A comunicação é um pilar fundamental em diversos âmbitos da vida. No caso da área de Recursos Humanos, é essencial para lançar programas e serviços de RH, mantendo a transparência da organização para todos.
A divulgação efetiva dos benefícios e programas do RH é importante para conseguir a adesão à essas iniciativas. Isso é fundamental para o sucesso da maioria dos programas e serviços dos Recursos Humanos.
Há muitas maneiras pelas quais os profissionais de RH podem melhorar a comunicação interna da organização. Dentre tantas, iremos focar em quatro. Confira:
1 – Escute seus funcionários
Lembre-se, a comunicação é uma via de mão dupla. Ouvir as preocupações, ideias e perguntas dos funcionários é tão importante quanto articular claramente as iniciativas de RH.
Ao introduzir um novo processo, os profissionais de RH podem realizar sessões de perguntas e respostas para que os colaboradores expressem suas preocupações e deem o feedback. Além de dar ao RH uma chance de evitar problemas, isso mostra aos funcionários que ele tem voz. Dessa forma, é possível criar uma cultura de trabalho inclusiva e transparente.
Uma “caixa de sugestões” virtual incorporada na intranet pode ser uma ótima maneira de comunicação para responder às preocupações dos colaboradores.
2 – Integre o uso da tecnologia
Os avanços na tecnologia e nas ferramentas digitais permitiram a comunicação dinâmica e atraente pelos profissionais de RH.
De videoconferências a ferramentas de autoatendimento, o RH deve procurar maneiras criativas e estimulantes de aumentar a interação no âmbito da divulgação de informações do setor.
3 – Priorize a acessibilidade
A comunicação de RH é reforçada quando os profissionais de RH priorizam a acessibilidade e a facilidade do seu uso. É mais provável que os funcionários se envolvam positivamente com os materiais e políticas de RH quando podem fazê-lo de forma simples.
A tecnologia de RH (que inclui o autoatendimento dos funcionários através da inteligência artificial) e uma intranet (onde os informações importantes podem ser armazenadas e acessadas com facilidade) podem ajudar a resolver essa preocupação. Dessa forma, os departamentos de RH podem disseminar informações da organização com mais eficiência.
4 – Evite jargões e fale a mesma língua
A linguagem clara e concisa é a maneira mais eficaz de comunicar as políticas e os procedimentos de RH. Embora siglas e termos do setor possam ser naturais para você, muitos funcionários podem não entender. A consequência disso é o possível não-engajamento nas propostas.
Por exemplo, especifique as economias que os funcionários verão ao se inscreverem em um plano de seguro de saúde, em vez de apenas dizer que eles economizarão dinheiro.
5 – Estabeleça o 1:1
O one-a-one é uma excelente forma de líder e liderado falarem sobre o desempenho mútuo. Isso fortalece as relações e mantêm uma comunicação viva, transparente e clara. Como bônus, oferece melhorias no trabalho de ambos os profissionais, e consequentemente, gera uma melhor performance.
Às vezes, para que o programa seja estabelecido de forma eficiente, a iniciativa para sua implantação precisa ser tomada pelo RH. Implemente a tática o quanto antes e veja o excelente resultado que os profissionais trarão a curto e longo prazo.
A comunicação é a chave para um bom relacionamento, seja pessoal ou profissional. Garantir que os relacionamentos sejam uma via de mão dupla ajudará o RH a estar sempre um passo à frente. Assim, poderá lidar melhor com os desafios que surgirem, oferecendo um ambiente de trabalho muito melhor.
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