Ambidestria organizacional: o que é e quais são seus benefícios

1 de março de 2023
por Recrutamente.com.br

A expressão ambidestria organizacional tem se tornado cada vez mais comum no meio corporativo, apesar de ter sido descrita pela primeira vez na década de 1970, por Robert B. Duncan, um político norte-americano.

Na época, a definição afirmava que ambidestria organizacional servia para acomodar os alinhamentos conflitantes necessários para inovação e eficiência.

Dessa forma, vamos apresentar o conceito de ambidestria organizacional, de que maneira pode ser aplicado em sua empresa e quais os benefícios de adotar a estratégia.

Além disso, apresentaremos exemplos de companhias que fazem uso do conceito em seu negócio. 

Se você ainda não conhece o tema, mas quer entender melhor, acompanhe a leitura!

O que é ambidestria organizacional?

É bem provável que você seja uma pessoa destra. Por outro lado, existe a chance de que seja canhota. No entanto, sabia que há uma terceira possibilidade, a de ser ambidestra? 

Se é o seu caso, significa que você tem igual habilidade com a mão direita e com a esquerda, até mesmo tem sucesso em atividades com o lado direito e esquerdo do corpo. Somente 3% a 4% da população em geral é ambidestra.

Porém, você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com as empresas? O conceito é utilizado quando as organizações precisam lidar com questões centrais, que precisam ser igualmente equilibradas: a eficiência operacional com a garantia dos resultados e o foco na inovação. 

Para explicar melhor a ideia, precisamos falar sobre o dilema do inovador

O dilema do inovador

Clayton Christensen, professor e estudioso de inovação, criou essa expressão nos anos 90 para se referir ao desafio de tornar compatíveis dois pontos diferentes: a sustentação e a disrupção

Isso significa que uma empresa ambidestra precisa se dedicar ao tempo presente, com foco em sua atividade principal, visando sua sustentação e melhoria da performance (exploitation), enquanto mantém o olhar no futuro, investindo em mudanças (exploration). 

Existem diferentes maneiras de aplicar a ambidestria organizacional. Veja abaixo:

Ambidestria arquitetural ou estrutural

A abordagem se dá em um nível estratégico e, embora as funções coexistam, é feita uma divisão dos times.

Ou seja, uma parte da equipe atua com foco na eficiência operacional e na otimização de processos, enquanto a outra garante melhorias contínuas e inovação. 

Ambidestria sequencial

Aqui existe uma alternância entre a sustentação e a disrupção, conforme estratégias e fases de cada projeto conduzido pela empresa.

Dessa forma, em um momento é possível ter foco em um ponto e depois em outro, para se chegar a resultados em um tempo determinado. 

Ambidestria contextual

É a capacidade que uma organização tem de alcançar de maneira conjunta a adaptabilidade e o alinhamento, visando os níveis tático e operacional.

Dessa forma, o ambiente criado na organização contribui para o desenvolvimento da equipe, além de permitir que cada pessoa exercite sua liberdade criativa. 

A seguir, veja exemplos práticos de empresas que aplicam o conceito. 

Empresas que utilizam a ambidestria organizacional

Confira três companhias que usaram e ainda usam a ambidestria para atingir melhores resultados e superar desafios.

Adobe

Para a empresa, que se destaca no mercado de softwares e edição de mídias, o desafio era manter receitas regulares. Isso porque, há alguns anos, para utilizar um dos programas da companhia era necessário comprar uma licença.

Como consequência do modelo do negócio, não havia recompra a cada atualização lançada e somente quem adquiria o software pela primeira vez é que tinha a versão mais recente.

Sendo assim, as pessoas que já possuíam as licenças apenas compravam novas quando havia alguma alteração de maior impacto.

A maneira de resolver a questão foi com a contratação de um plano de assinatura mensal a partir da criação de uma conta na Creative Cloud, exigida na compra de qualquer programa da Adobe.

Dessa forma, há diferentes formas de aquisição, como:

  • programas únicos;
  • combos;
  • planos especiais de acordo com o perfil, como para estudantes ou empresas. 

Assim, o resultado da ambidestria organizacional da iniciativa foi gerar estabilidade de receita, ao mesmo tempo em que propôs uma solução inovadora, permitindo o crescimento da companhia.  

Intel

Apesar de hoje a Intel ser uma das maiores desenvolvedoras de processadores do mundo, no início as pessoas sequer sabiam da sua existência. Afinal, produziam um componente que ficava dentro dos computadores. Logo, algo que não era visível. 

Porém, na década de 1990, passaram a colocar um selo em todas as máquinas que possuíam um de seus processadores.

Assim, uma iniciativa simples resolveu a falta de conhecimento do público em relação à empresa, trazendo sustentação e crescimento à organização.

Toyota

No caso da Toyota, a ambidestria da empresa é ainda mais clara. A montadora, conhecida por sua capacidade de planejamento e inovação, além de investir na produção de veículos elétricos e híbridos, não deixa de fabricar modelos rentáveis movidos a gasolina.

Outro fator a destacar é o uso da tecnologia, que merece uma atenção especial, pois favorece os dois lados, sustentação e disrupção, ao contribuir para a eficiência do negócio e para a inovação, sempre com o menor custo possível.

No próximo tópico, veremos quais os benefícios da ambidestria organizacional.

Vantagens de aplicar a ambidestria na sua empresa

Confira alguns dos ganhos possíveis ao aplicar a estratégia na sua companhia:

  • maior sustentabilidade ao negócio; 
  • posicionamento competitivo;
  • aumento da produtividade;
  • ganho de escala;
  • trabalho em equipe efetivo;
  • processos em melhoria contínua. 

Para alcançar resultados a partir da implementação da ambidestria organizacional, é preciso contar com um time que consegue atuar dessa forma.

Como desenvolver a ambidestria organizacional dos seus times?

Qualquer que seja o momento da sua companhia, é preciso ter uma equipe capaz de unir as duas pontas mencionadas: sustentação do negócio e inovação. Dessa forma, garante-se sua continuidade e vantagem competitiva.

Por isso, identificar quais são as habilidades a serem desenvolvidas é o primeiro passo para seguir nesse caminho.

Outro ponto é ter conteúdos e programas específicos que atendam às necessidades da empresa faz toda a diferença no processo.

Assim, se você quer saber mais sobre ambidestria organizacional, conte com a Cia de Talentos. Temos a expertise necessária para dar suporte, qualquer que seja o desafio. Acesse nosso site e saiba mais.

0 comentários