Por que os funcionários são o melhor investimento de uma empresa?

25 de novembro de 2019
por Larissa Florindo

Negócios são feitos de pessoas. Entenda porquê o melhor investimento para a sua empresa é focado em seus funcionários – e descubra exatamente como fazer isso.

Os empresários costumam ver o gerenciamento de seus negócios como transacional – e com razão. Afinal, cada centavo e cada minuto que você investe deve importar. 

Aprender quais dos seus investimentos têm o maior ROI pode ajudá-lo a gerenciar seu tempo e dinheiro de forma mais efetiva. E isso pode acontecer através da priorização de clientes mais valiosos ou comprometendo-se com estratégias de publicidade que geram mais vendas por mês. 

No entanto, o investimento mais importante e mais gratificante de uma empresa são seus funcionários.

Gastar mais tempo e dinheiro com sua força de trabalho ajudará sua organização a prosperar de inúmeras maneiras. Aqui estão alguns passos essenciais para tornar isso uma realidade.

Passo 1: integração

Tudo começa com o processo de reconhecimento e integração, em que você procura os funcionários certos para preencher as vagas e oferece o treinamento necessário para que sejam eficazes nessas posições. 

Muitos se concentram em contratar funcionários e preencher as posições o mais rápido possível, em vez de investir tempo e dinheiro para garantir que eles tenham as pessoas certas para o trabalho. 

Investir mais nessa área permitirá contratar pessoas mais talentosas, mas também pessoas mais inclinadas a compartilhar os valores da sua marca. Depois de contratados, é possível torna-los mais produtivos e integrados com o restante da equipe ao passar algum tempo treinando, orientando e integrando seus funcionários corretamente.

O Google, por exemplo, utiliza um processo completo de integração para garantir que seus funcionários estejam bem integrados à cultura da empresa.

O Zappos tem um programa de integração que dura quatro semanas. Cada contratação passa por esse processo, independentemente da sua posição. Além disso, ela é projetada especificamente para melhorar os laços entre colegas de equipe e ensinar os valores da cultura da empresa.

Passo 2: saúde e bem estar

Se possível, invista na saúde, segurança e bem estar de seus funcionários. Alguns desses investimentos são requisitos, como a compra de seguros de pessoal em muitas áreas ou a aplicação de padrões básicos de segurança. 

No entanto, o mínimo necessário não ajudará você a ter funcionários mais engajados. Apoiá-los com benefícios de saúde mais abrangentes ou com um programa de saúde projetado para ajudá-los a comer melhor, se exercitar e adotar outros hábitos positivos, pode significar menos dias doentes, mais energia e foco no trabalho e maior produtividade geral.

A Asana, por exemplo, ganhou vários prêmios de “melhor local de trabalho”, graças à ênfase na saúde. A empresa oferece três refeições nutritivas por dia, ioga no local e até mesmo um reembolso para academia. 

Passo 3: moral e retenção

A moral dos funcionários é um fator importante no sucesso a longo prazo. Isso afeta não apenas a forma como seus funcionários se envolvem, mas também a motivação deles para atingir seus objetivos. Além, é claro, de instigar seu interesse em seguir uma carreira de longo prazo na sua empresa.

Todo profissional de RH sabe (ou deveria saber) que encontrar e treinar um novo talento sai muito mais caro do que reter. Entretanto, ainda há empresas que não fazem muita questão de investir no capital humano. Por consequência, acabam avançando lentamente para o sucesso.

A Netflix, por exemplo, trabalha duro para manter o moral elevado, dando a seus funcionários o máximo de flexibilidade possível. Isso inclui férias praticamente ilimitadas, dentro de uma “cultura de responsabilidade”. Isto é, a empresa incentiva os funcionários a desempenharem suas funções como bem entenderem.

Passo 4: liderança, inovação e ideias originais

Investir em seus funcionários também permite que eles desenvolvam suas habilidades e se aperfeiçoem profissionalmente

A qualidade do treinamento dos seus funcionários pode torná-los mais expressivos com suas ideias, mais confiantes em seu trabalho e mais propensos a inovar. Se todos os seus funcionários tiverem o “sentimento de dono”, a empresa crescerá ainda mais rápido.

Vale esclarecer que o “sentimento de dono” não substitui as obrigações que a empresa possui em oferecer remuneração e benefícios adequados. E nem sobrecarregar funcionários com demandas de níveis que não correspondem aos seus cargos.

O “sentimento de dono” é dar espaço e liberdade para os funcionários. Assim, ele podem tomar decisões sem serem tão dependentes da liderança.

Como investir mais em seus funcionários

Então, como exatamente você deve investir em seus funcionários? Estas são algumas das melhores maneiras de desenvolver sua equipe:

Ofereça mais oportunidades de aprendizado e educação

Aprendizado, educação e capacitação são as principais demandas dos funcionários modernos, e há muitas maneiras de oferecer essas oportunidades. Você pode convidar palestrantes, realizar oficinas, fornecer orientação ou apenas subsidiar os custos de educação.

Incentive os funcionários com promoções, aumentos e bônus

Qualquer coisa que incentive os funcionários a permanecerem na empresa terá um impacto positivo. Oferecer promoções, aumentos e bônus são investimentos valiosos para sua equipe de funcionários. No entanto, flexibilidade e liberdade individual também funcionam.

Invista na saúde e no bem estar dos funcionários

Plano de saúde, bem estar no local de trabalho, participação em academias e atividades recreativas. Todos esses são bons investimentos para manter seus funcionários em forma e saudáveis.

Gaste tempo aprendendo o que motiva cada funcionário

Passe mais tempo reunindo-se com funcionários, avaliando-os e descobrindo onde estão suas preferências. Isso permite recompensá-los e motivá-los de maneiras mais pessoais e apropriadas. Dessa forma, você estará mais próximo do sucesso.


Entendeu porque o melhor investimento que você pode fazer na empresa é voltado aos funcionários?

Não existe uma maneira “certa” de investir em seus funcionários – pois diferentes nichos de mercado terão diferentes necessidades. No entanto, o investimento é um elemento crucial a considerar – e que você não pode se dar ao luxo de negligenciar. 

A sua equipe são os responsáveis ​​pela sua visão e, se você der a eles o que eles precisam para ter sucesso, o caminho estará livre para alcançá-lo.

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