A Visão, Missão e Valores de uma empresa são mais que meras frases para colocar no site. Nesse post você entenderá a importância dessas questões – além de descobrir como definir a importância da Visão, Missão e Valores da sua empresa.
A visão, missão e valores de uma empresa fortalecem o propósito da existência da companhia e orienta o trabalho a ser feito. Assim, a empresa pode crescer de forma sustentável e com resultados satisfatórios.
Por outro lado, o mercado de trabalho tem exigido mais dos profissionais. Esses, por sua vez, também estão exigindo mais das empresas. E quando o assunto é visão, missão e valores, os profissionais querem definições claras. Logo, a atuação desses três elementos estruturam o propósito e engajamento de uma organização.
Segundo uma pesquisa de 2015 da Deloitte, 6 dos 10 millennials afirmaram que optaram por trabalhar para as atuais empresas devido ao “senso de propósito”.
No entanto, é muito fácil confundir a visão, missão e os valores na hora de defini-los. Por isso, vamos entender melhor cada elemento e suas diferenças.
Uma visão geral do que é visão, missão e valores
Visão
O entendimento da empresa em relação ao seu propósito. A diferença que você criará na vida de seus clientes ou no mundo. Afinal, a visão deve estimular as pessoas tanto dentro quanto fora da empresa.
Missão
É a posição ambiciosa, mas alcançável no mercado ou na vida de seus clientes, que reconhece seu propósito e o que a empresa quer alcançar.
Valores
Os princípios e valores que irão acelerar o progresso de todos os colaborados. Tais valores, bem como a missão, são chaves para estimular o desejo de um profissional trabalhar na empresa.
Alguns nortes para construir sua visão, missão e valores
Propósito
Por que escolhemos existir juntos, além do ganho financeiro?
Tente começar com “Nós acreditamos …”
Teste: essa afirmação é verdadeira tanto para a organização como para mim?
Exemplos de propósito
TOMS: Acreditamos que podemos melhorar a vida das pessoas por meio de negócios.
MUJI: Acreditamos no fascínio do natural.
Facebook: Acreditamos que a conexão é um direito humano.
AMEX: Acreditamos que é nobre servir aos outros.
Visão
A diferença que criaremos na vida de nossos clientes ou no mundo quando, percebermos nosso propósito.
Tente começar com “Nós vamos…”
Teste: isso inspira as pessoas tanto dentro quanto fora da empresa?
Exemplos de visão
Tesla: Vamos acelerar o advento do transporte sustentável.
Airbnb: Nós vamos ajudá-lo a pertencer à qualquer lugar.
GoldieBlox: Vamos corrigir o desequilíbrio de gênero na engenharia.
Uber: Nós vamos mudar a maneira como o mundo se move.
Missão
Uma posição ambiciosa, mas alcançável, em nosso mercado ou nas vidas de nossos clientes, que reconhece nosso propósito.
Tente começar com “Seja o mais …”
Teste: isso deixa claro em que negócio estamos?
Exemplos de missão
Tesla: Seja a empresa de carros mais atraente do século XXI.
Toyota: Ser a empresa de automóveis mais bem sucedida e respeitada da América.
Amazon: A empresa mais centrada no cliente da Terra.
Nordstrom: Oferecer aos clientes a experiência de compra mais atraente possível.
Valores
Os princípios e valores que irão acelerar nosso progresso juntos.
Tente começar com um verbo.
Teste: é curto, objetivo e está escrito na tom e linguagem da empresa?
Exemplos de valores
Zappos: Entregar WOW Através do Serviço
HubSpot: Obsessar-se pelos clientes, não pelos concorrentes
Coca-Cola: Estar comprometido no coração e na mente.
AMEX: Desenvolver relacionamentos que façam uma diferença positiva.
Mensuráveis
Coisas que podemos observar que indicam progresso.
Tente começar desafiando o que seus concorrentes mediriam.
Teste: são específicos, mensuráveis e focados em resultados?
Zappos: Quantas vezes eles podem fazer um cliente dizer “Uau”.
