Conheça as principais ferramentas do Employer Branding para atrair talentos e estimular o engajamento dos colaboradores
Boas práticas de Employer Branding possibilitam uma experiência de trabalho positiva aos colaboradores, o que é fundamental para a construção de uma marca empregadora forte.
Quando os talentos de uma empresa se sentem valorizados, é natural que a produtividade e o comprometimento com o sucesso da organização façam parte da rotina.
Por consequência, os clientes encontram produtos e serviços de qualidade, o que também fortalece a reputação da empresa no mercado.
> Confira outras vantagens do Employer Branding
Para que isso aconteça, a empresa precisa ser coerente entre seu discurso e sua prática. No entanto, estudos da Weber Shanwick em parceria com a consultoria KRC Research, realizados com 2 mil funcionários de 19 setores, revelou uma realidade preocupante.
81% dos entrevistados sentem que a experiência de trabalho promovida pelo seu empregador é frustrante e não corresponde à que foi anunciada durante o processo seletivo.
Outros dados sobre Employer Branding que fazem a diferença:
De acordo com estudos da Harvard Business School, 80% do turnover nas organizações é consequência de uma contratação equivocada.
O estudo aponta que os profissionais não se sentem valorizados, acreditam que estão na função errada e não enxergam oportunidades de crescimento na empresa.
O resultado da ausência de um Employer Branding corretamente aplicado é que o turnover gera desperdícios de US$19,8 bilhões anuais às companhias – informa a pesquisa realizada pelo Linkedin junto a Price Waterhouse Cooper Auditors.
Devido à Covid-19, o mercado entrou em uma crise econômica, convidando as organizações a se reinventarem rapidamente. No entanto, a inovação só é possível em ambientes de confiança.
Porém, essa é outra crise que já existia no cenário empresarial brasileiro. Antes da chegada da pandemia, os profissionais já não confiavam nas empresas que trabalham.
A confiança no ambiente profissional
A Pesquisa Carreira dos Sonhos 2019, realizada pelo Grupo Cia de Talentos descobriu que: apenas 37% dos jovens, 31% da média gestão e 40% da alta liderança acreditam que trabalham em empresas transparentes.
Para Paul Zak, diretor do Centro para Estudos em Neuroeconomia da Universidade Claremont, práticas que estimulam a confiança no ambiente profissional são fundamentais para o sucesso das organizações:
O Employer Branding, corretamente aplicado, pode reverter esse cenário. Mas, antes de começar a falar sobre boas práticas de EB, que tal relembrar alguns passos importantes?
No artigo Employer Branding: por onde começar? você encontra quais são as etapas iniciais para começar a desenhar sua estratégia de EB.
Vamos continuar?
Conheça as melhores práticas de Employer Branding para construir uma marca atraente e confiável
Invista na experiência de jornada dos colaboradores
Confiança gera compromisso. Sendo assim, é importante ter a consciência de que a experiência do colaborador deve ser cuidada em todas as suas fases:
- Recrutamento
- Onboarding
- Desenvolvimento
- Retenção
- Quando necessário, no offboarding
É importante não apenas acompanhar, mas se atentar aos detalhes de cada etapa, garantindo que o profissional selecionado tenha fit cultural com a organização, seja corretamente inserido e apresentado à cultura organizacional da empresa, exerça uma função adequada ao seu perfil e sinta-se valorizado e estimulado.
Em casos de desligamento, um feedback gentil e assertivo é fundamental para que o colaborador se sinta respeitado pela organização e mantenha uma boa relação com a marca.
O valor da comunicação no Employer Branding
Um dos princípios básicos do Employer Branding é o cuidado na forma como a empresa se comunica. A união das áreas de Marketing Digital com a equipe de Recursos Humanos é quem faz a “mágica” acontecer.
Juntos, os setores devem pensar ações estratégicas que atraiam os talentos que a sua empresa precisa, além de manter os atuais profissionais da organização informados e orgulhosos em pertencer ao time de colaboradores.
Confira algumas práticas de comunicação sugeridas:
- Mantenha as redes sociais atualizadas e atrativas
- Disponibilize conteúdos de valor, que sejam úteis ao público
- Mostre o dia a dia da empresa por meio de fotos e vídeos
- Compartilhe a cultura organizacional na página de carreiras
- Crie um blog corporativo e permita que os colaboradores participem por meio da produção de conteúdo
- Divulgue depoimentos dos talentos da empresa
- Elabore um material que ofereça informações relevantes sobre o negócio e a cultura organizacional – podem ser criados materiais distintos para a atração, onboarding e a retenção de talentos
Para que o processo de comunicação seja eficiente se faz essencial saber escutar.
Analisar os comentários sobre a marca nas redes sociais é uma ótima oportunidade para identificar os pontos frágeis da organização. Como também, conseguir perceber quais ações estão gerando resultados positivos.
