Ter um processo seletivo de qualidade é o primeiro passo para montar uma equipe engajada e produtiva, capaz de entregar ótimos resultados.
Um dos grandes desafios de líderes e do RH é a falta de estratégias durante o processo de seleção que falha em motivar os candidatos, o que atrapalha no engajamento com a marca e, inclusive, leva algumas pessoas a abandonarem a seleção. Isso compromete os resultados e torna a contratação ainda mais difícil.
Leia mais: Candidate experience: a importância de causar uma boa imagem durante o processo seletivo
Se no passado segurança e remuneração eram os requisitos mais buscados, agora, além desses dois fatores, os trabalhadores querem ver sentido na função que desempenham.
A palavra do momento é: propósito.
Para manter os candidatos motivados no seu processo seletivo, atente-se a esses pontos:
- Sentimento de pertencimento e valorização;
- Ambiente de trabalho diverso e seguro;
- Potencial de crescimento;
- Flexibilidade para equilibrar trabalho e vida pessoal.
Organize seu processo seletivo
Se um projeto não tiver um planejamento, as chances de que ele dure mais é maior, o que acaba desmotivando os candidatos, justamente porque eles não compreendem as etapas do processo ou quanto tempo deve durar. Além de tudo, a empresa acaba gastando mais do que o planejado. Portanto, planeje bastante. Algumas dicas são:
- Analise bem a vaga;
- Desenhe o perfil do candidato ideal;
- Determina quantas etapas o processo vai ter e o que acontece em cada uma delas.
Depois disso tudo, não se esqueça: prometa somente o que pode entregar. Não adianta os recrutadores fazerem grandes promessas para tentar convencer os candidatos, afinal, se as promessas não forem cumpridas, a imagem do negócio fica degradada e as pessoas desmotivadas.
Se prometer que as etapas vão ser rápidas e que vai oferecer feedback e ampla comunicação, não ignore. Assim, os candidatos se sentem mais motivados a continuar no processo seletivo e até mesmo de se candidatar à uma vaga em sua empresa novamente, mesmo que não seja selecionado na primeira tentativa.
Inove nas etapas de seleção
Etapas muito padronizadas? Pule fora! Dinâmicas – e perguntas – que parecem sempre iguais são consideradas clichês e pouco desafiadoras. Elabore dinâmicas e tarefas desafiadoras, que estimule os candidatos a saírem de sua zona de conforte e que os mantenha motivado.
Invista em um processo seletivo humanizado
Além de um processo seletivo inovador, candidatos também estão buscando uma triagem mais humana. Para colocar isso em prática é necessário criar um ambiente confortável, para que o candidato se tenha liberdade e interesse para falar e sinta confortável em compartilhar experiências.
Assim, o recrutador passa a conhecer melhor o candidato e tem a oportunidade de tomar uma decisão mais embasada: é importante avaliar o candidato como um todo e não apenas com o que está no currículo.
Busque profissionais alinhados com sua empresa
Cultura e valores são muito importantes na hora de escolher alguém para contratar, por isso, busque pessoas alinhadas com a sua organização. Coloque essa compatibilidade como critério para que os candidatos avancem no processo. Assim, você aumenta a chance de fazer uma escolha mais assertiva.
E aí, como está o processo seletivo da sua empresa?
Sabia que aqui no Bettha trabalhamos as skills mais valiosas do mercado para ajudar sua empresa a contratar com assertividade? Com o nosso processo seletivo, usamos gamificação e assessments para desenvolver os candidatos, gerando uma excelente experiência para eles durante o processo.
Além de tudo, também desenvolvemos sua marca e seus valores, para que você possa escolher o melhor talento para sua organização. Entre em contato com nosso time comercial e garanta um processo seletivo de qualidade.
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