AMEX: Meça a NPS, não a rapidez com que uma chamada de serviço é finalizada.
Como definir visão, missão e valores para sua organização
Defina uma equipe
Coloque um grupo diversificado para participar do processo. Contudo, não escolha apenas líderes seniores. Selecione membros da equipe que são mais emblemáticos da empresa e de sua missão. Porém, certifique-se de incluir pelo menos um membro da equipe que é especialmente habilidoso em copywriting (palavras importam, afinal de contas).
Crie primeiramente os valores
Peça à equipe que faça um brainstorming dos valores (os princípios éticos ou comportamentos padrão) que parecem mais importantes para o sucesso da empresa. Aliás, peça para a equipe que reflita sobre os projetos passados e os principais marcos na história da empresa.
Classifique esses valores
Posteriormente, peça à equipe que vote em qual valor é o que melhor representa a crença da empresa sobre o mundo, seus funcionários e seus clientes.
O propósito nada mais é do que o valor que você mais detém como organização. Entretanto, se você se encontrar limitado, porque a equipe prefere um valor que pareça transacional, questione a equipe. Além disso, inclua questões referentes os comportamentos e princípios que existem dentro da empresa. Atribua sua crença mais importante ao seu propósito.
Conte sua visão
Se o seu propósito for alcançado, como será o mundo para seus clientes e comunidades? Exemplo: “Garantiremos que todos terão a oportunidade de fazer um trabalho com significado.”
Declare sua missão
Sua missão é o trabalho que deve acontecer todos os dias para garantir que seu valor seja alcançado, e assim, a sua visão seja reconhecida. Para isso, comece pensando no seu papel no mercado. O que o torna único?
Revisite seus valores
Em seguida, com base em sua visão e missão, quais dos valores listados nas etapas anteriores melhor aceleram o progresso da sua equipe? Selecione de três a cinco valores. Por fim, certifique-se de usar uma linguagem que seja a mais natural para sua cultura.
Defina o progresso com métricas
Como você saberá que a organização está cumprindo sua visão, missão e valores? Quais KPI’s específicos ajudarão a você entender o progresso ao longo do caminho?
Colete feedback sobre o seu rascunho
Compartilhe o trabalho da equipe internamente e dê a todos da empresa 20 a 30 dias para fazer perguntas, bem como, sugerir melhorias. Seja curioso, humilde e aberto a sugestões.
Revise com base nos feedbacks
Deixe a organização saber que você deu atenção aos feedbacks coletados e sua revisão foi com base neles. Independentemente dos que foram coerentes ou não, responda à todos.
Revisite a cada seis meses
Reúna a equipe original, e qualquer outro membro adicional que tenha o seu trabalho voltado a visão, missão e valores (como ninguém), para avaliar se tudo ainda faz sentido.
Uma organização é um corpo vivo e mutável. Dessa forma, em algum momento esses três elementos podem ficar defasados. Por outro lado, os valores e a visão devem ser os mesmos. Já a missão pode mudar com base na forma e condição do mercado. Com isso, os KPI’s podem mudar com mais frequência, com base na missão.
Em suma, a visão, missão e valores devem fazer sentido com o que a empresa faz, aonde quer chegar e com a sua cultura.
Todavia, ter cada um dos elementos muito bem definidos, ajuda a alcançar os resultados desejados e a ser efetivo. Do mesmo modo, a visão, missão e valores fortalecem o mindset da equipe para que trabalhem juntos para alcançar tais coisas.
Entenda que, definitivamente, esses são os pilares da sua empresa. Por isso, faça com calma. Um erro qualquer em um desses pilares, pode causar problemas complexos. Além disso, pode causar falta de unidade na própria organização.
Contudo, podemos fazer uma outra analogia: a visão, missão e valores tornam-se uma bússola para os funcionários. Logo, isso facilita a ter uma jornada sem grandes percalços para chegar aonde se quer.
Você tem dicas para construir esses elementos de modo objetivo? Compartilhe nos comentários.
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