9 maneiras orientadas por dados para melhorar o engajamento

6 de novembro de 2019
por Larissa Florindo

O engajamento dos funcionários é um dos pilares da produtividade das equipes. Conheça 9 formas de melhorar o engajamento dos funcionários orientada por dados e faça a sua empresa voar.

O engajamento dos funcionários é um dos assuntos organizacionais mais populares, porém, incompreendido. É um importante diferencial competitivo no mercado de trabalho moderno e, sem surpresa, as equipes altamente engajadas têm um desempenho muito melhor. Além disso, esses indivíduos trabalham visando muito mais do que o salário. 

O engajamento dos funcionários é o compromisso emocional que um funcionário tem com o trabalho, os objetivos de sua equipe e a missão da empresa.

No contexto da Hierarquia de necessidades de Maslow, o engajamento está em torno de estima e amor, antes da realização pessoal. Por outro lado, uma vez atendidas nossas necessidades básicas (salário, segurança, conforto etc), nos concentramos no engajamento. Isso se manifesta como querer uma conexão com algo maior e se sentir realizado profissionalmente.

Por que o engajamento dos funcionários é importante?

Você tem a sensação que ouviu mais sobre o engajamento dos funcionários nos últimos tempos? Pois é, a discussão sobre o tema cresceu imensamente nos 5 anos e por boas razões. Basta olhar para o número de pesquisas do Google sobre o tema: 

Gráfico do Google Trends que mostra o volume de pesquisa da palavra-chave employee engagement dos últimos 5 anos.
Google Trends

Empresas com um time mais engajado desfrutam de maior produtividade e maior lucratividade. No entanto, isso não é tudo. Os funcionários faltam menos, os clientes são mais satisfeitos e a segurança no trabalho redobra.

Uma força de trabalho altamente engajada beneficia todos na empresa. Isto é, desde membros individuais da equipe até a liderança, bem como, clientes e outras partes interessadas.

9 maneiras de melhorar o engajamento dos funcionários

O engajamento dos funcionários é um assunto abrangente e complexo, entretanto, existem 9 maneiras baseadas em dados para melhorar o engajamento dos funcionários.

1. Avalie o engajamento

Você terá dificuldades para melhorar o engajamento da equipe se não estiver medindo. É importante coletar dados sobre o engajamento dos funcionários para entender como está sua equipe, entender quais áreas precisam melhorar e ter uma referência para os esforços futuros.

Se você ainda não metrifica, faça uma pesquisa de engajamento dos funcionários. A forma mais prática e sem custo é usar um Google Forms. Considere realizar uma pesquisa trimestral ou até mensal sobre o engajamento dos funcionários.

Uma maneira de me mensurar essa questão pode ser a aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional. Clique aqui e baixe gratuitamente o questionário para aplicar na sua empresa!

Após reunir as respostas e revisar os dados, compartilhe os resultados com suas equipes. Isto é, discuta tendências e ideias, e determine onde o RH deve colocar seus recursos com base nos resultados.

Do ponto de vista qualitativo, fazer entrevistas é uma das melhores soluções. Elas ajudam você a entender o sentimento dos funcionários e o que os faz amar seu trabalho.

2. Eduque a liderança

Os funcionários supervisionados por líderes altamente engajados têm grande probabilidade de se engajar que aqueles que possuem líderes desmotivados ou neutros. A equipe de liderança e os gerentes de uma organização têm um enorme impacto no engajamento dos funcionários.

Para melhorar o engajamento, comece treinando a liderança e mantendo-a responsável por esse fator.

Pense em quem passou para os papéis de liderança e como eles influenciam sua equipe. Ouça os líderes e eduque-os para serem o grande combustível do engajamento. Por outro lado, incentive-os a participar de sessões de integração para novos funcionários, para definir o tom certo. E ao analisar o engajamento, considere o nível de liderança dos entrevistados, se possível. 

3. Engaje logo na integração

A integração é um momento importante para conectar novos funcionários com seu trabalho, objetivos de equipe e missão organizacional. Olhando para a Hierarquia das necessidades de Maslow, a integração é um momento essencial para o passo intermediário do pertencimento.

Ao planejar seu próprio programa de integração, siga as práticas recomendadas, como:

  • Apresentando mentores que não são gerentes diretos para orientar novos funcionários nos primeiros 12 meses.
  • Priorizando a construção de relacionamento com os colegas de trabalho dos novos funcionários.
  • Envolvendo a liderança executiva em apresentações e eventos de integração.

4. Priorize o bem estar

Funcionários altamente engajados sentem que seu trabalho afeta positivamente sua saúde física. Em contrapartida, os funcionários desengajados são os que mais faltam por atestado médico.

Quando falamos sobre o bem-estar dos funcionários, isso inclui tanto o bem estar físico quanto o mental. 

