Não existe segredo para engajar uma equipe de trabalho. Aprenda 3 maneiras simples de incentivar os funcionários a desempenhar bem seu papel!
Como gestor e líder, um dos seus diversos papéis é descobrir formas, de manter o engajamento da equipe em alta.
É possível ver avanços reais nas organizações quando os funcionários estão engajados e inspirados. Os funcionários inspirados são muito mais produtivos e acabam por inspirar aqueles que os rodeiam a se esforçarem a alcançar novos voos.
Infelizmente, nem todos os funcionários acreditam que a liderança e o RH contribuem para isso. E sabemos que, quando uma equipe de trabalho está desengajada e insatisfeita, as chances dos funcionários buscarem novas oportunidades são altas.
Aqui estão 3 ideias para você começar a promover uma cultura forte e com real engajamento em qualquer situação:
1. Desafie-os com mais frequência
Acredite ou não, seus funcionários querem ser desafiados. A estagnação pode levá-los ao tédio, podendo até fazer com que duvidem do valor de seu trabalho.
Geralmente, a rotina é um dos motivos que mais podem gerar demissão. A falta de novidades pode fazer com que os funcionários entendam que não há interesse da empresa em desenvolvê-los. Sendo assim, buscam por outras organizações que ofereçam uma rotina desafiadora e que possam estabelecer uma carreira mais bem sucedida.
Pergunte a equipe de trabalho como se sentem em relação aos desafios da empresa e o que esperam daqui em diante.
Lição de casa: permita que cada membro da equipe, semanalmente, trabalhe em um projeto de “paixão” relacionado aos negócios. Pode ser um trabalho que os inspire mais do que o trabalho cotidiano. Tal atividade, pode levar a novos aprendizados ou até mesmo novas fontes de receita.
2. Repensar o treinamento técnico
Muitas equipes, especialmente as consideradas “técnicas”, como as de TI, exigem treinamentos recorrentes. Porém, se o treinamento for mal conduzido, essas capacitações podem ser tudo, menos inspiradoras.
Alguns líderes podem, de certa forma, impor treinamento à equipe de trabalho, porém, tais treinamentos podem não ser necessariamente o que elas precisam.
Por isso, é fundamental perguntar o que a equipe gostaria. Se eles fizerem uma retrospectiva sincera do projeto mais recente, eles encontrarão vários pontos de melhoria, e esses pontos justamente podem ser aperfeiçoados com treinamentos.
Divida os treinamentos pelo que sua equipe de trabalho deseja aprender e sobre o que ela precisa aprender.
Considere dividir o treinamento em duas seções: 70% de prática e 30% de teoria. Esse formato geralmente ajuda as equipes de trabalho a entender melhor os novos conceitos e a aplicar o tema em seguida.
Lição de casa: identifique oportunidades de treinamento e discuta-os com sua equipe de trabalho.
3. Reconheça publicamente a equipe de trabalho
Reconhecer publicamente um funcionário é uma das melhores maneiras de engajar sua equipe. Pois tem um impacto inspirador e de longo alcance. Afinal, isso gera felicidade e satisfação, e tais coisas aumentam a produtividade. Além disso, fortalece a cultura da empresa e consequentemente diminui o turnover.
Seja um projeto grandioso, uma reunião bem apresentada, um relatório bem feito… Qualquer atividade é motivo para elogiar e fazer um reconhecimento público.
Não é difícil engajar uma equipe de trabalho. Por outro lado, tais atividades de engajamento podem cair no limbo. Afinal, com a correria do dia a dia, as “pequenas” coisas são colocadas de lado.
Entretanto, cabe a você ser um defensor dos valores e da cultura da empresa para que o engajamento e a inspiração nunca faltem e possam influenciar pessoas.
Seja a mudança que você quer nos outros e você verá a mudança em ação.
0 comentários