Soft skill que faz a diferença nas relações interpessoais, a inteligência emocional no trabalho é um conceito que, cada dia mais, é valorizado dentro das organizações.
Ter domínio dos próprios sentimentos pode, por exemplo, aumentar a produtividade dos funcionários, além de ajudá-los a crescer. Também causa impacto direto no clima organizacional, na resolução de conflitos e, claro, nas relações interpessoais.
Por isso, é importante que empresas e colaboradores falem e discutam sobre inteligência emocional e busquem desenvolvê-las no ambiente de trabalho.
Por que inteligência emocional é tão importante?
Para o jornalista e cientista Daniel Goleman, conhecido como pai da inteligência emocional, diz que essa qualidade se trata da capacidade de identificar os próprios sentimentos e ser capaz de lidar com eles. Além disso, também pode ser entendida como a habilidade de compreender as emoções de outras pessoas.
Trabalhar dentro de uma organização exige habilidade de relacionamento e compreensão, principalmente para a resolução de conflitos.
Leia: Qualidade de vida no trabalho: como as empresas se beneficiam com isso
Isso porque a falta de empatia na hora de se comunicar com os outros ou de realizar o feedback pode, por exemplo, criar atritos e descontentamentos, além de prejudicar a equipe e o clima organizacional.
Quando se tem inteligência emocional, as pessoas se baseiam em quatro alicerces:
- Reconhecer as emoções, para que possa identificar sentimentos a partir de falas, expressões, gestos e qualquer outra forma de linguagem, seja ela verbal ou não;
- Usar as emoções para se comunicar de forma de clara e precisa;
- Entender as emoções, para que as variações emocionais sejam compreendidas;
- Gerenciar emoções, administrando, assim sentimentos próprios e alheios, mantando o controle da situação e direcionando as conversas para seus objetivos.
Se preocupando com a inteligência emocional dos funcionários, empresas e pessoas responsáveis pela gestão ganham uma grande aliada para garantir melhores resultados, além de reduzir reclamações trabalhistas, aumentar a motivação e o engajamento das equipes.
No Bettha, nós trabalhamos as soft skills, inteligência emocional entre elas, durante os processos seletivos, para que sua empresa receba funcionários mais preparados e engajados. Fale com nosso time comercial e veja qual a melhor solução para sua empresa.
0 comentários