Você já ouviu falar sobre People Analytics? Essa tendência tecnológica é responsável por coletar, organizar e analisar dados sobre seus colaboradores, levando a atuação do seu RH a patamares elevados de eficiência.
Os avanços tecnológicos estão promovendo grandes mudanças no mercado de trabalho. Cada vez mais profissionais estão em busca de recolocação. Por outro lado, as necessidades das empresas estão cada vez mais específicas e exigentes. Como consequência, o profissional de recrutamento tem mais trabalho em identificar, atrair e reter talentos.
Mas esse fato não precisa ser desesperador! Existem ferramentas que colaboram para um RH muito mais assertivo. Entre elas, está o People Analytics.
O People Analytics é o resultado de uma tendência que está ganhando cada vez mais força: o big data. Essa é uma área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações através de um volume enorme de dados.
Mas de onde vêm esses dados? De acordo com um artigo publicado pelo engenheiro da computação, Min Chen, em 2014, os principais coletores de dados são sites como o Google e o Facebook. Juntos, eles reúnem uma quantidade gigantesca de informações sobre os usuários.
Essas ferramentas são muito utilizadas para elaborar campanhas de marketing, por exemplo. Afinal, você precisa conhecer seu cliente para vender algo a ele. Mas, se o setor de recursos humanos não tem acesso a esses dados, como podemos aproveitá-los? Através do People Analytics!
Mas, afinal, o que é People Analytics?
People Analytics, também conhecido como análise de pessoas, é uma forma de coletar, organizar e analisar dados sobre os colaboradores de uma empresa. Essas informações são obtidas através de softwares que otimizam todo o processo de gerenciamento do RH.
Com esses dados, os profissionais de recursos humanos são capazes de identificar quais são os principais atributos de um colaborador, como:
- Engajamento
- Produtividade
- Satisfação
- Desempenho a longo prazo
- Necessidades de desenvolvimento e muito mais
Portanto, essas informações resultam em tomadas de decisões mais estratégicas, principalmente durante seus processos de recrutamento e seleção.
Acima de tudo, o People Analytics nos permite reconhecer as necessidades e capacidades de cada funcionário individualmente. Então, quando aplicado estrategicamente, o resultado é um RH mais humano, preciso e inteligente.
Mas qual é a importância de ter um RH inteligente?
Todo RH quer engajar as equipes, certo? Portanto, ao conseguir mensurar quais são as percepções dos times com o People Analytics, é possível prevenir erros nesse processo. Esse é o poder dos dados!
Além disso, com uso do big data, é possível mapear o perfil da sua empresa e o tipo de profissionais mais indicados para as suas vagas. Dessa forma, os processos de seleção ficam mais rápidos e também mais assertivos. Isso facilita muito o trabalho, não é mesmo?
Então, como usar o People Analytics?
Como dissemos anteriormente, uma boa análise de dados otimiza diversos processos dentro do RH. Da contratação ao employer branding, as informações obtidas fornecem dados concretos e condizentes com a realidade da sua empresa. Por isso, é possível evitar gastos com ferramentas e investimentos desnecessário.
Vamos pegar como exemplo os profissionais em início de carreira. Eles estão animados por ingressarem no mercado e ávidos por conhecimento. Tudo isso gera um potencial que deve ser aproveitado pelas empresas. Afinal, ninguém quer desperdiçar habilidades, não é mesmo?
Na gestão de pessoas, o People Analytics pode ser usado para gerar uma experiência personalizada de aprendizado e desenvolvimento. Mas isso não deve ser feito sem planejamento. É preciso seguir alguma metodologia para que todo esse processo tenha sucesso.
Aqui na Cia de Talentos, nós rompemos com os sistemas de desenvolvimento padronizados e ultrapassados. Decidimos apostar na criação de uma metodologia que se destaca pela capacidade de identificar as necessidades reais de cada colaborador da sua empresa. Com isso, conseguimos mapear as lacunas de desenvolvimento, o melhor formato para assimilação de conteúdo e entregamos uma experiência personalizada de treinamento e desenvolvimento.
Portanto, com técnicas orientadas pelo People Analytics, nossa Nova D&C mapeia todas as informações necessárias para que o seu RH atue estrategicamente!
Quais outros indicadores eu posso usar para colaborar com meu People Analytics?
Acabamos de ver que é possível fazer coisas incríveis com a análise de dados! E, com quanto mais informação, mais precisos são os resultados do processo. Para isso, existem quatro indicadores que podem te ajudar a aproveitar esses dados:
Turnover
Esse índice calcula a quantidade de funcionários demitidos. Logo, indica os custos que a sua empresa tem com direitos pagos ao trabalhador e gastos com novas contratações!
Tempo de fechamento da vaga
É o tempo gasto da abertura da vaga até a seleção do candidato e o fechamento oficial da vaga. Afinal, é possível otimizar esse processo? Por que ele está sendo rápido ou lento demais? Experimente utilizar nossos assessments psicométricos e todo o apoio da inteligência artificial para aumentar a qualidade das suas contratações sem precisar estender seus processos.
Custo do recrutamento
Esse indicador mede o custo total do recrutamento. Considerando pessoas, tempo e até mesmo as tecnologias usadas no processo. Eventualmente, com um uso adequado da tecnologia e processos eficientes, nos tornamos capazes de reduzir gastos e manter a qualidade!
Índice de engajamento dos candidatos
Calculamos esse índice observando quantas pessoas se dispõem a participar de todas as etapas de um processo seletivo. Portanto, se muitos candidatos estão abandonando o processo, você deve estar fazendo algo errado.
Deu pra entender melhor a importância do People Analytics para a sua empresa? Continue acompanhando nossos conteúdos e eleve a capacidade analítica do seu RH.
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