Recrutar um candidato não é nada fácil. Mas fique tranquilo: separamos cinco passos para uma boa entrevista de emprego.
Pontos iniciais importantes para você mandar bem na seleção da sua empresa
- Parece óbvio (e é!), ter tudo bem definido: saber a posição, o cargo, as principais atividades que o novo funcionário irá exercer é fundamental. Defina um bom job description! Pense nas características e comportamentos que o candidato deverá ter.
- Leia o currículo com atenção, anote pontos que você gostará de saber com mais detalhes. Depois, comece com perguntas de quebra-gelo e aproximação procurando algo em comum com o candidato.
- Em seguida, pode seguir para uma parte mais técnica e comportamental. Aqui temos um post com dicas de perguntas clique aqui para visualizá-lo. Deixe o candidato falar e se a pergunta não reder, faça outras até que você fique satisfeita. Dessa forma, não se esqueça de anotar o que achar importante para não esquecer os fatos ou características que lhe chamarem a atenção.
- É importante entrar na entrevista sem preconceitos. Ouça os candidatos, veja a coerência do discurso e se é a pessoa tem a ver com o que a empresa busca. Lembre-se: a entrevista não é para analisar o que você buscaria num amigo, num sócio, num relacionamento. Perfis distintos dentro de um grupo trazem soluções mais ricas, pois conseguem ver o mundo de formas diferentes.
- E, por último, dê um retorno ao candidato. Não há uma regra clara para dar a resposta pois depende do processo, da vaga, da empresa, do tempo que você possa se dedicar à seleção. Mas deixe claro para o candidato que você dará um feedback de entrevista retorne no período combinado.
Artigo muito relevante. Uma boa seleção traz o profissional certo na posição correta. Um erro na contratação gera problemas para o negócio, pois não atenderá a necessidade da empresa e haverá desperdício de recursos, pois a empresa logo precisará substituir o profissional.
Exatamente! Contratações assertivas poupam tempo e dinheiro do RH e da empresa 🙂