Burnout: Como reconhecer, prevenir e resolver

14 de junho de 2019
por Recrutamente.com.br

Conheça o burnout, o esgotamento físico e mental. Saiba quais são suas causas e como prevenir e lidar com o fenômeno em profissionais de sua empresa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o burnout é uma síndrome, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, e se trata de um “distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico” como resultado de situações de trabalho desgastante, que exigem um nível alto de competitividade ou responsabilidade. 

O termo burnout foi criado pelo psicanalista americano Herbert Freudenberger, em 1974, para descrever o adoecimento que observou em si mesmo e em colegas.

Atualmente, precisamos levar em consideração que o uso de diversos recursos tecnológicos somados à velocidade na comunicação e a pressão pelo desempenho e produtividade também são fatores que impactam diretamente na vida de profissionais.

Uma pessoa com burnout pode desenvolver um estado de depressão profunda e, por isso, é essencial procurar apoio profissional assim que surgirem os primeiros sinais. Por isso, listamos alguns deles abaixo pra que você observe e busque ajuda profissional.

Sinais de alerta para a saúde mental

É importante observar sinais* como esses, que servem de alerta tanto pra sua
própria saúde mental como para a das pessoas da sua equipe:

·        Cansaço excessivo, físico e mental;

·        Dor de cabeça frequente;

·        Alterações no apetite;

·        Insônia;

·        Dificuldades de concentração;

·        Sentimentos de fracasso e insegurança;

·        Negatividade constante;

·        Sentimentos de derrota e desesperança;

·        Sentimentos de incompetência;

·        Alterações repentinas de humor;

·        Isolamento;

·        Fadiga;

·        Pressão alta;

·        Dores musculares;

·        Problemas gastrointestinais;

·        Alteração nos batimentos cardíacos.

* Fonte: Ministério da Saúde.

É possível evitar o burnout?

Como falamos, o burnout está ligado a um nível alto de estresse e pressão no trabalho. Por isso, a melhor forma de preveni-lo é tomando atitudes estratégicas pra reduzir esses fatores.

Além disso, ter uma rotina saudável também ajuda para evitar o desenvolvimento da síndrome. Assim como ainda contribui para tratar sinais e sintomas logo no início.

De maneira geral, essas são algumas formas de prevenir* o burnout:

  • Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal;
  • Participe de atividades de lazer com amigos e familiares;
  • Faça atividades que “fujam” à rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema;
  • Evite o contato com pessoas “negativas”, especialmente aquelas que reclamam do trabalho ou dos outros;
  • Converse com alguém de confiança sobre o que se está sentindo;
  • Faça atividades físicas regulares. Pode ser academia, caminhada, corrida, bicicleta, remo, natação etc;
  • Evite consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas, porque só vai piorar a confusão mental;
  • Não se automedique nem tome remédios sem prescrição médica.

* Fonte: Ministério da Saúde.

Respeitar os próprios limites e os limites das pessoas que fazem parte dos nossos times é o primeiro passo para a prevenção. Vale reforçar que uma boa comunicação e uma avaliação da cultura organizacional também são essenciais.

O que fazer se alguém da equipe estiver com burnout?

Em primeiro lugar, é preciso avaliar quais fatores contribuíram para que aquela pessoa chegasse a um nível de esgotamento: Como estava a rotina de trabalho? Quais atividades estavam sendo executadas? A partir dessas perguntas, é possível chegar verificar o que precisa ser ajustado pra que a situação não se repita com outras pessoas.

É preciso ainda considerar ações que promovam a qualidade de vida e bem-estar, promovendo palestras, rodas de conversa com profissionais especialistas e divulgação de conteúdos que reforcem a importância do cuidado com a saúde mental, por exemplo.

Cuidar do capital humano é fundamental. Por isso, esteja aberto a ouvir as pessoas da sua equipe, com acolhimento e empatia, e a fazer os ajustes necessários para criar um ambiente saudável e psicologicamente seguro.

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