Conheça o burnout, o esgotamento físico e mental. Saiba quais são suas causas e como prevenir e lidar com o fenômeno em profissionais de sua empresa.
De acordo com o Ministério da Saúde, o burnout é uma síndrome, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, e se trata de um “distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico” como resultado de situações de trabalho desgastante, que exigem um nível alto de competitividade ou responsabilidade.
O termo burnout foi criado pelo psicanalista americano Herbert Freudenberger, em 1974, para descrever o adoecimento que observou em si mesmo e em colegas.
Atualmente, precisamos levar em consideração que o uso de diversos recursos tecnológicos somados à velocidade na comunicação e a pressão pelo desempenho e produtividade também são fatores que impactam diretamente na vida de profissionais.
Uma pessoa com burnout pode desenvolver um estado de depressão profunda e, por isso, é essencial procurar apoio profissional assim que surgirem os primeiros sinais. Por isso, listamos alguns deles abaixo pra que você observe e busque ajuda profissional.
Sinais de alerta para a saúde mental
É importante observar sinais* como esses, que servem de alerta tanto pra sua
própria saúde mental como para a das pessoas da sua equipe:
· Cansaço excessivo, físico e mental;
· Dor de cabeça frequente;
· Alterações no apetite;
· Insônia;
· Dificuldades de concentração;
· Sentimentos de fracasso e insegurança;
· Negatividade constante;
· Sentimentos de derrota e desesperança;
· Sentimentos de incompetência;
· Alterações repentinas de humor;
· Isolamento;
· Fadiga;
· Pressão alta;
· Dores musculares;
· Problemas gastrointestinais;
· Alteração nos batimentos cardíacos.
* Fonte: Ministério da Saúde.
É possível evitar o burnout?
Como falamos, o burnout está ligado a um nível alto de estresse e pressão no trabalho. Por isso, a melhor forma de preveni-lo é tomando atitudes estratégicas pra reduzir esses fatores.
Além disso, ter uma rotina saudável também ajuda para evitar o desenvolvimento da síndrome. Assim como ainda contribui para tratar sinais e sintomas logo no início.
De maneira geral, essas são algumas formas de prevenir* o burnout:
- Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal;
- Participe de atividades de lazer com amigos e familiares;
- Faça atividades que “fujam” à rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema;
- Evite o contato com pessoas “negativas”, especialmente aquelas que reclamam do trabalho ou dos outros;
- Converse com alguém de confiança sobre o que se está sentindo;
- Faça atividades físicas regulares. Pode ser academia, caminhada, corrida, bicicleta, remo, natação etc;
- Evite consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas, porque só vai piorar a confusão mental;
- Não se automedique nem tome remédios sem prescrição médica.
* Fonte: Ministério da Saúde.
Respeitar os próprios limites e os limites das pessoas que fazem parte dos nossos times é o primeiro passo para a prevenção. Vale reforçar que uma boa comunicação e uma avaliação da cultura organizacional também são essenciais.
O que fazer se alguém da equipe estiver com burnout?
Em primeiro lugar, é preciso avaliar quais fatores contribuíram para que aquela pessoa chegasse a um nível de esgotamento: Como estava a rotina de trabalho? Quais atividades estavam sendo executadas? A partir dessas perguntas, é possível chegar verificar o que precisa ser ajustado pra que a situação não se repita com outras pessoas.
É preciso ainda considerar ações que promovam a qualidade de vida e bem-estar, promovendo palestras, rodas de conversa com profissionais especialistas e divulgação de conteúdos que reforcem a importância do cuidado com a saúde mental, por exemplo.
Cuidar do capital humano é fundamental. Por isso, esteja aberto a ouvir as pessoas da sua equipe, com acolhimento e empatia, e a fazer os ajustes necessários para criar um ambiente saudável e psicologicamente seguro.
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