Com certeza você já ouviu que o Employer Branding é uma estratégia fundamental para as empresas. Mas você sabe por que isso fica ainda mais importante em tempos de crise? É justamente sobre isso que vamos falar nesse artigo.
Você sabia que as empresas brasileiras enfrentam taxas de até 82% de turnover? Esse dado vem de estudos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), realizados em 2019.
Esse alto índice revela a importância de uma comunicação assertiva, capaz de atrair os talentos que a empresa precisa. Além disso, também é preciso adotar estratégias significativas que mantenham as pessoas engajadas dentro das companhias. Por sinal, é exatamente pra isso que o Employer Branding serve.
Devido ao impacto da pandemia em diversos setores da economia, nunca foi tão importante contar com os talentos certos dentro das organizações. Com isso, é fundamental garantir que eles estejam motivados a trabalharem para que as empresas continuem dando continuidade ao negócio.
O que o Employer Branding faz na prática?
A estratégia cuida de toda a jornada de experiência do público interno – employee experience – desde sua atração, benefícios (EVP), desenvolvimento, reciclagem, ascensão e, quando necessário, também do seu desligamento.
Além disso, também se preocupa em comunicar cada uma dessas práticas, fortalecendo a visibilidade positiva da empresa.
Assim, o Employer Branding é responsável pelo posicionamento da sua organização. Isso é o que garante que a companhia seja reconhecida internamente e externamente como uma marca empregadora forte.
Conheça alguns dados mundialmente relevantes:
A busca por reverter o cenário de desconexão entre empresas e profissionais já é prioridade para 62% das companhias ao redor do mundo. Elas estipulam investir 70% a mais em orçamento para estratégias de EB em 2020. Tudo isso de acordo com o que revelam as pesquisas da Universum, realizadas em 45 países.
Sabe quando você experimenta algo muito bom e quer contar para todo mundo por acreditar que outras pessoas precisam conhecer isso também? É exatamente assim que as estratégias de EB funcionam!
Profissionais satisfeitos indicam sua empresa tanto para quem não conhecem, através das redes sociais, quanto aos amigos, familiares e colegas de profissão. Assim, os talentos do mercado são motivados a desejarem trabalhar na sua organização também. Além disso, novos negócios e parcerias podem surgir como consequência da sua boa reputação, o que é excelente, certo?
Conheça outros benefícios do Employer Branding
Atração dos talentos certos
No processo seletivo, o Employer Branding é responsável por informar, de maneira clara e honesta, quais são os valores e benefícios da empresa. Isso resulta na atração de pessoas que estejam alinhadas às necessidades e ao perfil da companhia e também oferece a criação de um valioso banco de talentos.
Não só atrair, mas também engajar talentos
Por que um talento desejaria sair de uma companhia que cumpre todos os requisitos abaixo?
- É bem falada no mercado;
- Possui clima e cultura organizacional alinhadas ao que foi comunicado no recrutamento;
- Tem um programa de experiência de jornada do colaborador estruturado;
- E tudo isso é corretamente comunicado.
Além disso, estudos do Linkedin de 2019 apontaram que há uma redução de 43% nos gastos em recrutamentos quando a empresa integra o Employer Branding na organização, abrindo espaço para novos investimentos e projetos.
Aumento da produtividade e melhora do clima organizacional
O Employer Branding tem uma preocupação especial com a satisfação dos seus times. Ao receberem a devida atenção e um ambiente favorável ao desenvolvimento, é natural que o engajamento, intraempreendedorismo e a criatividade das equipes cresçam – o que também traz melhorias ao clima organizacional.
Criação de uma rede de embaixadores e construção de um Employer Branding forte
Como já falamos, quando vivenciamos algo bom, nosso instinto natural é contar para todo mundo sobre isso. Dessa forma, sua empresa é beneficiada por uma divulgação espontânea e assertiva. Afinal, nada é mais confiável do que pessoas felizes contando sobre suas experiências de trabalho.
O cliente final também se importa
Uma recente pesquisa do State of the Connected Customer entrevistou 8 mil compradores, de 16 países para pesquisar a relação do consumo com a reputação das marcas.
O estudo revelou que 70% dos entrevistados estão dando mais importância à confiabilidade do que davam há um ano. Ainda no mesmo estudo, 54% afirmam que hoje é mais difícil uma empresa ganhar sua confiança. Por outro lado, 65% dos consumidores pararam de comprar produtos de marcas por falta de confiança.
Ou seja, com um cenário em que as pessoas têm sido fortemente impactadas em sua relação de consumo de produtos e serviços, fortalecer uma imagem positiva diante do público é essencial para manter sua empresa competitiva!
Essas são algumas das principais vantagens de se aplicar uma estratégia de Employer Branding na sua companhia. Fique de olho em nossos próximos conteúdos e continue conhecendo mais sobre o tema!
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