Novembro chegou e com ele uma data muito importante no calendário: o mês mundial de combate ao câncer de próstata.
Anualmente, mais de 1,4 milhão de novos casos de câncer de próstata são diagnosticados no mundo e mais de 375 mil homens perdem suas vidas por causa dessa doença. No Brasil, são mais de 65 mil casos anuais, sendo o segundo tipo de câncer mais comum na população masculina.
Esses dados chamam a nossa atenção, pois contrastam com uma outra realidade: 62% dos homens só vão ao médico quando têm sintomas insuportáveis de doenças. Em outras palavras, quando a doença já está completamente instalada e prejudicando de forma contundente a sua rotina.
Diante disso, como conscientizar os seus funcionários da importância de se ter uma rotina anual de cuidados com a saúde? Continue a leitura e confira as nossas dicas!
1. Abra espaço para o diálogo
O primeiro passo para a conscientização de um tema tão importante como o Novembro Azul é abrir espaço para o diálogo. Isso pode ser feito convidando profissionais de saúde para realizar palestras ou mesmo orientações individuais. Se a sua empresa tem convênio com clínicas de medicina do trabalho, por exemplo, pode ser que uma parceria nesse sentido seja possível.
Preparar o setor de gestão de pessoas para ouvir os funcionários também é essencial, já que o tema continua sendo tabu para muitos homens. Praticar a escuta ativa, dando suporte psicológico a quem precisa, é fundamental.
2. Incentive a adoção de hábitos saudáveis
Dentre os fatores que agravam o risco de câncer de próstata estão o sedentarismo, o tabagismo, o alcoolismo, alimentação inadequada e outros hábitos nocivos à saúde. Além, é claro, de predisposição genética. Nesse sentido, vale a pena criar programas de incentivo à saúde e qualidade de vida.
Programas como esses envolvem todas as pessoas que trabalham na empresa, evitando qualquer tipo de estigma que possa impedir a participação dos homens. Aproveite para realizar competições saudáveis, como campeonatos esportivos. Além de promover a saúde da sua equipe, você está gerando maior engajamento do seu público interno.
3. Faça a entrega de um kit comemorativo
Todo mundo gosta de ganhar um mimo. E os homens não ficam de fora. Aproveite para incentivar a conscientização em relação ao Novembro Azul montando kits com folhetos informativos.
Podem ser kits de autocuidado, com loção pós-barba, hidratantes e afins ou então kits com mousepad, canecas e outros apetrechos.
4. Fortaleça sua comunicação interna
A comunicação interna é uma forte aliada na hora de conscientizar os funcionários sobre o Novembro Azul. Por meio de campanhas, você pode falar abertamente sobre o tema, instigando as pessoas a se informarem sobre o assunto e a buscarem ajuda, caso seja necessário.
Distribua folhetos, envie e-mails, promova webinars. Existem inúmeros recursos para comunicar a importância do autocuidado masculino de uma forma leve e responsável.
Você pode, por exemplo, criar uma comunidade secreta no Facebook ou Telegram para compartilhar informações e experiências. Assim, as pessoas podem se sentir mais seguras, com sua privacidade preservada.
5. Compartilhe histórias inspiradoras
Se houver a possibilidade de convidar homens que passaram por uma situação de diagnóstico de câncer de próstata e que conseguiram superar o problema para falar abertamente com seu time, agarre essa oportunidade.
Histórias têm o poder de gerar identificação e conexões emocionais, inspirando as pessoas a adotarem novos hábitos, mudar a perspectiva sobre o problema e até mesmo seguir exemplos.
6. Promova um happy hour temático
Outra forma de incentivar a conscientização em relação ao Novembro Azul é realizando um happy hour temático. Reúna todos os colaboradores para uma roda de conversa descontraída e aproveite o momento para falar sobre o tema.
O importante é que todos se sintam bem-vindos e acolhidos em suas falas, por isso, é importante ter um mediador nessa conversa, uma pessoa que possa esclarecer dúvidas e fomentar a participação.
7. Deixe que as pessoas se ausentem do trabalho para realizar os exames
Essa é a nossa dica de ouro: libere seus funcionários para realizar exames. Muitas vezes, ficamos apegados à produtividade e esquecemos que ela depende de pessoas saudáveis.
Aproveite o Novembro Azul e crie uma escala de folga para que todos os colaboradores possam se ausentar por um ou dois dias para realizar os exames de rotina sem prejuízo do salário.
Mais do que uma medida de prevenção à saúde no trabalho, é um modo de mostrar que a sua empresa realmente se importa com as pessoas.
Curtiu essas dicas? Conta pra gente de qual você mais gostou ou qual você pensa em implementar na sua empresa!
0 comentários