas, com sentimento de pertencimento que as fazem se envolver e produzir mais.
Veja ainda outros benefícios que o intraempreendedorismo proporciona:
- fidelização de cada profissional que atua na organização;
- aumento da diferenciação em relação à concorrência;
- maior vantagem competitiva;
- público interno satisfeito.
Agora que já está clara a importância do intraempreendedorismo para as empresas, vamos ver quais são os principais aspectos que estão presentes em alguém com perfil intraempreendedor.
8 características do perfil intraempreendedor
As pessoas com perfil intraempreendedor, em geral, apresentam uma ou mais dessas características:
Inconformismo
Não têm uma atitude passiva quando sabem que algo pode ser feito de maneira diferente ou melhor.
Proatividade
Por não se acomodarem, têm iniciativa e não esperam que alguém diga o que deve ser feito.
Criatividade
Pensam fora da caixa, estão constantemente em busca de soluções que tragam melhorias e costumam ter ideias e insights, por mais complexo que seja um desafio.
Execução aliada à gestão
São as típicas pessoas “mão na massa”, que se envolvem com a execução das atividades, mas sem deixar de lado o olhar estratégico.
Ousadia
São conscientes de que erros podem acontecer pelo caminho. Porém, sabem calcular os riscos e têm coragem de seguir em frente, com a flexibilidade necessária para corrigi-los.
Colaboração
Sabem que nenhum resultado é conquistado individualmente. Por isso, colaboram e envolvem outras pessoas na construção de uma solução.
Capacidade de análise e pensamento crítico
Têm visão macro de um cenário e senso de observação apurado, identificando pontos de atenção e o que precisam melhorar.
Além disso, sabem trabalhar com dados para propor a alternativa mais adequada a cada situação.
Boa comunicação
Sabem expressar suas ideias, têm clareza tanto na fala quanto na escrita para se comunicarem com qualquer pessoa que estiver envolvida no processo, independentemente da posição.
A seguir, veremos como estimular o intraempreendedorismo em sua organização.
Como incentivar essa prática na empresa
Anteriormente, falamos sobre a importância de ter uma cultura que valoriza novas ideias. Porém, são necessárias ações para que a inovação seja uma realidade na organização.
1. Identifique de que maneira ele contribui com a estratégia do negócio
Uma forma de começar a pensar na adoção dessa prática é olhar para as necessidades da organização e para as estratégias do negócio.
A partir disso, é necessário identificar em quais pontos o intraempreendedorismo pode contribuir, verificando onde é possível inovar e quais são as oportunidades de melhoria, conforme os objetivos traçados para a organização.
2. Tenha pessoas com perfil intraempreendedor em suas equipes
Mapeie quem são as pessoas que atuam na empresa que já tem um perfil intraempreendedor, quais serão capacitadas e se há necessidade de contratação.
Se for o seu caso, busque atrair talentos que mais se encaixam na visão e estratégia da organização.
3. Reconheça as inovações
As pessoas se sentem valorizadas quando suas contribuições são reconhecidas pela instituição em que atuam. Por isso, considere oferecer incentivos, como:
- vales-compras;
- bônus;
- folgas.
Lembre-se que as pessoas lidam de maneiras diferentes com reconhecimentos como esse. Então, é essencial oferecer alternativas que façam sentido para as pessoas.
4. Promova o desenvolvimento das lideranças
As lideranças exercem um papel fundamental junto aos times. Então, desenvolva as pessoas que ocupam essa função para que sejam protagonistas também, com ações que:
- contribuam com a implementação da nova cultura;
- deem autonomia;
- colaborem para manter um alinhamento na nova proposta.
Suporte para a capacitação
Com o conteúdo apresentado, nosso intuito é trazer uma visão geral sobre o intraempreendedorismo, com informações que vão desde seu conceito até de que forma ele pode ser incentivado em sua empresa.
Assim, ter pessoas preparadas pode fazer toda a diferença. Por isso, se você entende que precisa de apoio para mapear os perfis de quem atua nos seus times ou potencializar os talentos da sua organização, conte com as soluções de Desenvolvimento da Cia de Talentos.
0 comentários