Cultura organizacional alinhada à cultura de inovação
A cultura organizacional pode ser pensada como uma roupa, um estilo único de expressão que reflete o “jeito de ser” da organização. Sendo assim, é essencial analisar: será que o seu “style” combina com o perfil de profissionais que você deseja atrair?
A aceleração tecnológica transformou o comportamento dos consumidores e, consequentemente, também dos profissionais – principalmente dos jovens talentos.
As novas gerações buscam por empresas que:
- Ofereçam desenvolvimento contínuo (capacitação e requalificação)
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional (incentivos a qualidade de vida e flexibilidade de horários)
- Que tenham responsabilidade social (propósito)
- Estejam integradas à cultura de inovação (gestão humanizada e integrada à tecnologia).
O termo “cultura de inovação” está relacionado à capacidade que uma empresa tem de aplicar pensamentos inovadores.
Ou seja, o quanto a organização investe em modelos organizacionais ágeis, ouve e aplica sugestões e ideias dos colaboradores (protagonismo e autonomia) e possui tecnologia de ponta para otimizar os processos internos.
Falando em tecnologia, as empresas alinhadas à cultura de inovação utilizam softwares para coletar feedbacks constantemente e investem em pesquisas internas e externas antes de tomar decisões.
A prática assegura ações mais assertivas e alinhadas às reais necessidades dos clientes e dos colaboradores.
Promessas transparentes
O processo seletivo é um ponto crucial na hora de determinar se uma empresa merece uma boa reputação no mercado, ou não. Afinal, a forma como a companhia atrai seus talentos diz muito sobre como eles serão tratados dentro da organização.
Sendo assim, as campanhas de recrutamento devem compor informações fiéis à realidade da empresa. Incluindo o EVP – Employment Value Proposition, cultura organizacional, clima e propostas de desenvolvimento.
Experiência do candidato durante o processo seletivo
Mesmo que um candidato não conquiste a vaga desejada, é possível incentivar que ele crie uma relação positiva com a marca empregadora.
A aplicação de assesments dinâmicos, transparência sobre seu desempenho e uma comunicação clara e gentil durante todo o processo faz toda a diferença.
Pacote de benefícios atualizado
Por que um candidato deveria escolher a sua empresa, ao invés de outra? O EVP é um dos principais responsáveis por destacar sua organização e garantir que os melhores talentos do mercado desejem trabalhar com você.
> Saiba como construir um EVP de sucesso
Antes o salário era o grande diferencial de um EVP, porém atualmente os profissionais estão em busca de qualidade de vida e desenvolvimento contínuo.
Um EVP atualizado deve conter benefícios que estimulem o cuidado à saúde física e mental dos colaboradores, além de planos de desenvolvimento, através da educação corporativa. Os microlearnings são uma ótima solução!
Também é possível, e muito interessante, oferecer bonificações. A Sansung, por exemplo, presenteia os colaboradores que apresentarem os melhores resultados.
Outra boa prática é a premiação aos times, ou colaboradores, que promoverem projetos que reduzam gastos, sejam inovadores ou colaborem na melhoria dos processos internos da empresa.
Feedbacks constantes e reconhecimento: investir no ativo humano.
Ambiente e clima organizacional agradáveis
Os profissionais já perceberam que vão passar boa parte de suas vidas dentro do ambiente profissional. Sendo assim, as empresas passam a ser consideradas como uma “segunda casa” e, quem é que não deseja ficar à vontade onde quer que seja?
De acordo com a Pesquisa Carreira dos Sonhos 2019, apenas 35% dos jovens, 31% da média gestão e 42% da alta liderança acreditam que é possível ser autêntico dentro do ambiente de trabalho.
Logo, as empresas precisam oferecer um ambiente de trabalho agradável, que permita que a diversidade e a pluralidade de talentos possam fluir em suas melhores versões.
Além disso, é interessante que existam ambientes de lazer para momentos de “descompressão” do estresse e estimule a conexão pessoal entre os profissionais da organização.
Para finalizar, não se esqueça de planejar bem as ações de Employer Branding
Apenas ter boas intenções e momentos positivos não atribuiu a uma empresa o título de melhor para se trabalhar. As ações devem ser bem planejadas e executadas em médio e longo prazo para não se esgotarem as fontes de boas práticas, correndo o risco de perder o encantamento.
Outro fator importante, é que toda a empresa precisa ter consciência sobre a importância do Employer Branding. Segundo a Undercover Recruiter, 71% dos colaboradores dizem que conseguir o orçamento adequado é o principal desafio para gerenciar melhor o EB.
Logo, as lideranças precisam acreditar e aplicar as práticas sugeridas, inspirando seus times, como também todas as ações devem ter seus resultados medidos e apresentados à organização. Dessa forma, ficará cada vez mais clara a importância das estratégicas e todos irão perceber seus impactos positivos.
No próximo artigo, vamos te mostrar alguns cases de sucesso de Employer Branding! Continue acompanhando nossos envios e conte com a nossa ajuda para tirar dúvidas e ter apoio na criação da sua estratégia de Employer Branding.
Até semana que vem!
0 comentários