Você acha que sua empresa tem tudo o que é preciso para inovar?
Aqui, no Bettha, acreditamos que a inovação está em todos os lugares, em todas as pessoas.
Inovar não é responsabilidade de uma área, de um time só. Inovar é parte de uma cultura! E para que isso aconteça é importante desmistificar algumas questões que permeiam o imaginário das pessoas e que, muitas vezes, acabam desfavorecendo uma cultura de inovação.
Então, conheça os 5 mitos que te impendem de inovar:
1. NÃO TENHO CRIATIVIDADE PARA INOVAR
É claro que ser criativo ajuda, afinal, quem nunca participou de uma reunião de brainstorm em busca da ideia perfeita? Mas inovar é muito mais do que ter boas ideias, é fazer ideias acontecerem e eu diria que isso é 99% do trabalho. Existe até uma frase célebre do Thomas Edison que diz: “a genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração.” . Então, se você não se considera criativo, lembre-se que isso não te impede de inovar. Sempre haverá um criativo em busca de um bom realizador para fazer a inovação acontecer.
2. NÃO TENHO DINHEIRO
Se eu te disser que muitas vezes o dinheiro é inimigo da boa inovação você acredita? Pois bem, a limitação de recursos é um fator que quase sempre nos desafia a criar soluções pouco óbvias, nos tira da zona de conforto e faz com que exploremos ao máximo as possibilidades que temos em mãos. O Airbnb, por exemplo, nasceu pelo fato de que seus donos precisavam arranjar um jeito de pagar o aluguel que havia sido reajustado e estava prestes a vencer. Sabendo que na cidade haveria um grande evento e a rede hoteleira estava sobrecarregada, resolveram oferecer hospedagem na própria casa. A ideia deu tão certo que evoluiu e se tornou uma das maiores redes de hospedagem compartilhada.
3. NÃO TENHO TEMPO PARA INOVAR
Entendo, a vida é corrida mesmo. Trabalho de dia, faculdade de noite, transito para ir, para voltar, estudar para prova, dar atenção para família, colocar as séries em dia.…Ufa! Você deve estar se perguntando: como é que vou arranjar tempo para inovar? Pois é, sei que é difícil, a inovação requer pesquisa, formulação de conceitos, experimentação e ajustes, muitos ajustes. Mas quando ela acontece, resolve problemas, otimiza recursos, melhora a produtividade e advinha? Economiza tempo! Pensando assim, será que não vale a pena priorizar algo que pode melhorar sua performance no futuro?
4. PRECISO SER LIVRE DE PROCESSOS
Muita gente pensa que inovação é aquele insight que chega quando estamos livres, leve e soltos ou que ela só é possível em lugares com uma cultura de trabalho super flexível, sem burocracias ou muitos protocolos. Olha, pode até acontecer, mas não dá para contar com o acaso e deixar de inovar se esse não for seu caso, certo? Existem muitas metodologias e ferramentas que são usadas para estruturar e conduzir projetos de inovação, como o Design Thinking. Elas são fundamentais para garantir uma evolução consistente do projeto, sincronizar equipes de trabalho, sistematizar informações e desenhar boas soluções.
5. PRECISO CONHECER O TEMA
Um mundo com tanta informação disponível, não dá para deixar de lado um projeto só porque você não se considera um conhecedor do tema. Sempre é tempo de aprender e alguém vai topar te ensinar, acredite!
Não conhecer o tema é mais comum do que se imagina, é tão comum que muitas ferramentas de inovação existem justamente para resolver essa questão e os projetos costumam ter uma etapa importantíssima dedicada a isso, são as chamadas etapas de pesquisa, entendimento, campo etc. Então, não saber não é um problema, confia e vai!
Por Tey Yanagawa
Consultora de Inovação
0 comentários