Nossas necessidades básicas, do descanso à nutrição, precisam ser atendidas antes que possamos pensar em necessidades de nível superior. Seus funcionários se sentem saudáveis ​​e equilibrados?

Quando se trata de saúde física, sua empresa está incentivando uma vida saudável? Seus funcionários dormem o suficiente todas as noites? Eles estão comendo de forma saudável dentro e fora do trabalho? Eles estão confortáveis ​​no escritório?

Quanto à saúde mental, a cultura e os benefícios da sua empresa trabalham juntos para criar um ambiente acolhedor e solidário? Você tem um local de trabalho psicologicamente seguro? Você oferece um horário de trabalho flexível? Os funcionários têm equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

5. Concentre-se no feedback

Você simplesmente não pode ter engajamento sem feedback. Isso significa receber feedback de sua equipe e também oferecer. Se o feedback ainda não é uma prática, comece já!

Facilite, ofereça métodos anônimos e teste seu sistema de feedback para garantir que seja fácil e acessível. Depois de receber feedback, certifique-se de que a liderança atue nesse feedback. 

No entanto, se por algum motivo não for possível fazer as melhorias no momento, compartilhe com a equipe o motivo. Só não deixe o assunto morrer. Coloque um deadline para atuar numa próxima vez.

Quando se trata de dar feedback, priorize o gerenciamento de desempenho. Considere uma plataforma e adote reuniões semanais. O 1:1 entre líderes e subordinados diretos é uma ferramenta poderosa.

6. Reconheça contribuições

O fator mais poderoso do engajamento dos funcionários é o reconhecimento. As empresas que reconhecem seus funcionários por um trabalho bem feito tende a extrair o melhor da equipe.

É importante dar reconhecimento. Entretanto, é ainda mais importante que o funcionário se sinta reconhecido. Aprenda como sua equipe prefere ser reconhecida e siga o seu estilo.

O reconhecimento efetivo segue as melhores práticas e prioriza o reconhecimento por pares. É oportuno, frequente, específico, visível, inclusivo e baseado em valores. Ao dar reconhecimento, vá além de dizer “bom trabalho”. Descreva a situação, o comportamento, o impacto desse comportamento e o resultado.

7. Incentive o desenvolvimento profissional

O que você oferece para o desenvolvimento profissional?

Embora parte do seu trabalho é ajudar sua equipe a alcançar seus objetivos profissionais. Isso pode se manifestar de muitas formas. A princípio com workshops internos a bolsas de estudo.  

Os funcionários focados em oportunidades de crescimento em sua função atual, têm maior probabilidade de permanecer engajados e menos propensos a sair da empresa.

Trabalhe com os líderes para implementar conversas de carreira em feedbacks.Equipe-os com as skills necessárias para entender sua equipe e ajudá-los a planejar o futuro. 

Se você cuidar das metas de seus funcionários, eles ajudarão a empresa a atingir suas metas.

8. Abrace a transparência

Quão transparente é a sua empresa? Um ambiente de trabalho transparente promove a confiança. Da mesma forma, promove o sentimento de pertencimento e o seu papel na organização. 

Procure oportunidades para tornar sua empresa mais transparente. Ao tornar a transparência o modus operandi, você sempre buscará a transparência, a menos que haja uma razão particularmente convincente para não fazê-lo. Isso significa que esconder é a exceção.

Comece discutindo métricas importantes da empresa em reuniões. Faça perguntas. Além disso, trabalhe para quebrar barreiras entre equipes, facilitando o relacionamento entre elas.

9. Concentre-se no propósito

A motivação extrínseca é necessária até certo ponto. As pessoas precisam ter o suficiente para cuidar de si mesmas e de sua família. No entanto, relembrando a Hierarquia de necessidades de Maslow, é necessária motivação intrínseca para nossas necessidades de nível superior. O trabalho precisa fornecer esse significado.

Examine a missão e os valores da empresa. Em seguida, coloque-os em ação com o objetivo de sua equipe para incorporá-los todos os dias. Assim, seus funcionários devem saber o que a organização representa e se isso está ou não alinhado com seus próprios valores.

Embora você não possa dar a um funcionário um senso de propósito, você pode ajudá-lo a descobrir por si próprio. Portanto, mostre aos funcionários os efeitos positivos que seu trabalho tem sobre seus colegas, a empresa e o mundo ao seu redor para ajudar a incentivar um senso de propósito.


Esses são os únicos fatores que afetam o engajamento dos funcionários? Não. No entanto, é um bom ponto de partida. 

Dessa forma, as empresas que querem ter sucesso, isto é, que querem crescer de forma saudável, não podem ignorar o impacto do engajamento. Por isso, precisam trabalhar constantemente em maneiras de aumentar e potencializar o engajamento dos funcionários.

Embora o engajamento de funcionários seja a pauta do momento, ainda há muito o que estudar sobre o assunto. Quer entender mais sobre o assunto? Descubra como funciona o endomarketing e saiba como criar uma estratégia.

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