Garantir a boa experiência de recrutamento e seleção para o candidato é essencial. Conheça os 3 erros mais comuns que ocorrem no processo de contratação – e saiba como resolvê-los!
As empresas estão começando a perceber que uma experiência positiva do candidato, desde a aplicação do currículo até o recrutamento, é essencial se quiserem recrutar e contratar os melhores talentos.
Isso significa que as empresas estão implementando filosofias e processos mais amigáveis aos candidatos, como enviar o currículo com o menor número de etapas possível.
Ainda assim, ainda acontecem problemas no processo de contratação, desde processos ineficazes até hostis. Abaixo estão três situações que muitas empresas precisam mudar em seu processo de candidatura e recrutamento urgentemente.
1. Sem resposta, sem posicionamento
A falta de retorno geralmente é o que mais causa frustração na busca por um emprego. A ausência de confirmação da entrega do currículo gera a sensação de que o documento foi direto para a lixeira do recrutador.
Por outro lado, sabemos que geralmente é impossível um recrutador responder cada envio de currículo. Sendo assim, a melhor solução é oferecer uma resposta automática logo que o e-mail chega na caixa de entrada.
A mensagem deve ir além do “recebemos o seu currículo e qualquer novidade entraremos em contato”. Aproveite o espaço e informe quais serão as próximas etapas.
Se o processo tem data e hora para acabar, passe tais informações. Dessa forma, o candidato não fica no “escuro”.
E se o candidato foi selecionado para participar do processo e fez teste ou entrevista, ofereça feedback personalizado.
A transparência é chave para processos de recrutamento e seleção eficazes e satisfatórios.
2. Entrevistas desorganizadas (o famoso “mais do mesmo” em todas as etapas)
Quantas entrevistas são necessárias no processo de recrutamento? Quantas pessoas precisam entrevistar o mesmo candidato à vaga?
Muitas vezes, a entrevista é desenhada para garantir a adequação do candidato aos indivíduos com o qual irá trabalhar. Entretanto, nem sempre esse processo é organizado.
Como resultado, são elaboradas perguntas erradas – ou as mesmas perguntas são feitas várias vezes, mas por pessoas diferentes.
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Para otimizar o processo, crie um histórico com todas as informações coletadas em cada entrevista, teste ou dinâmica. Além disso, anexe o currículo do candidato, e repasse para a próxima pessoa que dará continuidade ao processo.
Assim, a pessoa responsável pela etapa terá melhor aproveitamento da entrevista, conseguindo focar em perguntas mais coerentes para o momento. Já o candidato se sentirá mais valorizado e terá uma experiência menos cansativa.
3. Inscrição do currículo (um caminho longo e tortuoso)
Muitos candidatos desistem de se inscreverem a uma vaga devido ao formulário ser muito longo. Assim, a exigência de muitas informações -que muitas vezes não fazem sentido na etapa – pode afastar candidatos.
Seguir uma linha racional que “se o candidato não preencheu todo formulário, é porque ele não estava tão interessado assim…” é errado e prejudicial para a organização.
Analise a tecnologia usada para envio de currículos no processo de recrutamento e seleção e analise a possibilidade de tornar a inscrição mais rápida e eficiente.
Verifique quais são os dados solicitados e se realmente eles fazem sentido em estar nessa etapa.
Peça feedbacks, faça testes e verifique se uma opções mais simples e assertivas – como o Bettha.
Experiência importa. Entretanto, ela precisa ser positiva.
Não basta publicar à vaga e esperar que os candidatos se inscrevam ao seu processo de recrutamento se há empecilhos que tornam a jornada um tanto árdua.
Foi-se o tempo em que o candidato precisava fazer esforços fora do comum para conquistar uma vaga. A concorrência existe para ambos os lados: entre candidatos e entre empresas.
Se uma empresa oferece um processo de inscrição e recrutamento mais eficiente, organizado e otimizado, com certeza o candidato irá optar por seguir com essa empresa (e esperamos que seja a sua).
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