A devolutiva deve ser feita com empatia e de forma construtiva: aposte no feedback humanizado, vai fazer toda diferença
Imagine o seguinte cenário: é dia de feedback na empresa. Você exalta os pontos positivos ou só foca nos erros? Em um cenário de transformação e cheio de desafios, a resposta para essa questão pode ser decisiva para obter resultados, tanto individuais quanto coletivos, e na hora de reter os talentos no corpo de funcionários.
No meio corporativo, o feedback é o ato de avaliar o desempenho dos colaboradores, positiva ou negativamente, fornecendo informações ao indivíduo ou ao grupo, assim, reforçando um posicionamento ou favorecendo mudanças de comportamento, caso a atuação não esteja adequada.
A comunicação deve ser feita com empatia e de forma construtiva. Vale lembrar que o modo como o retorno é feito pode impactar na autoestima dos profissionais, no engajamento das equipes, na produtividade e, consequentemente, nos resultados da corporação e na vontade no colaborador de permanecer na empresa.
Leia mais: Veja o que é turnover, quais são os tipos e como evitá-lo
Sabedoria é a palavra-chave tanto para quem dá o feedback quanto para quem recebe. Um retorno eficaz ajuda o indivíduo a melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos. Já quem recebe o feedback tem a oportunidade de entender qual a visão de seu superior sobre os trabalhos realizados e, também, de se conhecer pela ótica de alguém que acompanha seu dia a dia ou avalia sua entrega.
Feedback humanizado
Com um ambiente corporativo impactado pelas mudanças constantes do mercado e das tecnologias, as empresas e lideranças também precisam se adaptar. E o melhor caminho para que as organizações prosperem é investindo no fator que as diferenciam umas das outras: seu capital humano.
O funcionário é o ativo mais importante para que a empresa se destaque em produtividade e lucratividade e, portanto, sua gestão deve ser feita seguindo as melhores práticas do mercado, para engajá-lo e motivá-lo a desempenhar o seu papel da melhor forma possível.
E entre essas melhores práticas, está uma das ferramentas mais poderosas da gestão de pessoas: o feedback.
Muito mais do que atribuir tarefas e definir metas, gerir uma equipe também é sobre confiança, transparência e contribuir com o crescimento do outro. Aplaudir seu sucesso. E levar isso para o feedback é uma forma de humanizar sua empresa, ter colaboradores satisfeitos e equipes funcionais.
O feedback deve ser um processo constante, o mais tranquilo possível, para ajustar rotas e definir de pequenas metas para melhoria das entregas e do comportamento da equipe.
Como garantir um feedback transformador?
É importante seguir alguns passos para garantir que a conversa entre gestor e colaborador seja construtiva e resulte em resultados positivos. Veja algumas dicas para te ajudar a garantir um feedback humanizado e transformador:
1. Planeje
Para que haja compreensão do feedback, é importante que o gestor tenha domínio do que vai tratar na conversa e desenvolva um raciocínio com começo, meio e fim. Prepare um roteiro dos pontos que serão tratados, com exemplos práticos e conclusões. Assim, o gestor mantem clareza e ordem durante a exposição das ideias e, consequentemente, o colaborador fica mais atento ao conteúdo.
2. Seja específico e descritivo
Frases vagas, críticas e com argumentos genéricos só deixarão o colaborador mais confuso e inseguro. Por isso, seja específico sobre os assuntos abordados, descreva as situações em que o funcionário teve uma ligação direta, seja para um problema ou sobre o bom desempenho, e seja claro sobre quais mudanças de comportamento se espera naquela situação.
Não deixe margens para dúvidas. Clareza e objetividade serão positivas para ambos os lados da conversa.
3. Estimule o diálogo
O feedback não é um monólogo, mas sim um momento em que gestor e colaborador dialogam sobre os fatores positivos e os pontos a melhorar em determinado assunto. Faça perguntas sobre como o funcionário avalia sua performance, onde acertou ou onde errou.
Assim, em vez de ser um momento em que o colaborador apenas escuta o que deve ou não fazer, o feedback se torna um diálogo para alinhamento de expectativas.
4. Peça feedbacks
Para que a conversa seja uma via de mão dupla, é importante que você peça ao colaborador que ele também avalie sua performance como líder. Lembre-se de que conseguir um feedback honesto dos membros da equipe depende de sua postura como gestor em estimulá-lo e ajudá-los no desenvolvimento e melhorias esperados.
Se o momento do feedback é desconfortável, o colaborador não responderá com sinceridade.
5. Revise os pontos abordados
Finalize a conversa revisando, com a ajuda do colaborador, os pontos que foram abordados e as mudanças esperadas. Isso resulta em um feedback humanizado e transformador e, consequentemente, cria um ambiente de desenvolvimento constante, favorecendo a empresa.
0 comentários