Turnover, ou rotatividade de funcionários, é o movimento gerado pela admissão e demissão de profissionais na sua empresa.
Ele é um dos indicadores mais importantes na gestão de pessoas. Afinal, quanto maior for o turnover, maiores serão os gastos com processos seletivos e treinamentos para os seus colaboradores. Além disso, o clima organizacional também fica prejudicado, pois a equipe se sente insegura e passa a desenvolver dificuldades de relacionamento e cooperação.
Então, como você pode ver, é fundamental conhecer meios para diminuir a taxa de turnover e evitar prejuízos na sua empresa. Por isso, separamos 5 dicas dos nossos especialistas para te ajudar nessa missão. Acompanhe a seguir.
#1 – Contrate as pessoas certas
O primeiro passo para evitar o turnover na sua empresa é investir em processos de recrutamento e seleção mais eficazes.
Isso significa identificar o perfil ideal para cada função e ir em busca de profissionais que reúnam o maior número de competências necessárias.
Vale lembrar que as competências técnicas, como domínio de softwares, por exemplo, podem ser facilmente aprendidas. Portanto, foque seus processos seletivos em competências comportamentais. Afinal, o desenvolvimento delas demanda mais esforço e investimento de tempo.
Aqui no Bettha, utilizamos a inteligência artificial para mapear as competências técnicas e comportamentais que sua vaga precisam. Essa tecnologia garante o match perfeito entre a sua empresa e os candidatos. Tudo isso em muito menos tempo e com a garantia de maior assertividade. Incrível, né? Então, conheça mais detalhes sobre tudo o que podemos fazer para te ajudar a contratar as pessoas certas.
#2 – Ofereça uma remuneração competitiva
Se a sua empresa quer reter mais talentos, precisa desenvolver planos de remuneração competitivos com o mercado.
Para isso, vá além do pacote básico — salário, vale alimentação e vale transporte — e ofereça benefícios diferenciados. Alguns exemplos que você pode implementar são:
- auxílio educação;
- descontos em academias e farmácias;
- home office;
- plano de celular corporativo;
- convênio com agências de viagens, entre outros.
#3 – Valorize seus talentos
A desvalorização no trabalho é um dos maiores motivos para uma alta taxa de turnover.
Quando as pessoas sentem que não são reconhecidas por suas conquistas, passam a olhar para a concorrência e a buscam outras empresas para trabalhar.
Nesse sentido, é essencial que sua organização tenha uma política de valorização transparente e ativa.
Crie um plano de cargos e salários para que todos saibam como podem crescer na empresa. Implemente também uma cultura de feedback contínuo. Assim, todas as ações positivas podem ser mencionadas e celebradas devidamente.
#4 – Invista na qualidade de vida dos seus funcionários
Você sabia que os transtornos mentais estão entre as maiores causas de afastamentos do trabalho e também contribuem para o aumento do turnover?
Entre os maiores causadores estão: estresse, depressão, síndrome de Burnout e ansiedade.
Essas enfermidades são reflexo de ambientes de trabalho insalubres, onde os funcionários não têm o auxílio necessário para desempenhar bem suas tarefas.
Longas horas de trabalho, pressão da chefia, falta de móveis e acessórios ergonômicos, tudo isso contribui para que seus funcionários adoeçam. Como consequência, vê-se um aumento crescente no número de pedidos de demissão.
Para que isso não se torne um problema na sua empresa, é fundamental investir na qualidade de vida dos funcionários. Portanto, crie programas de combate ao sedentarismo, ofereça acompanhamento psicológico e desenvolva ações que tornem o clima organizacional mais saudável e positivo.
#5 – Respeite e valorize a diversidade
Na hora de contratar novos colaboradores, verifique como você pode tornar sua equipe mais diversa.
- Existe o mesmo número de homens e mulheres na empresa?
- E os cargos, são compatíveis?
- Sua organização respeita a cota para deficientes físicos?
- Já incluiu negros, homossexuais e não binários no quadro de funcionários?
- Existe espaço para a contratação de imigrantes?
Desenvolver essa perspectiva contribui tanto para que sua empresa seja mais inclusiva quanto para reduzir o turnover. Pois, quando uma pessoa não se sente representada e valorizada pelo que é, ela tende a ir buscar novas oportunidades em outro lugar.
Agora que você já sabe como evitar o turnover na empresa, que tal compreender como transformar diversidade em inclusão?
0 comentários