Você sabia que 86% das pessoas em posição de liderança acreditam que a dificuldade em trabalhar em equipe seja a principal causadora de falhas no trabalho?
E que empresas que investem na comunicação e colaboração experimentam uma redução de 50% na rotatividade de pessoas?
Essas estatísticas levantadas pela Zippia demonstram a importância de avaliar o trabalho em equipe e encontrar meios de incentivar a colaboração entre o seu time.
Mas como fazer essa avaliação? É o que veremos na sequência. Continue a leitura!
Como analisar o desempenho da sua equipe?
Embora muitas empresas já tenham desenvolvido sistemas de avaliação de desempenho de pessoas colaboradoras, ainda existe uma dificuldade de avaliar a performance das equipes de maneira integrada.
E para que isso ocorra da melhor maneira possível, com dados e fatos que possam ser coletados, mensurados e analisados, você precisa seguir alguns passos. Confira quais são eles:
Revise os objetivos da organização e da equipe
Quando sua empresa faz o planejamento estratégico anual e define objetivos, estes devem ser distribuídos entre as equipes de acordo com a atuação de cada uma, certo?
O marketing recebe suas metas, assim como o financeiro, a contabilidade, a logística, etc. Ou seja, todas as equipes devem estar cientes dos seus objetivos enquanto grupo.
A pergunta a se fazer, então, é: o time está atingindo seus objetivos? Se sim ou se não, cabe agora entender o como e o porquê.
Entenda o como e o porquê
O passo seguinte é compreender como e porque os objetivos estão sendo atingidos — ou não.
O que tem levado as pessoas a cumprirem os prazos e entregarem um bom trabalho? Existe sinergia entre a equipe? São profissionais autogerenciáveis ou existe microgerenciamento por parte da liderança?
Existe colaboração ou cada pessoa fica focada apenas no seu trabalho? Existe alguém com sobrecarga de atividades enquanto outras pessoas estão mais livres?
Qual é o índice de absenteísmo na equipe? E de horas extras?
Esses são alguns dados que você pode coletar a partir da observação, de conversas internas e até mesmo da avaliação de desempenho periódica.
Qual o nível de satisfação das pessoas com a empresa e as atividades que exercem?
Este é outro quesito de suma importância para avaliar o trabalho em equipe. As pessoas estão satisfeitas com o ambiente de trabalho? Elas se sentem ouvidas e acolhidas pela liderança?
Suas necessidades básicas para cumprir com suas tarefas são atendidas? A empresa valoriza o trabalho delas e demonstra reconhecimento por suas conquistas?
Uma equipe só será produtiva engajada se sentir que recebe algo em troca. Do contrário, o trabalho será apenas uma fonte de renda, que poderá ser trocada a qualquer instante.
E como você pode medir o grau de satisfação das pessoas na sua empresa?
Existem algumas maneiras de mensurar o quanto as pessoas se sentem satisfeitas em trabalhar na sua empresa. Aqui, selecionamos alguns exemplos de fácil aplicação:
Índice de Felicidade no Trabalho (IFT)
O Índice de Felicidade no Trabalho vem ganhando cada vez mais espaço e já é um dos requisitos básicos para se entrar na lista das 150 melhores empresas para se trabalhar, do Guia Você S/A.
Ele considera dois fatores básicos:
- o nível de satisfação das pessoas com a organização
- as políticas de gestão de pessoas da empresa
Dentro de desses fatores, são consideradas questões como satisfação das pessoas colaboradoras, engajamento da equipe, fit cultural, dentre outras.
No que tange às políticas de gestão de pessoas da empresa, são considerados fatores como:
- políticas de benefícios (planos médico e odontológico, por exemplo);
- autonomia da equipe para atuar;
- políticas de comunicação interna;
- reconhecimento da equipe e de cada pessoa;
- plano de carreira;
- clima organizacional;
- produtividade;
- justiça organizacional;
- satisfação com as lideranças;
- desenvolvimento;
- dentre outros.
Essa avaliação pode ser feita com uma simples pergunta: quão feliz você se sente trabalhando nesta empresa? Então a pessoa fará uma avaliação de 0 a 10 e você poderá mensurar esse índice. Ou então, você pode fazer uma extensa pesquisa com toda a sua equipe e definir critérios de pontuação que ajudarão a identificar como está o IFT da sua empresa.
Absenteísmo e rotatividade
Absenteísmo e rotatividade de pessoas são dois indicadores muito importantes e fáceis de serem monitorados pelo RH. Além de darem sinais claros de adoecimento da equipe, eles também indicam a insatisfação da equipe.
Pessoas que se ausentam muito do trabalho podem estar infelizes com suas atividades ou mesmo com suas lideranças. Também podem estar em busca de oportunidades com melhores salários e benefícios.
Por isso, é importante sempre conversar com pessoas que têm um alto índice de absenteísmo para compreender o que está levando às ausências.
Pesquisa de satisfação
Outra forma de saber como anda a satisfação das pessoas com a sua empresa, é realizar uma pesquisa de satisfação. Nela, você pode avaliar desde infraestrutura, passando por salários e benefícios e chegando ao comportamento das lideranças.
Essa é uma das maneiras mais completas de se avaliar a satisfação das pessoas com a empresa e compreender onde você pode atuar para conquistar mais produtividade e engajamento.
Quer melhorar seu ambiente de trabalho? Saiba como lidar com a diferença geracional nas empresas!
0 comentários