Fazer uma gestão remota eficiente se tornou uma das grandes necessidades dos últimos tempos.
O trabalho remoto deixou de ser apenas tendência, ele já é realidade para muitos. Trabalhar de qualquer lugar do mundo virou sinônimo de autonomia, liberdade e hoje é um modelo que muitos profissionais gostariam de seguir. E não só em momentos de pandemia, como o que estamos vivendo.
Mas sua equipe está preparada para trabalhar remotamente? Conversamos com o nosso diretor de Desenvolvimento e Carreira, Esteban Morin, e ele deu dicas valiosas sobre como gerir equipes remotamente:
Para uma empresa que não trabalhava com home office, como fazer a gestão dos funcionários?
Gerir times remotos tem particularidades: é preciso criar combinados formais que muitas vezes são criados de jeito informal quando a interação é física.
Por exemplo, combine com o seu time quais serão os horários de trabalho, quais as entregas esperadas, defina as reuniões de acompanhamento e apresentação, faça acordos sobre disponibilidade de gestores e colaboradores para calls e, em alguns casos, defina processo de resolução de conflitos e escalamento dos assuntos.
Com tanta tecnologia disponível, é necessário definir qual será o canal para cada tipo de interação. Informação formal e confidencial vai por e-mail, trocas de projetos por outras ferramentas colaborativas e comentários mais informais por WhatsApp pode ser um combinado. Parece óbvio, mas também deve haver cuidado com o tempo de reuniões e de trabalho. Corremos o risco de estourar as horas do dia se deixarmos a agenda cheia de reuniões.
Dica: Bloqueie alguns horários na sua agenda para trabalhar em projetos e entregas. E peça para a sua equipe fazer o mesmo.
Como o líder pode estimular sua equipe?
- Desenhe objetivos desafiadores para seu time e empodere ele para que todos busquem soluções;
- Tenha o cuidado de conversar com as pessoas para dar e receber feedback;
- Seja organizado nas demandas;
- Abra espaço para escutar como as pessoas se sentem e o que está acontecendo na vida delas, especialmente em momentos de crise, como agora;
- Durante as calls, feche todas as janelas e ligue a câmera para que vejam suas expressões e vejam que você está prestando atenção;
- Lembre-se sempre de reconhecer publicamente as contribuições dos colaboradores;
- Demonstre comprometimento, organização e aprendizagem de forma contínua.
E como o líder pode cobrar resultados?
Envolva todas as pessoas do time na construção das metas e planos de trabalho. Escute e tente incorporar todas ideias que fizeram sentido. Se a equipe for sênior, deixe que ela decida o melhor jeito de encarar o desafio e coloque-se como recurso.
Crie um acordo sobre as datas das próximas apresentações e participe junto com eles. Como líder, saiba intercalar os recursos e faça um follow-up inteligente: relatórios simples podem chegar por e-mail, apresentações serão feitas por vídeo conferência em grupo, feedbacks em encontros individuais com pré-tarefas dos dois lados.
Abra sempre para perguntas e, se a pessoa não estiver performando como esperado, ache um espaço para uma conversa sobre desempenho e plano de desenvolvimento individual.
Coronavírus e o impacto para as empresas
Como trabalhar de casa? 4 passos para ajudar no home office!
Como o colaborar faz as entregas sem precisar ficar “mostrando serviço”?
O primeiro conselho é estimule o seu time a procurar feedback. Você como gestor deve se colocar à disposição para reuniões 1:1. É importante que os colaboradores te procurem para saber como está sendo o desempenho deles.
Ficar longe do escritório pode provocar uma perda de contato entre as pessoas e fazer com que seu time perca a visibilidade de outros projetos da empresa. Então é importante que você mantenha todo mundo informado sobre as decisões que estão sendo tomadas e os temas que estão nas pautas dos gestores.
Além disso, é importante evitar que as conversas fiquem sempre entre as pessoas da equipe. Trocas com outros times são ótimas.
Algumas empresas têm plataformas colaborativas. Se a sua não tiver, proponha a criação de espaços de exposição e troca de projetos. “Venda” os trabalhos da sua área, mas sempre com delicadeza e sem se esquecer de agregar valor às outras áreas.
Quer se aprofundar ainda mais nesse tema e ficar por dentro das melhores dicas de gestão remota?
Então baixe gratuitamente nosso e-book sobre Gestão Remota e aproveite também para assistir nosso webinar sobre o assunto.
Pronto para liderar sua equipe? Até mais!
excelente conteudo